Você sofre com frieiras?Aprenda a acabar com os fungos causadores da mesma.

A frieira, que cientificamente é chamada de dermatofitose, é um tipo de micose de pele causada por fungos de difícil tratamento. Tal fungo, que se proliferam na pele úmida, pode surgir em qualquer área do corpo, mas geralmente afeta a região entre os dedos das mãos, dos pés, ou da virilha. Seu tratamento dura semanas e pode ser feito com o uso de pomadas e de remédios naturais como o alho, por exemplo.

A transmissão dessa doença é feita pelo contato direto com a ferida de um indivíduo infectado, uso de objetos contaminados ou ao pisar o chão molhado de vestiários e piscinas, por exemplo – que frequentemente possuem uma grande quantidade de micro-organismos e pouca exposição solar.
Como forma de prevenção das frieiras indica-se secar muito bem os pés e por entre os dedos cada vez que os molhar, evitar sapatos muito fechados e meias que não sejam de algodão. E, se estiver próximo de alguém que tenha o fungos, evite o contato com a ferida dela, assim como os objetos que entram em contato com a mesma.
Para saber se você se contaminou com o fungos fique de olho em alguns sintomas como: coceira, descamação da pele, ardor local e mau cheiro. Caso você tenha se contaminado, procure imediatamente o médico e comece logo um tratamento.

A frieira é uma micose de pele causada por fungos de difícil tratamento, por isso é fundamental começar o tratamento o mais cedo possível.

TRATAMENTOS PARA FRIEIRA:

O tratamento para frieira consiste no uso de medicamentos antifúngicos. Mas é muito importante ter alguns cuidados como evitar sapatos fechados, meias que não sejam de algodão e manter o local afetado sempre seco, para um resultado mais rápido.

No Brasil, um dos remédios mais utilizados para combater a frieira é uma pomada antifúngica chamada Cetaconazol. A pomada deve ser passada uma vez ao dia, após o banho, com a pele devidamente seca. O tempo de tratamento varia muito. Alguns necessitam de poucas semanas, outros de muitos meses de tratamento consecutivo. Por isso, procurar o auxílio de um especialista é fundamental.

Contudo, existem alguns tratamentos caseiros que ajudam bastante na remoção dos fungos. Um excelente remédio caseiro para tratar a frieira é o alho, devido as suas propriedades antimicrobianas. Basta aplicar um dente de alho amassado no local, e deixá-lo atuar por alguns minutos diariamente até que os sintomas sejam completamente removidos.

Além do alho, existem outros alimentos como, coentro, erva mate, cebola, limão etc, que atuam perfeitamente como agentes exterminadores dos fungos.

VEJA ALGUMAS RECEITAS DE REMÉDIO CASEIRO CONTRA FRIEIRA:

Esquente um talo de coentro e coloque-o sobre o local da ferida. Deixe agir por alguns minutos, retire e seque bem a área. Repita esse procedimento pelo menos duas vezes ao dia.

Ferva uma pouco de água e coloque em uma bacia com uma grande quantidade de erva-mate. Misture bem e imediatamente coloque o pé ferido dentro da bacia, mergulhado na água e tente aguentar o máximo. Depois é só enxugar. Faça isso antes de dormir por dois dias.

Quando as frieiras começarem a coçar, em vez de coçar coloque pedra de gelo em cima delas. Elas sumirão dias depois.

Ferva água com folhas de limão, aplique a água nas frieiras ainda morna e depois lave.

Faça escalda pés por dois minutos para amolecer a área da frieira. Seque e aplique entre os dedos, onde tem a frieira, uma pitada de maisena com sal.

Faça um escalda pés com barbatimão e água quente e mergulhe os pés onde tem frieira.

Aplique querosene sobre as frieiras do pé, depois de lavá-las e secá-las. Fazendo isso, elas secarão mais rápido.

Esfregue cebola amassada no lugar das frieiras. A dor acaba na hora e depois de três dias a lesão desaparece.

Pingue gotas de limão nas frieiras. Faça isso durante uma semana.

Antes de calçar o sapato, coloque um pedaço de papel higiênico entre os dedos feridos. O papel absorverá o suor durante o dia, e logo a frieira desaparecerá.

Aqueça, em banho-maria, e em um recipiente de vidro, uma xícara (chá) de óleo de rícino. Quando o óleo estiver bem quente adicione 15 gotas de essência de alfazema – vendida em farmácias naturais ou casas de produtos naturais – e uma pedra de cânfora amassada – à venda em farmácias – mexendo com uma colher de pau até a cânfora dissolver. Quando tudo estiver dissolvido e misturado, retirar o recipiente de vidro do fogo espere esfriar e esfregue as frieiras com esta preparação duas ou três vezes ao dia. Pode guardar a mistura para outras vezes, num vidro bem tampado e esterilizado.

Deixe os pés de molho em um chá de urtiga.

Passe nas frieiras o óleo que escorre da castanha do caju. Ele irá ajudar a secá-las.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.