Por que os sensitivos se sentem mal perto de algumas pessoas?


Você se considera uma pessoa sensitiva? Ou, que sabe, conhece algum? Veja aqui razões para que o sensitivo se sinta mal perto de algumas pessoas. 

POR QUE OS SENSITIVOS SE SENTEM MAL PERTO DE ALGUMAS PESSOAS?




Os sensitivos são seres humanos que possuem sensibilidade emocional aumentada.
Esse conceito foi apontado pela psicóloga Dra. Elaine Aron em 1991, que apontou através de estudos que entre 15% e 20% da população mundial possui esse tipo de sensibilidade mais aflorada porque os seus cérebros processam informações sensoriais de forma diferente e por isso possuem habilidades e expressam de maneira mais intensas que os demais.
Os sensitivos – também chamados de empatas – são portanto mais sensíveis a emoções, comportamentos e energias de pessoas e lugares. A presença de algumas pessoas ou a entrada em lugares específicos podem fazer com que um empata se sinta mal. Entenda mais sobre isso.

A sensibilidade aflorada dos sensitivos e o que isso pode causar

Normalmente, quem é considerado um sensitivo considera isso como uma qualidade, uma habilidade positiva.
São normalmente excelentes ouvintes, pessoas caridosas com muita clareza de pensamento, conhecidos por darem bons conselhos.


Mas devido à sua sensibilidade emocional aumentada eles são muito influenciáveis pelo ambiente ou por pessoas, são capazes de detectar energias carregadas que estão impregnadas no lugar, detectam mais facilmente comportamentos falsos e não conseguem lidar com pessoas pretensiosas e/ou mentirosas.

Comportamentos e situações em que um sensitivo se sente mal

Todo mundo pode ser capaz de identificar sinais de falsidade no discurso humano, os empatas possuem maior facilidade devido à sua extrema sensibilidade.
Lidar com alguém hipócrita ou falso pode ser tolerável para pessoas comuns, mesmo que eles saibam dessa característica da pessoa, para os sensitivos, isso é praticamente uma tortura, um desconforto intenso.
Sentem-se cansados, sentem que sua energia foi drenada, sentem-se frustrados, muitas vezes ficam com as mãos úmidas, com o coração disparado e o bocejo é uma reação muito freqüente.

Veja abaixo algumas situações que fazem com que um sensitivo se sinta mal:

•Falsos elogios – eles detectam logo a falsidade e mal conseguem disfarçar a sua decepção
•Pessoas que aumentam suas vitórias para ganhar aprovação e reconhecimentos dos outros
•Pessoas que renunciam à sua personalidade ou tentam ser aquilo que não são para se sentirem por cima
•Falsas delicadezas com intenção de receber algo em troca
•Pessoas que estimulam a inveja e o ressentimento
•Quem age de forma dura e insensível para ocultar dos outros a própria dor ou sensibilidade

Reações comuns dos sensitivos nestas situações



Muitas vezes os sensitivos nem conseguem explicar o porquê de estar se sentindo mal e o que está causando isso nele.
Alguns deles conseguem identificar o foco, mas outros só conseguem pensar em se afastar do ambiente e das pessoas que ali estão, e normalmente ouvem: “O que aconteceu? O que ele(a) te fez de mal?” sem saber explicar exatamente o porquê. Ficam nervosos, tensos e têm dificuldades de formar frases com clareza, o que em situações normais eles têm muita facilidade.
Se o sensitivo precisa estar em um ambiente ou perto de alguém que lhe faz mal, ao se afastar ele se sente enjoado, tonto, podendo inclusive ter ânsia de vômito. Ficam muito calados, sem querer continuar a conversa e muitas vezes, ao se afastar da pessoa ou do ambiente sentem um inexplicável sentimento de culpa.

66 comentários:

  1. Tudo que foi dito é pura verdade.
    O sensitivo dependendo do grau sofre muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito... Me identifiquei com tudo que li. Identifico logo no olhar, e depois as ações das pessoas vão confirmando quem elas realmente são.... perfeito texto

      Excluir
  2. eu sou uma sensitiva . tudo que eu li é o que acontece comigo e eu ja sabia que tinha alguma espiritualidade

    ResponderExcluir
  3. Quase todos os dias sinto isso ao não sei se sou uma sensitiva! Como saber?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu também sofro pois sentimos profundamente sem duvida alguma quem é quem.

      Excluir
  5. Parece que falou tudo sobre mim ...parece frescura ou chatice sei la para outras pessoas mai isso e muito serio

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Verdade. O meu é tão forte, q infelizmente até sair de um emprego eu sai, devido a sobrecarga negativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece muito comigo, sinto as más energias de pessoas ou até de lugares. Tbm já saí de empresas por me sentir péssima com o clima lá dentro. Na saída senti um enorme alívio e alegria.

      Excluir
    2. Caramba! Aconteceu comigo. Sai do meu emprego porque tive a sensação de estar sendo sugada. Sinto muitas dores no corpo,irritabilidade, ânsia de vômito, arrepios.

      Excluir
    3. Isso tbm já aconteceu comigo.Tive q mi afastar de pessoas,que mi faziam mi sentir mal.

      Excluir
  8. Sou sensitivo...gostei da matéria ! :)

    ResponderExcluir
  9. Tanbem sou sensitiva,quando tem alguma coisa ou alguem que sinto uma energia pesada, procuro da um jeito de me afastar sem ela perceber.

    ResponderExcluir
  10. Quando digo que cheiro falsidade à distancia...ou não gosto de uma pessoa só de olhar para ela....muita gente me diz que é implicância minha e sem razão alguma...mas ela existe...aqui está a explicação! Euzinha! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu também sai de um bom emprego,que para mim era insuportável o ambiente, primeira vez que consigo me identificar com alguém, muito bib isso.

    ResponderExcluir
  12. Nunca pensei nisto, mas aconteceu uma coisa estranha esse fim de semana, fui passar final de semana na casa da sogra em outra cidade, amanheci com muita angústia e não parava de chorar, meu marido e meus sogros me perguntavam o que estava aço tecendo, eu só dizia q queria minha casa, que nem eu sabia dizer o porquê Estava chorando tanto. Eu já me senti assim outras vezes, até achava que era depressão, tem pessoas da minha família que nunca co segui ficar perto, será que sou isso aí? Kk

    ResponderExcluir
  13. É uma questão psicológica ou espiritual?

    ResponderExcluir
  14. Realmente acontece com muita frequencia comigo.

    ResponderExcluir
  15. Sinto tão mal que parece que vou desfalecer.Um dia uma pessoa nunca fez nada comigo mas achei que fosse morrer então pedi que ela se retirasse pq tinha que ir embora quando ele sai o escritório a melhorar,se a vejo parece que vou morrer horiveho.

    ResponderExcluir
  16. Não sei se sou sensitivo mas já senti uma energia carregada de negatividade em algumas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que aprender lhe dá com pessoas de energia rui, hoje já consigo ter mas equilíbrio, com várias situações que ja passei.

      Excluir
  17. Perfeito, e assim mesmo sinto tudo isso.

    ResponderExcluir
  18. De qual forma nos sensitivos podemos nos preteger ou conseguir viver com essas pessoas e energias negativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orando e vigiando. Pedindo proteção para que possa passar seu dia com tranquilidade, paz e harmonia!

      Excluir
  19. No texto diz que quem tem esta habilidade a considera positiva. Eu tenho e não gostaria de ter. Não desenvolvo, reprimo. Sofro muito com todas estas características relatadas no texto. Talvez apenas não saiba lidar com isso.

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Sai de um emprego onde vc ganhava bem e fazia o que gostava por esse motivo. Entrou uma pessoa para trabalhar comigo e alguma coisa errada entrou com ela. Não consegui aguentar. Foi mais forte do que eu e não deu outra. Coloquei o meu cargo a disposição e ela aceitou. Foi um enorme alívio. Parece ir tirei o mundo das minhas costas.

      Excluir
  21. Quando estou perto de pessoas negativas e lugares carregados eu fico bocejando o tempo todo.

    ResponderExcluir
  22. Eu sinto assim .
    Me sinto tão mal.
    Desepicionada .

    ResponderExcluir
  23. Exatamente isso.. É de cunho espíritual! O que está em nós não está nessas pessoas!O mal assim como o bem pode ser sentido e visto!Podemos apresentar sintomas ou sentimentos desses cenários/pessoas! Devemos orar pela libertação dessas pessoas/ambientes, e não forcarmos nossa natureza espíritual a compartilhamos ambientes/pessoas, isso pode desestruturar nossa saúde mental, emocional e espiritual! Afastar-se do mal/apartar! Missionária Cláudia Leao

    ResponderExcluir
  24. Eu sofro muito com isso ,já houve casos de chorar inexplicavelmente por uma pessoa q estava perto de mim a nunca tinha visto na vida, eu sentia ,mais úmidas coração disparado é a sensação de culpa.Nao sabia explicar isso .

    ResponderExcluir
  25. Acontece o mesmo comigo. As pessoas perguntam o que houve e não tenho explicação,chego ao extremo de chorar.

    ResponderExcluir
  26. Comigo acontece seguido, tanto com pessoas e com lugares. Se sinto algo estranho eu me calo e tento me afastar da pessoa. Já comprovei que se sinto algo ruim quando uma pessoa está perto coisa boa ela não é.

    ResponderExcluir
  27. Que legal me identifico sensitivo são pessoas do bem...

    ResponderExcluir
  28. Boa noite isso mesmo às vezes nem cheguei no local mas sei que aquela pessoa reage de maneira que me encomoda, acha que está agradando alguém mas na verdade quer se aparecer ,isso me deixa impaciente.

    ResponderExcluir
  29. É exatamente isso que sinto no meu ambiente de trabalho, me afastei das pessoas que tem esses karmas de falsidade,inveja e vingativas.

    ResponderExcluir
  30. Quando entro em uma casa percebo rapidamente a energia do lugar, se é boa ou ruim, muitas vezes não consigo permanecer mais que alguns minutos, me sinto agoniada, me falta ar

    ResponderExcluir
  31. É tão forte, que desenvolvi fobia social.

    ResponderExcluir
  32. Eu ja sinto me diferente quando algo de bom ou ruim no dia a dia vai ocorrer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim logo quando eu acordo se vai acontecer algo ruim durante o dia eu sinto uns calar frio descendo na nuca

      Excluir
    2. Também sou assim...sinto ate um aperto no coração da te medo pq tem dias q sinto q alguém vai morrer e logo vem a noticia....

      Excluir
  33. Acho que sou...tudo isso e mais um pouco acontece comigo.

    ResponderExcluir
  34. Tenho isso desde criança e como todos sempre tive medo,mas agora aprendi a enfrentar e não tenho mais medo, isso é um dom que temos,e devemos usar isso para ajudar e não nos reprimir e fujir.

    ResponderExcluir
  35. Uma coisa importante, me parece, é ninguém se achar melhor que ninguém, por conta do fato de ter uma sensibilidade mais aflorada. Não acredito que isto seja sinônimo de "alta espiritualidade". Talvez pudesse ser até o contrário!
    Se nosso destino comum é iluminação (pelo menos conforme ensinam diversas tradições de conhecimento), não deveríamos, a priori, ter preocupações quanto ao nosso estado evolutivo. Afinal, todo e qualquer estado, neste caso, é transitório. Cada qual vive a própria singularidade e é preciso ter sempre presente que somos seres em processo, imperfeitos, transitando rumo à consciência plena e que, portanto, somos, inclusive, passíveis de erro, e erramos muito, ao longo da vida. Interpretar uma possível intuição de maneira equivocada também faz parte. Então todo cuidado é pouco, para não cairmos na armadilha da "infalibilidade". Afinal, a verdade não tem posseiro.
    No mais, estar atento a si mesmo, observar-se, é um ótimo exercício. Quem se observa, com alguma autocrítica, também se protege dos artifícios do ego. E pode se capacitar, naturalmente, através do reconhecimento profundo da própria sensibilidade, a usar verdadeiros escudos de energia protetora, quando tiver que enfrentar situações como as apresentadas no texto acima.
    No mais, que o "caminho se faça enquanto caminhamos"...
    Namastê!

    ResponderExcluir
  36. Tudo que li e verdade,sou sensitiva eu vivo isso todos os dias pq lhe damos e convivemos com pessoas e ambiente negativos.

    ResponderExcluir
  37. tenho também …..difícil explicar … fico colhendo inclusive energias de casas abandonadas

    ResponderExcluir
  38. Também me identifiquei com a reportagem, muito interessante...

    ResponderExcluir
  39. Eu sou assim pois tudo que eu li no texto acontece comigo Mais isso é normal

    ResponderExcluir
  40. Já nem me assusto mais com isso.Através da espiritualidade eu aprendi a lidar com essas situações, mas é um aprendizado constante. Nós sentimos de forma mais intensa toda negatividade das pessoas ou lugares que nos cercam. E é isso, nos afastarmos,mas pedindo muito discernimento e sabedoria para nós e muita, mas muita luz para essas pessoas.

    ResponderExcluir
  41. Na verdade acontece muito comigo, coisas desse gênero, por vezes tenho de me afastar.
    Não é fácil, se começa se a falar e a contar coisas que se passam comigo não haveria espaço para tanto.. tantas são as vezes que fico doente e me ídolo em sofrimento, sem ninguém para poder explicar o que me Deixa assim....
    Sofrido silêncio

    ResponderExcluir
  42. Nossa. Eu tenho todos esses sintomas,os mais freqüentes são tonturas e arrepios.
    Faço tratamento psiquiátrico a11 anos e não tenho melhoras.
    Agora estou lendo essa matéria e acabei de descobrir que sou uma sensitiva.

    ResponderExcluir
  43. Acabou de me classificar como pessoa !Não fazia ideia que ouvesse um estudo nem pessoas com vivências tão semelhantes .

    ResponderExcluir
  44. Com toda certeza da minha vida quando fico perto de alguem e me sinto mal sinto um tipo de asco da pessoa .Um dia teimei dei chance da pessoa ter minha amizade achei q fosse paranoia minha.Fiz de tudo p ser amiga no final me ferrei feio pq a pessoa tinha o mal no coração.Agora sigo minha intuição e tenho acertado 99 por cento das coisas q vão acontecer mediante o comportamento das pessoas.Me protejo com afastamento.

    ResponderExcluir
  45. Acontece comigo com pessoas que não mim identifico! Só que pra pessoas próximas a mim acham que estou errado 🤔

    ResponderExcluir
  46. Ah agora vai aparecer um montão ... todo
    Mundo sente kkkkk aiai

    ResponderExcluir
  47. Sou assim também, mas aprendi com o passar do tempo que a melhor forma de não sofrer por ser assim é ser o mais sincero possível mesmo que pareça duro, é difícil no início mas com o tempo se acostuma.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.