Insetos são considerados o alimento do futuro: saiba por quê.


Para uns é curioso, para outros completamente nojento. É difícil entender os costumes e a educação alimentar de outros lugares, não é? Principalmente quando nos deparamos com alguém comendo insetos. Mas você sabia que isso se chama entomofagia  e é muito comum em várias partes do mundo além de poder ter muitas vantagens para a sua saúde e para o planeta?

COMER INSETOS? COMO ASSIM?

 Isso mesmo, você pode ter uma alimentação saudável comendo larvas, baratas e grilos e de quebra contribuir para um planeta mais sustentável! Veja abaixo as razões pelas quais os especialistas consideram os insetos os alimentos do futuro!

MENOS CUSTO

É muito mais barato criar insetos do que gado! Por serem animais de sangue frio, os insetos são extremamente eficientes na conversão alimentar, que é basicamente a quantidade de alimento necessária para produzir 1 kg no peso do animal. Enquanto bovinos precisam de 8 kg de alimento para produzir 1 kg de ganho de peso, os insetos precisam de apenas 2 kg de alimento. Os insetos estão em todos os lugares, ocupam bem menos espaço e se reproduzem rapidamente.
Outra vantagem é que, comparados ao gado e a diversos outros animais, eles são muito mais bem aproveitados. Enquanto uma larva de inseto você pode devorar de uma só vez, pense em todos os ossos que você já jogou fora após comer uma coxa de frango, por exemplo.


MELHOR PARA O PLANETA
Enquanto a pecuária convencional é um dos fatores que mais contribuem para a produção de gases do efeito estufa – que estão entre os maiores vilões do aquecimento global – os insetos produzem de 10 a 100 vezes menos gases de efeito estufa (por quilograma de peso) que suínos, por exemplo.
A produção de insetos para consumo humano necessita de quantidades de água e terra bem menores que as usadas na pecuária convencional, o que deixa os insetos em vantagem novamente.



    VISCOSO MAS GOSTOSO

Insetos podem ser bem gostosos. O fato destes animais complementarem o cardápio de DOIS BILHÕES de pessoas ao redor do mundo é a prova de que o nojo que você sente por eles é cultural. Veja que outros artrópodes fazem parte da nossa gastronomia e a maioria das pessoas os considera deliciosos – ou você dispensaria um bom prato de camarão? Atualmente, a entomofagia está ganhando popularidade e chefes de cozinha renomados já incluem estes pequenos nos cardápios de seus restaurantes.

Aliás, caso você não saiba, sinto informar, mas VOCÊ JÁ COME INSETOS... Isso porque é impossível separá-los da comida. Quando é feita a colheita de uma safra, não tem como separar os insetos que andam pelas plantas. Por isso, existem quantidades toleradas de insetos em vários dos produtos que você compra no mercado.


NUTRITIVO
Pera lá! Eu sei que você está doido para sair experimentando insetos por aí, mas nem todos os insetos são comestíveis. Das mais de 1,5 milhão espécies de insetos que existem no mundo, apenas 1900 são comestíveis. Por isso, na dúvida se é ou não comestível, não coma!

Agora você já pode entender melhor quais os benefícios que a ingestão de insetos pode oferecer. É tudo uma questão de costume, será? Conte pra gente se você come insetos! Aproveite e compartilhe com seus amigos a sugestão.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.