Moça descobre aos 16 anos que não tem vagina; conheça a síndrome rara


Joanna Giannouli descobriu aos 16 anos que nasceu com a Síndrome de Rokitansky e, portanto, não tinha útero nem vagina. Em entrevista à rede de TV inglesa BBC News, ela conta como foi a descoberta e como é conviver com esta disfunção.

MOÇA DESCOBRE NÃO TER ÚTERO NEM VAGINA

A mãe de Joanna desconfiou que havia algo de errado quando a filha tinha 14 anos. "Minha mãe me levou ao médico quando eu tinha 14 anos porque eu não estava menstruando. Ele não me examinou porque não queria tocar minha genitália", relembra Joanna.

Porém, a descoberta da síndrome só aconteceu quando ela já tinha 16 anos e passou por um check-up. "Tinha nascido sem uma vagina funcional e os médicos tiveram que construir uma para mim para que eu pudesse ter relações sexuais", explica.

CIRURGIA RECONSTRUTIVA

A construção da vagina foi apenas o começo. Após a cirurgia, ela ficou internada por duas semanas e depois ficou mais três meses de cama, sem poder levantar. Depois, precisou fazer exercícios para conseguir expandir o períneo.

"A vagina construída pelos médicos era estreita e pequena e causava imensa dor quando eu tinha relações sexuais. Precisei expandir meu períneo, uma pequena área abaixo da vagina, com exercícios", relembra.

Tudo isso gerou um abalo emocional muito forte em Joanna e ela teve depressão, crise de ansiedade e ataque de pânico. Dez anos após a cirurgia, ela conta que ainda se sente mal, mas que não tem mais vergonha.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.