Como melhorar o aprendizado dos alunos? 5 dicas para professores
Ser professor não é fácil. Tem que ser paciente, amável, inteligente, ter respostas para todas as perguntas, saber escutar e saber corrigir. Ser professor é ter vocação e amor por ensinar, é marcar para sempre a vida de centenas de alunos.

Pense, por exemplo, quem era seu professor favorito na escola? Por que você se lembra? Talvez porque suas aulas eram divertidas, porque ele ensinou inglês com músicas ou porque sempre motivou seus alunos a serem melhores. Você nunca vai esquecer essa pessoa porque a forma como ela ensinou marcou seus anos de estudante.
Você gosta da matemática? Lembre-se de como o professor ensinou-lhe a adicionar através de maçãs e multiplicar com doces? Ou como aprendeu ortografia jogando forca? Harold Edgerton, um famoso professor americano, disse: “O segredo da educação é ensinar as pessoas de tal maneira que não percebam que estão aprendendo até que seja tarde demais”.
E essa deve ser a chave do educador: ter criatividade e desejo para fazer da sala de aula um lugar onde os alunos sempre querem participar. Mas, como fazer isso? Aqui estão algumas ideias para refletir, uma lista de dicas que podem ajudar-lhe melhorar o aprendizado dos alunos e suas aulas.

5 dicas para melhorar o aprendizado dos alunos:
1. Criar associações: aqui você tem que relacionar novos conceitos com outros conhecidos, criando ligações surpreendentes e criativas que são fáceis de lembrar. As palavras podem ser associadas por sua fonética ou significado. Por exemplo, se o aluno precisa memorizar o nome do escritor Machado de Assis, você pode lembrá-lo do instrumento com que se racha lenha.

2. A aranha: é uma técnica muito simples, similar a um mapa mental. O professor desenha no quadro o corpo de uma aranha, circula o tema central e escreve nas pernas todas as palavras-chave necessárias para compreender o tema. Por exemplo: o tema central pode ser o universo e nas pernas pode-se escrever os planetas, as estrelas, o sol e as constelações.
Cada ideia tem de ser expressa sinteticamente com uma ou duas palavras. Por se tratar de algo visual, é muito fácil memorizar os conceitos.

3. Perguntas a perguntas: aprender a perguntar é tão importante quanto aprender a responder. Uma forma interessante para melhorar a aprendizagem é não responder explicitamente todas as perguntas dos alunos, mas dar-lhes pistas e ajudar que eles mesmos resolvam o assunto. Isto melhora sua maneira de pensar e incentiva novas ideias, pois o estudante terá que se esforçar um pouco para encontrar a resposta.

4. Vídeos e canções: que tal inventar uma paródia de uma canção famosa para ensinar um assunto da história? Esta é uma maneira simples e natural de transmitir conhecimento, além de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Muitos alunos aprendem mais rapidamente desta forma, é uma excelente ferramenta que aumenta a retenção e cria envolvimento com o assunto. Aulas assim, no entanto, devem ser cuidadosamente planejadas para apoiar o objetivo da aula – e não para se distrair dele.

5. Método do relato: criar uma história – uma história infantil, por exemplo – ligando todos os elementos que serão memorizados. Por exemplo, você pode explicar como aconteceu a Segunda Guerra Mundial, dando nomes aos personagens e lugares para a criação de imagens mentais ao longo da história. Os alunos gostam deste método porque é natural, similar a uma conversação, um jogo. Eles não percebem que estão aprendendo.

Se numa sala composta de trinta alunos apenas oito são aprovados, a responsabilidade por este resultado não é apenas dos alunos. Lembre-se de que por trás de uma boa educação sempre está um bom professor, um bom educador, que não são apenas aqueles que preparam bem seus alunos para provas e exames oficiais. Os melhores professores são os que produzem uma influência importante e duradoura sobre a forma como as pessoas pensam, agem e sentem.

Gostou destas das dicas para melhorar o aprendizado dos alunos? Tem outras ideias? Esperamos seus comentários!
Até a próxima.

Valentina Arango Eastman
Equipe QMágico

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.