Pessoas que falam mais palavrão são mais honestas, indica estudo


Segundo um estudo psicológico publicado no jornal científico Social Psychological and Personality Science, o hábito de falar palavrão pode estar ligado à sinceridade – o que é algo bom.

VOCÊ FALA MUITO PALAVRÃO?

Cientistas da Universidade de Cambridge fizeram uma pesquisa com 276 pessoas para ver quais palavras elas mais usam para xingar, e com qual frequência elas falam ou escrevem esses termos. Ao mesmo tempo, eles também mediram a honestidade dos participantes com perguntas sobre roubar em jogos, e culpar e tirar vantagem dos outros. O resultado? Quem falou mais palavrão mentiu menos.

David Stillwell, coautor do estudo, explicou ao Daily Mail: "há duas maneiras de olhar para isso. Você pode achar que falar muito palavrão é um comportamento negativo. Porém, quem faz isso são está filtrando muito a sua linguagem, então provavelmente também não está passando as suas histórias por filtros similares que podem criar inverdades".

Um segundo experimento que estudou quase 74 mil usuários do Facebook apontou a mesma conclusão. Quem tem a linguagem mais limpa costuma tentar parecer mais legal online, ainda que tenha que dar uma mascarada na verdade. Alguns termos que eles identificaram como relacionadas à honestidade são pronomes em primeira pessoa, como "eu", e palavras como "preocupado".




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.