Por que joelhos e outras partes do corpo doem mais quando o tempo está frio?


Frequentemente ouvimos gente se queixando de dores mais intensas quando chega o inverno. Alguns até mesmo acreditam que isso é "frescura", mas saiba que não é: há explicações para que isso ocorra. Confira quais são elas e entenda melhor essas dores.


Por que joelhos e outras partes do corpo doem mais quando o tempo está frio?

O corpo possui um mecanismo involuntário e próprio para nos manter aquecidos diante de baixas temperaturas e ele ocorre através da contração muscular realizada pelo sistema nervoso central.

E apesar de contribuir para a manutenção do equilíbrio térmico, a contração pode sobrecarregar as articulações, provocando assim dores e desconfortos. Para funcionar bem, o corpo deve permanecer em uma temperatura interna média de 36°C.

A intensidade da dor típica dos dias frios varia bastante porque cada indivíduo possui percepções diferentes e subjetivas do incômodo físico, influenciadas por diversos fatores, como culturais e emocionais.
Quem deseja evitar e combater as dores que acompanham o inverno de forma natural, além de se manter agasalhado, pode também apostar em atividades físicas, uma vez que elas elevam a temperatura corporal e ainda estimulam a produção de endorfina, que ajuda no controle da percepção dos incômodos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.