Nunca mate uma centopeia em sua casa, NUNCA. Saiba por quê!

Alguns insetos podem parecer assustadores e nojentos, tal como a centopeia. O nosso primeiro instinto ao ver esse pequeno bicho é agarrar em nosso chinelo, e esmagá-lo! Mas isso pode estar prejudicando toda a higiene do nosso lar… descubra por quê abaixo.

Uma centopeia nunca é bem vinda em nossa casa. Você costuma encontrar esse bicho nos locais mais úmidos e frios do lar. Quando vemos esses insetos na nossa cozinha, banheiro ou quarto, temos o reflexo de pegar no sapato mais próximo e acabar com a pequena vida.

A importância das centopeias

Na verdade, estamos cometendo um grande erro quando as esmagamos, por que a centopéia pode ser uma grande aliada dos humanos.

Apesar de seu enorme comprimento e das trinta patas que tornam seu aspeto intimidante, esse bicho é muito importante no nosso lar. Isso por que ele é um verdadeiro predador de outros insetos!

Sem ele, a cozinha ou outra zona de nossa casa poderia ficar infestada de baratas e formigas. Esse inseto faz com que essas pragas fiquem bem longe, por ser um grande predador. Você prefere ter uma centopeia em casa, ou uma infestação de outros insetos?

Se continua tendo nojo desse bicho, e encontrou um deles em sua casa, por favor, não o esmague! Utilize uma jarra para o prender, e depois libere a centopeia em seu jardim ou quintal. Ela é inofensiva para os humanos, por isso você não tem razões para se preocupar.

Compartilhe essa importante informação com seus amigos e familiares!

81 comentários:

  1. E se nos estivermos dormindo e ela entrar pela boca ?!
    Oq acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se por alguma sorte muito grande você conseguir uma centopéia andando na sua cara enquanto você dorme e não acordar fique tranquilo, pois a cavidade da sua boca é muito pequena para que ela queira entrar e não é um lugar que centopeias queiram ficar para proteção.

      Excluir
    2. Ficamos arrependidas de não a ter matado... Por isso mais vale prevenir, antes k seja engolida

      Excluir
    3. Fiquem tranquilos. A centopéia não tem como prioridade entrar em buracos humanos.
      Em tempo: 30 patas? 15 de cada lado? Nunca tive a curiosidade de contar.
      Rsrsrz

      Excluir
    4. Aí você não vai acordar com fome...

      Excluir
    5. Tem uma diferença muito grande entre centopeias e "lacraias". Centopeias( conhecida como piolho de cobra) são diplópodes e são inofensivas. Já as lacraias são quilópodes sendo perigosas e venenosas. Lembrando que nenhum desses são insetos.

      Excluir
  2. Se vc tem crianças em casa é perigoso pois elas são venenosas.
    Centopeias São impiedosas predadoras,comem todos tipos de insetos,roedores,cobras,sapos,aranhas e etc... mas se deparar com uma dentro de casa não é nada agradável como ja aconteceu comigo.hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venenosa é a tua consciência, criatura patética!

      Excluir
    2. sim, o inseto possui veneno mas está longe de ser a criatura perigosa que você diz ser.
      o veneno possui letalidade apenas para recém nascidos e crianças muito pequenas (1 ano)/[o resultado da quantidade da dose de veneno pela massa corporal é maior quando comparada ao adulto, "concentrando" o veneno], mas mesmo nesses casos a fatalidade ocorre apenas quando se é negado a assistência médica (um adulto não perceber uma picada de inseto em uma criança com a choradeira dela por horas já é negligencia por parte do adulto), adultos podem sofrer incomodo por um tempo sem a necessidade de assistência.
      agora pense no que você mesmo disse, elas são predadoras de: insetos, roedores, cobras, sapos, aranhas e etc, se possui centopéia na sua casa é porque sua casa possui alimento pra elas, caso contrario elas não iriam aparecer por ai, portanto sua casa tem: insetos(grande porte) e/ou roedores e/ou cobras e/ou sapos e/ou aranhas que são/podem ser mais perigosas que a centopéia

      Excluir
    3. Por que são tão perigosas, elas comem crianças??? Kkkk

      Excluir
  3. Elas são venenosas e precisamos ter bastante cuidado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o veneno delas não são letal, apenas algumas poucas (talvez umas 10) das milhares (3000+ spp), tem um veneno que o incomodo causado precisa de assistência (mal estar,dor, irritação). Um adulto sem a assistência tende a ficar bem mesmo sem a assistência médica, mas caso seja picada por uma, vá ao médico para aliviar sua dor mais rapidamente e alivio da sua consciência

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Inofensivas? Centopeias? As lacraias, como as chamamos aqui no RJ ja picou a minha irma uma vez na mão, e foi uma dor horrivel.

      Excluir
    4. Lacraia e centopeia são diferentes!
      A lacraia é perigosa a centopeia não.

      Excluir
    5. Isso é uma lacraia tem um ferrão no rabo para picar é venenosa sim e não pode ser confundida com uma centopéia que chamamos de piolho de cobra que se parece com uma minhoca cheia de pernas
      Já vi muitas lacraias iguais a essa e o veneno dela pode ser perigoso principalmente para crianças e alérgicos
      Tenho pavor
      Na minha casa tem um terreno que o antigo dono aterrou com terra misturada com serragem de madeira isso faz uns 50 anos, depois o terreno foi vendido e minha família comprou e até hoje encontramos lacraias filhotes, antigamente se dizia que o veneno dela era muito perigoso, eu não sei qual o motivo de hoje em dia falarem que não existe perigo, sinceramente acho um absurdo, alguém quer testar?

      Excluir
    6. O bagulho na calda não tem nada com ferrão mesmo as lacraias picam com a área da boca como as aranhas. Vc tá inventando isto aí.

      Excluir
    7. E lacraias, piolhos de cobra, etc são grupos diferentes que abrangem de três a cinco grupos completamente distintos dependendo da percepção da pessoa que pode achar que os outros dois também são semelhantes. Mas os que dão atraídos por ambientes com serragem e outras matérias orgânicas são inofensivos e se alimentam de materia vegetal e orgânica.

      Excluir
  4. Poise se vejo uma corro e mato..Tenho medo..qual a diferença centopéia e lacraia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é comum as pessoas chamarem o bicho na foto de "lacraia" e pensar que a "centopéia" é aquele bichinho devagar, que tem mais patinhas e que se a gente encosta neles eles se enrolam formando uma "bolinha/espiral"
      o fato é que a lacraia é uma espécie de centopéia e esse bichinho vulgarmente conhecido como centopéia é, na verdade, o "piolho de cobra" e ele pode, aterrorizantemente, andar por ai comendo folhas caidas e em decomposição ou até mesmo ameaçar a todos por feder quando sente medo(qndo ele se enrola ele começa a feder pra tentar te espantar)

      Excluir
  5. Pode ser que sim, mas.......... Prefiro evitá-las !

    ResponderExcluir
  6. Outro dia encontrei uma em casa e fiquei apavorada com medo de picar meu filho, minha dúvida é, é venenoso?qual o risco se picar uma criança?Por favor tire essa dúvida, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Tem que matar sim, qual quer inseto que aparecer tem que matar sim, é perigoso e faz mal para as crianças e sem falar que é muito nojento e fedido com certeza !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra é clara. Insetos cheirarão sempre como a casa é seus humanos residentes.

      Excluir
  8. Nossa que reportagem péssima !
    Primeiro que se vc encontrar um bicho desse já é sinal que sua casa está infestada de outros incetos que são seu alimento.
    Segundo que uma "lacraia" como a dessa foto picam e tem veneno sim, além disso pode ser mortal se caso a pessoa for alérgica, da mesma forma que uma simples abelha.

    Sendo assim o correto é descartar o bichinho e manter sua casa limpa, pois esses animais são devem estar na natureza e não dentro de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Mesmo os artrópodes de várias pernas ao qual querem se referir nunca puxaram alguém de vdd. Eles sempre evitam aproximação com animais maiores e também não saem de trás de móveis em casas secas. Para circularem livremente a casa tem que ser suja de um jeito que praticamente deve ter escorpiões, aranhas, baratas, ratos e etc. E mesmo os venenosos piolhos de cobra venenoso não mexe com alguém alguém é que mexe com ele. E as grandes de vdd que dizem oferecer risco são grandes iguais a cobras e não existem em áreas fora de matas mais densas e mais virgens

      Excluir
  9. Gente isso pica as pessoas que chega a dar febre , tomem cuidado.... Esse post é ridículo ao invés de orientar a se prevenir de um inseto que nos causa danos nos ensina a ter lacraias em casa. ... existem vários outros predadores por aí nem por isso seria interessante te los em casa. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não a centopeia e inofensiva as seres humanos a que possuem veneno e a famosa lacraia elas podem ser confundidas

      Excluir
  10. Esse Bicho pica sim e faz mal conheço gente que já foram vítimas

    ResponderExcluir
  11. Entrou em casa morreu.... E isso aí é lacraia e morde e tem veneno sim...

    ResponderExcluir
  12. Essa " Centopeia" aí da foto é uma LACRAIA, extremamente venenosa, a picada dela é pior que a de um escorpião, acho q o dono desse direito deveria se informar melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
      As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:
      - Limpe os ralos semanalmente e mantenha-os fechados quando não estiverem em uso;
      - Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
      - Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;
      - Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
      - Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
      Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
      Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

      Excluir
    2. O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
      As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:
      - Limpe os ralos semanalmente e mantenha-os fechados quando não estiverem em uso;
      - Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
      - Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;
      - Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
      - Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
      Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
      Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. falam da centopéia mas colocam foto de uma lacraia,as pessoas vão pela foto e não pelo nome....deveriam prestar mais atenção quando vão fazer uma matéria dessa,a lacraia é venenosa

      Excluir
  13. A postagem pode ter tido boa intenção mas está perigosamente errada. É um animal venenoso que pode até matar crianças pequenas, idosos, alérgicos, animais de estimação e pessoas com baixa imunidade. Nos adultos dá uma dor muito forte e febre e em alguns casos precisa de hospitalização. É o mesmo que dizer que é bom ter escorpiões dentro de casa pois também se alimentam de baratas e outros animais.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!Realmente esse inseto não possui pesonha, já fui picado uma vez e até então não morri ,e muito menos tive alguma reação incômoda além da dor da mordida.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkk... na ilha de São Tomé elas são enormes e picam, e a parte picada fica bem inchado. como não matar?
    Quem tiver coragem de pegar e soltar tudo bem... mas eu morro só de ver uma por perto

    ResponderExcluir
  17. O certo é matar. Jogar uns 20 litros de veneno pela casa toda, depois jogar veneno pela quadra inteira e se possível até mudar de cidade. É um dos insetos mais venenosos do mundo, capaz de matar elefantes e hipopótamos com bastante facilidade.

    ResponderExcluir
  18. Já vi pessoas picadas. Gritao feito loucas a dor igual de escorpião.

    ResponderExcluir
  19. esse bicho é terrivel.tem q matar na hora!!!!

    ResponderExcluir
  20. Esse bicho bicho entra no ouvido já vi um vídeo do médico retirando!!!! Só de pensar dá arrepios!!!!

    ResponderExcluir
  21. Esse bicho bicho entra no ouvido já vi um vídeo do médico retirando!!!! Só de pensar dá arrepios!!!!

    ResponderExcluir
  22. "Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida." - Instituto Vital Brasil

    ResponderExcluir
  23. Estão confundindo centopeia com lacraia devido a imagem. Aquilo na imagem é uma lacraia e não centopeia. Centopeia parece piolho de cobra

    ResponderExcluir
  24. Mês passado meus gatos estavam sendo cercados por uma dessas.Não pensei duas vêzes.Preferi salvar os gatos.

    ResponderExcluir
  25. Já fui ferroado por passei 15 dia com dor forte fui medicado mesmo assim sem ter alivio
    sensação de coração inchado muita dor no local da ferroada
    se fosse alérgico com certeza não estaria aqui para relatar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi picado por uma lacraia e não uma centopeia

      Excluir
  26. A reportagem fala em centopéia, mas colocaram foto de lacraia. Alguem pode esclarecer de qual bicho estão falando afinal ? Centopeias sao inofensivas, lacraias, tem um veneno que não costuma ser letal a nao ser em alguns casos...

    ResponderExcluir
  27. Já levei uma picada dessa ai da foto, e não foi uma da melhores experiencias não, tomei um remédio via venosa,de coloração branca(esqueci o nome),tao forte que ao entrar em corrente sanguínea, causou uma náusea horripilante! E não podia vomitar,pois iria ter que repetir o processo, e tomei uma benzetacil, pra dor,pois é enexplicavel a dor... :'(

    ResponderExcluir
  28. Em primeiro lugar,esse bicho na foto não é uma centopéia e sim uma lacraia, que é um animal que pica/morde e é venenoso. Em segundo, nem centopéia e nem lacraia são insetos e sim Quilópodes.

    ResponderExcluir
  29. Um filhote picou a minha filha, na época ela tinha uns 5 ou 6 anos. Ela gritou muito de dor. Levei o bichinho ao médico e o mesmo disse que não era venenoso e por ser filhote não ia precisar de remédio, se fosse maior era problema. Resultado: fez uma ferida enorme e funda, ela está com 14 anos e tem uma mancha enorme e uma cicatriz até hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * levei minha filha ao médico e o bichinho dentro do vidro para mostrar. Rsrs

      Excluir
  30. Lacraias, escolopendras ou centopeias (Scolopendra spp.) são animais peçonhentos (cujo veneno não é muito perigoso para o homem). Pertencem à classe Chilopoda com cerca de 3000 espécies, algumas com quase 50 centímetros de comprimento, presentes em todos os continentes.

    ResponderExcluir
  31. Tal bicho não é um inseto, e sim um Quilópode!

    ResponderExcluir
  32. Se a centopeia q vc fala é o piolho de cobra, sim é inofencivo, mas NÃO esse bicho da foto!!! Isso é uma lacraia é venenosa sim. Uma vez meu cão pastor belga,já adulto, foi picado no fucinho, ficou com a cara toda inchada, e com mta dor, precisou ser internado pra tratar.

    ResponderExcluir
  33. Só um detalhe: Centopeias não são insetos, são de outra classe, os Quilopodes...

    ResponderExcluir
  34. A centopéia conhecida como lacraia é o bicho da foto e é venenosa. Seu veneno pode não ser fatal mas os sintomas são desagradáveis incluindo um febre mito forte que pode ser perturbador para crianças. Se puder capturar o animal e jogar fora de casa seria muito bom. Agora o animal inofensivo que parece estar sendo descrito na matéria é o gangolo. Aquele que se você o tocar se enrola como defesa. Esse sim é inofensivo e pode até ter em casa. Assim como algumas aranhas pequenas com teias bem escondidas sem estragar a decoração. Explica melhor a matéria por que o animal da foto é perigoso sim porém não fatal.

    ResponderExcluir
  35. Vai lacraia vai lacraiaaaaaa
    Hei people vai lacraia vai lacraiaaaaa

    ResponderExcluir
  36. Meu irmão levou uma ferroada de uma dessas e quase não aguentou de tanta dor e queimaçao, sem contar que a mão virou uma bola e quase tiveram que amputar pq o veneno estava destruíndo a mão dele. Teve que ficar hospitalizão

    ResponderExcluir
  37. O mais interessante: centopéias não são insetos mas artrópodes!

    ResponderExcluir
  38. O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
    As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:
    - Limpe os ralos semanalmente e mantenha-os fechados quando não estiverem em uso;
    - Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
    - Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;
    - Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
    - Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
    Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
    Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

    ResponderExcluir
  39. O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
    As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:
    - Limpe os ralos semanalmente e mantenha-os fechados quando não estiverem em uso;
    - Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
    - Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;
    - Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
    - Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
    Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
    Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

    ResponderExcluir
  40. Vou comprar algumas, colocar coleiras e deixar elas de proteção no quintal. Ótima matéria parabéns a redação!!!!

    ResponderExcluir
  41. Esse bicho simplesmente me toma de horror quando vejo, sinto suor e medo..não consigo não mata-lo.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Pra começar. A imagem é de um quilopode (chilopoda) o qual faz parte a lacraias por exemplo que são venenosos e carnívoros. Agora os diplopodes (diplopoda) são muito mais parecidos com lagartas e tem dois pares por seguimento. Muito mais perninhas e são mais compridas geralmente. Elas São inofensivas e se alimentam de matéria orgânica e matéria vegetal. As lacraias são prontamente reconhecíveis pois tem um par de perna por seguimento e têm seguimentos geralmente maiores. Dá pra perceber bem na foto mesmo pra leigos. Agora lembrando mesmo a lacraias nunca vai atrás de uma animal grande como o ser humano mesmo um bebê. Mas não mate solte ambos. Piolhos de cobra ou milipedes são tão importantes quanto as minhocas pro meio ambiente e eliminam a matéria orgânica. E as lacraias comem o excesso de invertebrados como os piolhos de cobra também é alguns muito perigosos como aranhas, escorpiões, ou sujos como baratas. E se uma lacraias tá na sua casa é pq os outros bichos estão também inclusive os piolhos de cobra e estes por sua vez estão aí pq está suja.

    ResponderExcluir
  44. Problemas se elas comem baratas, calangos também comem, prefiro calangos, mato todas que vejo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.