Como limpar ventiladores



O uso de ventilador é indispensável no verão, não é mesmo? E até existem pessoas que gostam de dormir com o barulho do aparelho mesmo não estando na estação quente. Mas o que muitos esquecem é que para uma melhor saúde sua e  e funcionalidade do ventilador, devemos limpá-lo com uma certa frequência, pois neles ficam impregnados a poeira, cabelos e pelos. Veja como realizar essa limpeza adequada a cada tipo de aparelho. 



VENTILADORES PORTÁTEIS:

Comece tirando a parte da frente do ventilador e limpe o aparelho com um limpador de cerdas. Sabe aquelas escovas que vêm com uma pá de lixo? São ótimas para isso! Depois de tirar o excesso de poeira, passe um pano úmido com água e sabão neutro. Não precisa usar detergente, viu? Aliás nem é recomendável para aparelhos elétricos. 
Faça isso duas vezes por mês. Assim você vita que acumule poeira demais e você consegue limpá-lo rapidinho.

VENTILADORES DE TETO:

O ideal é desligar a energia do ambiente antes de começar, para você não correr nenhum risco, já que o ventilador fica muito perto dos fios. Você vai precisar de uma escada para alcançar o teto, então não esqueça de verificar se ela é segura e está em boas condições.

Aí você pode limpar do mesmo jeito que os ventiladores portáteis, com pano úmido e sabão neutro. Outra dica é colocar um produto contra a ferrugem na parte metálica para evitar que o ventilador fique com uma aparência envelhecida.

Outra coisa muito boa que talvez você não saiba é que existem escovas específicas para a limpeza das pás dos ventiladores de teto! Você pode até acopla-las de maneira que não precise usar escada para limpar.

Por último, vou te dar uma dica simples para evitar o acúmulo de poeira no seu ventilador de teto. Depois de deixá-lo algum tempo virado para cima, na exaustão, gire-o para baixo, na ventilação. É ótimo para tirar a poeira grossa, mas lembre-se de sair de perto quando colocá-lo para baixo, pois as pás podem soltar pedaços de sujeira que ficaram grudados.

Demais dicas:

- Duas vezes por ano, coloque um pouco de óleo na parte móvel do sistema giratório do ventilador, para mantê-la sempre girando direitinho.
- Em locais que tem maresia, como em casa de praia, passe um antiferrugem na parte metálica a cada três meses.
- Uma vez por ano substitua a graxa na caixa do giratório, mas não coloque graxa demais. 
- Depois de limpar o ventilador, passe um polidor automotivo nas peças metálicas e pintadas. Beleza também é importante, né?
- Fique de olho na folga nas partes que se movimentam, como o pino do suporte da cabeça do ventilador e verifique se alguma parte do sistema giratório está prendendo o movimento e se o eixo do motor está rodando livremente.


Agora você já pode limpar seus ventiladores, sejam eles portáteis ou de teto, de maneira correta e segura. Aproveite e compartilhe com seus amigos e conhecidos, pois é muito importante que saibamos realizar a limpeza de aparelhos eletrônicos de maneira correta, afim de não causar nenhum acidente. Mantenha seus aparelhos limpos e melhore não só seu bem estar como a qualidade do funcionamento do objeto. 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.