Como Jogar Verdade ou Consequência...


Verdade ou consequência é um jogo interessante para se divertir com os amigos, especialmente em festas do pijama 
ou outras reuniões onde você sabe 
que "adultos" não vão aparecer. 

Antes de começar, lembre-se que algumas situações estranhas ou desconfortáveis podem acontecer, mas nem por isso o jogo será menos divertido. Apenas garanta que todos estão cientes das regras antes de iniciar o jogo.

Método 1
Armando o jogo

Reúna os jogadores. O jogo requer ao menos três pessoas e, no máximo, oito. Avise as pessoas que algumas coisas podem ser levemente embaraçosas. Hoje em dia, é possível brincar através de um aplicativo, mas o mais legal ainda é ficar frente a frente com as pessoas.
Garanta que todos estão confortáveis com as regras do jogo. Explique como tudo vai funcionar e informe às pessoas que não há problema em não participar. Com os que decidirem participar, forme um círculo no chão.

Estabeleça regras. Escreva-as para que você tenha um material de consulta caso haja quaisquer dúvidas. Uma regra popular é a de que duas escolhas iguais levam a uma terceira diferente. Por exemplo, se alguém escolhe “verdade" duas vezes, a próxima escolha obrigatoriamente deve ser “consequência”. É importante que tudo esteja bem claro antes do jogo começar — o que é permitido e o que não é, principalmente — para que não haja nenhuma discussão depois que vocês começarem a jogar.

Quais perguntas são proibidas (se houver)?
  1. Onde os desafios (consequências) vão acontecer?
  2. Todos têm que testemunhar os desafios?
  3. Os desafios podem envolver pessoas que não estão no jogo?
  4. Os desafios podem ser feitos na presença de adultos?
  5. Quais os limites impostos nos desafios?
  6. Vocês vão seguir a ordem do círculo ou vão girar a garrafa para que as pessoas sejam escolhidas aleatoriamente?


Método 2
Criando perguntas e desafios

Faça uma lista de perguntas. Cada pessoa precisa fazer isso independentemente para que tenham por onde começar. Às vezes, é difícil criar perguntas ou desafios durante o jogo. Algumas questões para "verdade" incluem:
  1. Qual foi a coisa mais vergonhosa que já aconteceu com você na escola?
  2. De quem você gosta?
  3. Se tivesse só 24 horas para viver, o que você faria?
  4. Qual foi a coisa mais nojenta que você já fez?
  5. Se você tivesse que escolher um dos seus pais para viver e o outro para morrer, quem escolheria?

Pense em desafios divertidos. Eles precisam ser esquisitos o suficiente para que as pessoas ponderem antes de fazê-los, mas jamais perigosos ou prejudiciais. 
Algumas sugestões incluem:
  1. Cumprimentar todos que você encontrar no dia com “Estou de olho em você. Os alienígenas estão nos observando”.
  2. Usar marca texto permanente para se “maquiar”.
  3. Deixar as mãos no bolso de outro jogador por 15 minutos sem tirá-las de lá sob nenhuma circunstância.
  4. Uivar para a Lua por 10 minutos no quintal.

Peça sugestões aos outros jogadores se você estiver sem ideias. Se, quando o jogo começar, você não quiser usar suas perguntas, você pode pedir sugestões aos outros jogadores. Apenas use as sugestões das pessoas com o consentimento delas.

Método 3
Hora de jogar

Escolha um jogador para começar. Se você vai seguir a ordem do círculo, faça o seguinte: jogador 1 perguntará para a pessoa à esquerda, que é o jogador 2 e assim por diante. Senão, você pode escolher uma pessoa aleatória e ela vai girar a garrafa que, ao parar, apontará o jogador escolhido para responder. 

O jogo deve funcionar mais ou menos assim:
  1. Jogador 1: “Verdade ou consequência?”.
  2. Jogador 2: “Verdade”.
  3. Jogador 1: “Quando foi a última vez que você cutucou e comeu sua meleca do nariz?”.
  4. Jogador 2: “Hum… terça-feira passada”.
  5. OU
  6. Jogador 1: “Verdade ou consequência?”.
  7. Jogador 2: “Consequência”.
  8. Jogador 1: “Certo. Você precisa comer uma colher de pimenta malagueta em 30 segundos”.
  9. Jogador 2: “Eca. Tudo bem, lá vai”.

Siga para o próximo jogador, que será a pessoa que respondeu à verdade ou consequência. Continuem girando a garrafa ou seguindo a ordem do circulo. Quando cansarem, é só parar de jogar.

Não extrapole nos desafios. Não faça coisas ilegais ou arriscadas. Se uma pessoa não quiser cumprir o desafio em questão, os outros jogadores devem sugerir novos desafios e a pessoa deve escolher entre as opções dadas. Pense bem antes de pedir novos desafios, pois eles podem ser ainda piores do que o primeiro. Lembre-se: você não deve cumprir um desafio se parecer que vai além do limite imposto no jogo.

Dicas

Cuidado com o que você for perguntar ou sugerir. Mesmo que seja uma brincadeira, isso pode afetar seu relacionamento com seus amigos.
Se uma pessoa não quiser fazer alguma coisa, entenda. Não pense que ela está apenas receosa demais para completar o desafio.
Lembre-se, também, que só porque você pediu para uma pessoa fazer algo, não quer dizer que ela vai, de fato, fazê-lo, especialmente se for algo desconfortável. Isso inclui, por exemplo, fazer uma pessoa cheirar seu pé ou beijar você. Não deixe os jogadores envergonhados.

Avisos

Nunca faça algo que represente risco à sua vida ou a de outra pessoa, nem responda uma pergunta que faça você se sentir desconfortável, não importa quanto seus amigos pedirem. Se eles não aceitarem o seu “não”, talvez não sejam seus amigos de verdade. Amigos jamais fariam você usar alguma substância ilícita ou se machucar pelo jogo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.