Estudo revela os significados das expressões dos gatos


Aposto que você tem curiosidade em entender melhor o que o seu gato pensa, certo? É bastante comum que os donos de felinos se interessem por compreender melhor mundo dos seus bichinhos. Um estudo foi realizado e mostrou algumas coisas bem curiosas sobre o assunto. Quer conferir?

MEDO, FELICIDADE, TRISTEZA? O QUE O SEU GATO SENTE?


Um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Lincon, na Nova Zelândia, revela que os gatos possuem expressões faciais que sequer imaginamos. A pesquisa quer desmistificar a ideia de que os felinos são antipáticos.
Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 29 gatos domésticos de um abrigo de animais no Canadá. Com ajuda de um software chamado CatFACS (Sistema de Códigos de Ação Facial), o experimento conseguiu detectar até as mínimas alterações nas expressões dos gatos, sobretudo quando não interagiam com humanos.
Assim, os pesquisadores descobriram que as expressões oscilam entre interações tranquilas, medo e frustração. Ou seja, assim como você, seu bichano expressa sentimentos que vão muito além de felicidade ou tristeza: medo, raiva e ares de consideração (e conspiração) foram algumas das demonstrações avaliadas.
O que dizem os gatos ?
Entre algumas observações do estudo, os cientistas traduzem expressões mais comuns (tome nota!): se seu gato silvar, colocar a língua para fora ou aplainar as orelhas, atente-se já que são gestos que indicam algum tipo de frustração. Já miados altos e a boca muito aberta são sinais de raiva, enquanto o piscar excessivo dos olhos pode indicar medo.
Apesar disso, os cientistas ressalta que os animais, por estarem num abrigo de animais, podem ter sofrido violência que influenciem em seus comportamentos. Explica ainda que pelo fato de alguns animais terem muitos pelos na cara pode afetar os resultados.
Agora você já pode ficar atento as expressões citadas acima para melhor compreender os sentimentos do seu felino! É bastante curioso, também, que o estudo tenha sido fundamentado na ideia de provar que os gatos não são antipáticos. Muita gente acaba maltratando os bichinhos com a desculpa de que não nos fazem bem, mas é totalmente o contrário: eles sentem tanto quanto nós e tem um mundo particular assim como a gente! Cuide dos gatinhos, ein?




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.