Cientistas encontram maneira de fazer células voltarem a ser como eram na juventude


Chega de cremes hidratantes e anti rugas: cientistas descobriram maneira de fazer com que as células voltem a ser como eram na juventude. Parece ótimo, não? Confira mais! 

CIENTISTAS ENCONTRAM MANEIRA DE FAZER CÉLULAS REJUVENESCEREM 

Segundo uma pesquisa do Instituto de Estudos Biológicos Salk, nos Estados Unidos, parte da culpa do corpo humano ficar velho é das alterações epigenéticas, que fazem alguns genes ficarem mais ativos e outros funcionarem menos.

Essas mudanças acontecem ao longo da vida, causadas por diversos fatores de acordo com os hábitos de cada um: alimentação, vícios como o cigarro e a bebida, e a poluição do meio ambiente, por exemplo

A partir disso, eles tentaram reverter o processo em ratos e em células humanas in vitro, com a ajuda de quatro genes conhecidos como Yamanaka, que permitem converter células. Eles são capazes de se dividir indefinidamente e se tornar qualquer tipo de célula presente em nosso corpo.

Os resultados foram incríveis: conseguiram prolongar a vida dos animais, rejuvenescer órgãos e ainda conseguiram recuperar algumas lesões e doenças que eles desenvolveram com a idade.

O tratamento mais longo levou alguns ratos a desenvolver tumores e morrerem em uma semana. Mas durante um período mais curto – dois dias - , só houve benefícios. “Isso vai ser em que vamos gastar os próximos 10 anos tentando descobrir: como reprogramar as células para serem jovens de novo sem demorar muito para que elas não se tornem cancerosas”, explicou.

E segundo os cientistas, as vantagens no procedimento não está só na quantidade de anos de vida que vai poder aumentar. Mas está estritamente relacionado com a qualidade de vida a partir de determinadas idades. “Isso não é apenas uma questão de quantos anos podemos viver, mas o quão bem podemos viver o resto de nossa vida”, apontou Alejandro Ocampo, outros dos autores.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.