Como controlar o Nervosismo

Você sabia que a ansiedade e o nervosismo andam lado a lado? O nervosismo e a ansiedade andam praticamente lado a lado que como sempre, quando estão em excesso podem deixar a pessoa travada sem ação nenhuma e se o quadro se agravar, pode se tornar casos psicossomáticos como dito anteriormente.

O controle da ansiedade juntamente com o nervosismo pode evitar esses tipos de problemas ou casos piores, por isso é tão importante você ter um alto controle.

Você conhece os sintomas do nervosismo?

Já sabendo de algumas situações que podem gerar o nervosismo em você e já conhecendo algumas soluções para o caso, que tal conhecer um pouco sobre os sintomas do nervosismo para você ter mais ou menos uma noção se está com o problema? Na maioria das vezes os sintomas do nervosismo aparecem antecedendo situações como medo, incertezas ou simplesmente expectativas.

  • Boca Seca
  • Insegurança
  • Grande Excesso de Transpiração
  • Aceleração dos Batimentos do Coração
  • Angústia
  • Vômitos
  • Diarreias
  • Stress
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Tremedeira
  • Medo de perder o controle
  • Esses são alguns dos sintomas mais comuns das pessoas que sofrem com o problema de nervosismo em sua vida.


Sintomas nervosismo

Também existe o tipo de nervosismo que antecede algo especial como uma entrevista de emprego importante como falamos antes. Mas esse tipo de situação é completamente normal a vida das pessoas, o que acontece é que o corpo já prepara a pessoa para passar por aquele desafio. Mas quando o nervosismo é em grande excesso isso pode prejudicar e muito, as pessoas tendem a não compreender e pensam que estão doentes e agravando o quadro da situação para algo pior como situações psicossomáticas.

Agora vou te mostrar algumas situações que também são consideradas normais na vida de uma pessoa. Acredito que você também já passou por algumas:

  • Perder a Virgindade
  • Casamento
  • Ter um filho
  • Fazer uma Cirurgia
  • Cirurgias de Risco
  • Comprar uma Casa
  • Perder o Emprego
  • Morte de alguém conhecido
  • Sair da casa dos pais
  • Problemas no local de trabalho
  • Reuniões
  • Discussão com os pais
  • Trabalhos escolares
  • Entrevistas de Empregos, entre outros.


O que você pode fazer para mudar esta situação?

Abaixo vou listar 7 situações de solução para você que está sofrendo com o nervosismo. Você sabia que essa doença também pode levar problemas como o aumento da pressão arterial? Pois é, cuidado com o nervosismo e vamos aprender mais um pouco como devemos controlar esse mal.

1. Mude sua atitude em relação a qualquer problema que você se encontra

Isso pode ser resolvido facilmente, basta você tomar consciência da situação e tentar conseguir aprender algo ou se informar mais sobre a situação. Assim o seu nervosismo ou ansiedade irá diminuir muito e você irá aprender mais a se controlar.

2. Respeite limites

Respeitar as limitações é você se autorrespeitar em relação ao problema. Seja limitada quando você perceber que você mesmo não está dando conta do problema e procure um médico de confiança rapidamente.

3. Respire fundo

Por que você acha que muitas pessoas recomendam que você respire fundo quando está nervosa? Porque é o exercício mais recomendado para quem sofre com problemas do tipo. Então respire fundo, se imagine em um lugar calmo, onde você se ver bem e volte a fazer sua atividade.

4. Pensar positivo

Por que muitas pessoas não conseguem controlar o problema de nervosismo? Essas pessoas simplesmente não acreditam que possam melhorar um dia e acabam caindo em uma situação pior que só pensam em coisas negativas ou pensam até mesmo na morte. Então, sempre mantenha o seu pensamento positivo e acredite que você vai sair dessa situação, que você vai melhorar.

5. Viva o presente

Muitas pessoas que sofrem com o nervosismo sempre têm o pensamento no futuro, então por que não se acalmar e pensar somente no presente? Viva o momento que é o mais importante, pensar no futuro só irá te trazer desconforto, além de trazer pensamentos negativos que não é legal como vimos no ponto anterior.

6. Identifique os Problemas

De fato, todos nós uma hora sofremos com o nervosismo ou ansiedade em nossas vidas. Sabe como acabar com elas logo no início do problema? Identifique o que está te fazendo mal, o que está te deixando nervosa ou ansiosa e faça de tudo para mandar tudo para longe. Afastar toda negatividade pode te dar uma vida melhor e te trazer melhores resultados.



7. Atividades e exercícios

Existem várias atividades que podem ser feitas para acabar de vez com o nervosismo, mais deve ser sempre feita regularmente. Os exercícios como Yoga, caminhada, natação, correr, andar de bicicleta, entre outras. É importante que você deixe o seu pensamento sempre para a atividade, não pense em nada que te faça ficar preocupada ou nervosa na hora do exercício. Procure ficar sempre calma.

Exercício para controlar nervosismo

Agora que já aprendemos muito como controlar o sistema nervoso, você sabia que os alimentos também causam algo terrível no controle do nosso nervosismo? Você vai se surpreender com os malefícios que os alimentos trazem para o funcionamento do seu cérebro, te deixando com várias doenças do sistema nervoso incluindo a dificuldade de conseguir ficar calma.

- Alimentos Doces

Todo mundo já sabe os malefícios dos alimentos açucarados que podem ser aumento considerável no peso ou até mesmo problemas como Diabetes. Agora, prejudicar o seu sistema nervoso, você sabia disso? O açúcar é essencial para algumas funções do nosso organismo, porém o consumo exagerado pode te trazer várias complicações, como problemas no aprendizado, problema na memória e dificuldade para se acalmar em ocasiões que você considera “terríveis”.

- Álcool

Se você bebe exageradamente esse tópico é para você! Já percebeu quando você bebe além da conta, fica mais difícil lembrar de coisas simples ou dos seus nomes? Pois é, você está começando a ficar com um grande problema nervoso, principalmente na memória e em uma parte do cérebro.

O consumo de álcool nunca foi bom, mais agora estamos com mais um motivo de não ingerir essa bebida exageradamente, ok?

- Fast Food

Vai dizer que você não é viciado em um Fast Food no final de semana? Então presta bem atenção no que isso pode te prejudicar. Um estudo feito no exterior comprovou que o Fast Food pode mudar algumas substâncias químicas do seu cérebro, fazendo com que a sua produção de “dopamina” fique comprometida. Essa substância é essencial para a sua felicidade.

Pois a dopamina é responsável pela sensação de felicidade e te dá um suporte para o cérebro. Agora já relacionou por que você não consegue ficar calma ou simplesmente te dá uma tristeza de repente não é mesmo?

- Comidas Gordurosas
Quando falo em comidas gordurosas estou falando sobre frituras. Para quem não sabe, as frituras contêm bastantes substâncias tóxicas que podem prejudicar o seu funcionamento nervoso.

- Alimentos Pré-Cozidos

Esses são considerados um dos prejudiciais ao seu sistema nervoso podendo te deixar com Mal de Alzheimer ou simplesmente te deixar com a incapacidade de controlar o seu nervosismo.

- Sal

Como já deve saber, o sal pode aumentar e muito a sua pressão arterial e como vimos anteriormente, as pessoas que ficam sempre nervosas também podem ter esse aumento na pressão, então já pensou se fizer uma junção dos dois?

Certamente que seria uma coisa horrível, por isso, evite o máximo comer sal enquanto o seu problema com o controle de nervosismo ainda não estiver resolvido.

Para finalizarmos, acredito que você esteja cheio de informações neste exato momento, mais pare um pouco, relaxe e pense naquilo que é mais importante para você.

Relaxar para controlar o nervosismo

Siga todas as dicas passadas, presta bem atenção nos problemas que as situações podem te trazer quando você não consegue se controlar, quando a questão é ficar nervosa ou ansiosa e cuidado nos alimentos que podem agravar ainda mais este quadro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.