Nunca mate uma centopeia em sua casa, NUNCA. Saiba por quê!

Alguns insetos podem parecer assustadores e nojentos, tal como a centopeia. O nosso primeiro instinto ao ver esse pequeno bicho é agarrar em nosso chinelo, e esmagá-lo! Mas isso pode estar prejudicando toda a higiene do nosso lar… descubra por quê abaixo.

Uma centopeia nunca é bem vinda em nossa casa. Você costuma encontrar esse bicho nos locais mais úmidos e frios do lar. Quando vemos esses insetos na nossa cozinha, banheiro ou quarto, temos o reflexo de pegar no sapato mais próximo e acabar com a pequena vida.

A importância das centopeias

Na verdade, estamos cometendo um grande erro quando as esmagamos, por que a centopéia pode ser uma grande aliada dos humanos.

Apesar de seu enorme comprimento e das trinta patas que tornam seu aspeto intimidante, esse bicho é muito importante no nosso lar. Isso por que ele é um verdadeiro predador de outros insetos!

Sem ele, a cozinha ou outra zona de nossa casa poderia ficar infestada de baratas e formigas. Esse inseto faz com que essas pragas fiquem bem longe, por ser um grande predador. Você prefere ter uma centopeia em casa, ou uma infestação de outros insetos?

Se continua tendo nojo desse bicho, e encontrou um deles em sua casa, por favor, não o esmague! Utilize uma jarra para o prender, e depois libere a centopeia em seu jardim ou quintal. Ela é inofensiva para os humanos, por isso você não tem razões para se preocupar.

Compartilhe essa importante informação com seus amigos e familiares!

36 comentários:

  1. E se nos estivermos dormindo e ela entrar pela boca ?!
    Oq acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se por alguma sorte muito grande você conseguir uma centopéia andando na sua cara enquanto você dorme e não acordar fique tranquilo, pois a cavidade da sua boca é muito pequena para que ela queira entrar e não é um lugar que centopeias queiram ficar para proteção.

      Excluir
    2. Ficamos arrependidas de não a ter matado... Por isso mais vale prevenir, antes k seja engolida

      Excluir
  2. Se vc tem crianças em casa é perigoso pois elas são venenosas.
    Centopeias São impiedosas predadoras,comem todos tipos de insetos,roedores,cobras,sapos,aranhas e etc... mas se deparar com uma dentro de casa não é nada agradável como ja aconteceu comigo.hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venenosa é a tua consciência, criatura patética!

      Excluir
    2. sim, o inseto possui veneno mas está longe de ser a criatura perigosa que você diz ser.
      o veneno possui letalidade apenas para recém nascidos e crianças muito pequenas (1 ano)/[o resultado da quantidade da dose de veneno pela massa corporal é maior quando comparada ao adulto, "concentrando" o veneno], mas mesmo nesses casos a fatalidade ocorre apenas quando se é negado a assistência médica (um adulto não perceber uma picada de inseto em uma criança com a choradeira dela por horas já é negligencia por parte do adulto), adultos podem sofrer incomodo por um tempo sem a necessidade de assistência.
      agora pense no que você mesmo disse, elas são predadoras de: insetos, roedores, cobras, sapos, aranhas e etc, se possui centopéia na sua casa é porque sua casa possui alimento pra elas, caso contrario elas não iriam aparecer por ai, portanto sua casa tem: insetos(grande porte) e/ou roedores e/ou cobras e/ou sapos e/ou aranhas que são/podem ser mais perigosas que a centopéia

      Excluir
  3. Elas são venenosas e precisamos ter bastante cuidado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o veneno delas não são letal, apenas algumas poucas (talvez umas 10) das milhares (3000+ spp), tem um veneno que o incomodo causado precisa de assistência (mal estar,dor, irritação). Um adulto sem a assistência tende a ficar bem mesmo sem a assistência médica, mas caso seja picada por uma, vá ao médico para aliviar sua dor mais rapidamente e alivio da sua consciência

      Excluir
  4. Poise se vejo uma corro e mato..Tenho medo..qual a diferença centopéia e lacraia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é comum as pessoas chamarem o bicho na foto de "lacraia" e pensar que a "centopéia" é aquele bichinho devagar, que tem mais patinhas e que se a gente encosta neles eles se enrolam formando uma "bolinha/espiral"
      o fato é que a lacraia é uma espécie de centopéia e esse bichinho vulgarmente conhecido como centopéia é, na verdade, o "piolho de cobra" e ele pode, aterrorizantemente, andar por ai comendo folhas caidas e em decomposição ou até mesmo ameaçar a todos por feder quando sente medo(qndo ele se enrola ele começa a feder pra tentar te espantar)

      Excluir
  5. Pode ser que sim, mas.......... Prefiro evitá-las !

    ResponderExcluir
  6. Outro dia encontrei uma em casa e fiquei apavorada com medo de picar meu filho, minha dúvida é, é venenoso?qual o risco se picar uma criança?Por favor tire essa dúvida, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Tem que matar sim, qual quer inseto que aparecer tem que matar sim, é perigoso e faz mal para as crianças e sem falar que é muito nojento e fedido com certeza !!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que reportagem péssima !
    Primeiro que se vc encontrar um bicho desse já é sinal que sua casa está infestada de outros incetos que são seu alimento.
    Segundo que uma "lacraia" como a dessa foto picam e tem veneno sim, além disso pode ser mortal se caso a pessoa for alérgica, da mesma forma que uma simples abelha.

    Sendo assim o correto é descartar o bichinho e manter sua casa limpa, pois esses animais são devem estar na natureza e não dentro de casa.

    ResponderExcluir
  9. Gente isso pica as pessoas que chega a dar febre , tomem cuidado.... Esse post é ridículo ao invés de orientar a se prevenir de um inseto que nos causa danos nos ensina a ter lacraias em casa. ... existem vários outros predadores por aí nem por isso seria interessante te los em casa. ..

    ResponderExcluir
  10. Esse Bicho pica sim e faz mal conheço gente que já foram vítimas

    ResponderExcluir
  11. Entrou em casa morreu.... E isso aí é lacraia e morde e tem veneno sim...

    ResponderExcluir
  12. Essa " Centopeia" aí da foto é uma LACRAIA, extremamente venenosa, a picada dela é pior que a de um escorpião, acho q o dono desse direito deveria se informar melhor...

    ResponderExcluir
  13. A postagem pode ter tido boa intenção mas está perigosamente errada. É um animal venenoso que pode até matar crianças pequenas, idosos, alérgicos, animais de estimação e pessoas com baixa imunidade. Nos adultos dá uma dor muito forte e febre e em alguns casos precisa de hospitalização. É o mesmo que dizer que é bom ter escorpiões dentro de casa pois também se alimentam de baratas e outros animais.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!Realmente esse inseto não possui pesonha, já fui picado uma vez e até então não morri ,e muito menos tive alguma reação incômoda além da dor da mordida.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkk... na ilha de São Tomé elas são enormes e picam, e a parte picada fica bem inchado. como não matar?
    Quem tiver coragem de pegar e soltar tudo bem... mas eu morro só de ver uma por perto

    ResponderExcluir
  17. O certo é matar. Jogar uns 20 litros de veneno pela casa toda, depois jogar veneno pela quadra inteira e se possível até mudar de cidade. É um dos insetos mais venenosos do mundo, capaz de matar elefantes e hipopótamos com bastante facilidade.

    ResponderExcluir
  18. Já vi pessoas picadas. Gritao feito loucas a dor igual de escorpião.

    ResponderExcluir
  19. esse bicho é terrivel.tem q matar na hora!!!!

    ResponderExcluir
  20. Esse bicho bicho entra no ouvido já vi um vídeo do médico retirando!!!! Só de pensar dá arrepios!!!!

    ResponderExcluir
  21. Esse bicho bicho entra no ouvido já vi um vídeo do médico retirando!!!! Só de pensar dá arrepios!!!!

    ResponderExcluir
  22. "Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida." - Instituto Vital Brasil

    ResponderExcluir
  23. Estão confundindo centopeia com lacraia devido a imagem. Aquilo na imagem é uma lacraia e não centopeia. Centopeia parece piolho de cobra

    ResponderExcluir
  24. Mês passado meus gatos estavam sendo cercados por uma dessas.Não pensei duas vêzes.Preferi salvar os gatos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.