Como plantar tomates em vasos

O tomate é uma das frutas mais consumidas mundialmente e, apesar de não ser um produto caro, em alguns países o quilo pode ter um custo elevado. Por isso, algumas pessoas decidem plantar seus próprios tomates em casa, uma ótima opção que não levará muito tempo se prestarmos atenção a alguns aspectos.

O vaso adequado. 

Antes de plantar os tomates, deve tentar conseguir um vaso para depositar as sementes.
Ele deve ter no mínimo 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade, mas o mais conveniente é que tenha uma profundidade de uns 45 cm. Isso também dependerá do espaço disponível, mas quanto maior, melhor.
Evite que o material do vaso seja pesado, pois seria difícil de mover, e prefira um de plástico, por exemplo.
É recomendável colocar um pires embaixo do vaso para que a água que jogar ao regar fique depositada depois de drenar.
É necessário que o vaso facilite a drenagem, caso contrário, a planta acumularia muita água. Por isso, o vaso deve ter buracos na parte inferior.
Lembre-se que no início deve plantar todas as sementes em um mesmo vaso, mas após germinar e ter pequenas plantas, deverá transplantá-las de forma individual para diferentes vasos.

Obter as sementes. 

Pode optar por comprar as sementes em um centro de jardinagem ou, se preferir, extrair de algum tomate que tiver em casa. Se escolher a segunda opção, certifique-se de que se trata de um tomate determinado, ou seja, que tem um crescimento limitado, pois vai plantar em um vaso.
Abra um tomate bem maduro e extraia as sementes.
Coloque num coador e adicione água, extraindo os restos de fruta que estiverem grudados.
Quando as sementes estiverem livres de qualquer resto de tomate, coloque sobre papel de cozinha para absorver a água até que estejam totalmente secas.

Quando deve plantar as sementes?

No caso dos tomates determinados, a época para plantar as sementes é no começo da primavera, pois as temperaturas não caem abaixo dos 11 graus e os tomates não suportam temperaturas inferiores a isso durante o seu crescimento. Esta é uma das condições para saber como plantar tomates em um vaso.

Plantar as sementes. 

Quando tiver as sementes que darão os futuros tomates, assim como o vaso adequado para plantar, pode plantar os tomates.
Encha o vaso com terra de cultivo - que deveria comprar em um centro de jardinagem - deixando livres uns 5 cm.
Acalque a terra com a mão e espalhe as sementes pela superfície deixando uma certa distância entre elas.
Pressione as sementes contra a terra para que afundem parcialmente e adicione uns 5 cm mais de terra, pressionando de novo para que fique compacta.
Regue a terra de forma abundante, cubra o vaso para reter a umidade com um filme transparente e coloque em um lugar quente onde possa receber a luz do sol.
Agora só falta esperar até que comecem a aparecer os primeiros brotos, garantindo que a planta tenha sempre a umidade adequada - a terra deve estar sempre úmida - mas evitando que fique encharcada.

O transplante. 

É conveniente realizar um transplante quando os brotos atingirem os 6-8 cm. Deve colocar cada planta em um vaso individual para garantir que cresce corretamente.
Regue o vaso para que posteriormente seja mais fácil de extrair as plantas sem que as raízes se quebrem.
Prepare os diferentes vasinhos onde vai semear os tomates, que agora ainda são pequenos brotos.
Pegue em algum utensílio para ajudar a retirar cada planta segurando com uma mão o caule e com a outra introduzindo por baixo da mesma uma pequena pá, ou inclusive um garfo, pressionando levemente para cima.
Coloque a planta em seu novo vaso, tentando que a maior parte do caule fique dentro do vaso e cubra com terra.
Regue os vasos com água em abundância.

Cuidados na hora de plantar tomates em vasos.

Evite que a terra da planta fique seca. Lembre-se que quanto mais calor fizer, mais irrigação o tomate requer.
Tente detectar a presença de qualquer praga que possa colocar a planta em risco. 
No inverno precisará de uma maior quantidade de sol, enquanto no verão deve evitar a exposição de forma prolongada para evitar se queimar.
Não coloque a planta em um lugar onde possa ter muito vento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.