Pingar álcool no ouvido faz mal: técnica pode causar surdez. Veja como desentupir corretamente.




Usar o álcool para desentupir ouvido é uma receita caseira muito utilizada, há bastante tempo. Ao pingar a substância, o líquido que incomoda passa a evaporar e a sensação incômoda começa a aliviar. Mesmo que por vezes isso funcione, é a maneira correta e segura de desentupi-lo? Saiba mais!


PINGAR ÁLCOOL NO OUVIDO: PODE?

De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. Segundo ele, a membrana do tímpano separa o canal do ouvido médio, que é sensível e não deve ter contato com nenhuma substância. Entretanto, qualquer alteração nesta membrana propicia a entrada de compostos na parte média, o que pode causar infecções graves, zumbidos, tonturas e até mesmo perda definitiva de audição. O problema é que a maioria das pessoas que apresentam deformações nessa película não sabe que as tem. Portanto, é indicado tirar água do ouvido com álcool apenas em casos nos quais já foi comprovado que essa região do tímpano é íntegra e que o canal do ouvido não tem contraindicações

COMO DESENTUPIR O OUVIDO

O profissional explica que o mais indicado é esperar a água sair normalmente. Se isso não ocorrer, pode ser sinal de excesso de cera ou descamações que impedem que a substância seja liberada.

Para que a água saia naturalmente, você pode usar algumas técnicas simples:


  • Deite-se lateralmente, deixando o ouvido entupido para baixo e esfregue levemente a orelha, em movimentos circulares, fechando e abrindo a boca ao mesmo tempo.
  • Caso o incômodo permaneça, mantenha o ouvido tampado para baixo e dê leves tapas no outro lado da cabeça.
Pode ser que não se resolva momentaneamente e, se isso acontecer, espere um tempo e repita os procedimentos. Se, mesmo assim, continuar o desconforto, o recomendável é que se procure um médico. Como dito acima, pôr qualquer coisa no ouvido pode ser perigoso, então n;ao tome atitudes precipitadas. 


Fácil, não é? A dor muitas vezes é complicada, mas com as táticas simples a água do ouvido sairá naturalmente. Às vezes é uma dor causada por outros fatores, também. Nestes casos é imprescindível que você procure um médico, certo?! 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.