Saiba qual é a melhor Panela para Saúde.


Saiba qual é a melhor Panela para Saúde.

A melhor panela para saúde é aquela que não libera metais pesados como alumínio ou níquel nos alimentos porque estes ao longo do tempo facilitam o desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, Câncer e até mesmo hiperatividade e déficit de atenção nas crianças.


Boas opções de panelas para ter em casa e não as de Inox, titânio, vidro temperado, além da panela de ferro e a de cerâmica. Saiba as vantagens e desvantagens dos 10 tipos de panelas mais usadas:






1. Panela de inox 

Vantagem: Aquece rápido, diminuindo o tempo de cozimento dos alimentos. Não solta nenhuma substância na comida, desde que não tenha níquel em sua composição.

Desvantagem: Os alimentos podem ficar grudados ao cozinhar com menos óleo, o que deixa a panela com aparência manchada e queimada. Para que esse tipo de panela dure mais tempo deve-se lavar com a parte macia da esponja de louça e usar bombril para ariar, para que ela não fique arranhada.

2. Panela de alumínio

Vantagem: Econômica e fácil de encontrar.
Desvantagem: O alumínio da panela se solta contaminando o alimento. Isso está relacionado ao desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer, Câncer, Hiperatividade e por isso não é recomendado ter em casa esta panela para cozinhar. A quantidade de alumínio não é muito grande em cada preparo, mas quando a panela é usada para cozinhar todos os dias, o alumínio vai se acumulando no corpo, provocando doenças. 

3. Panela de teflon ou anti-aderente

Vantagem: O alimento não gruda e por isso pode-se cozinhar com pouco óleo, sendo mais fácil de limpar.

Desvantagem: Quando esta panela fica riscada libera teflon nos alimentos, sendo prejudicial à saúde alterando o funcionamento dos hormônios, e por isso sempre que ela tiver algum risco deve-se trocá-la por outra. A única forma de usar a panela anti-aderente sem riscar é só cozinhar com colher de pau ou de silicone e jamais ariar esse tipo de panela e sempre que ela tiver o primeiro risco, deve-se ser descartada.





4. Panela elétrica

Vantagem: A parte interior da panela é revestido de um material anti-aderente e geralmente cozinham muito rápido. Existem panelas comuns, próprias para fazer arroz e até mesmo panela de pressão elétrica.

Desvantagem: Só pode ser usada com luz elétrica.




5. Panela de ferro fundido

Vantagem: O ferro é liberado para os alimentos, sendo útil no combate à anemia causada pela deficiência de ferro. Já, a panela de ferro esmaltada não libera ferro nos alimentos, é resistente e é muito mais fácil de limpar que a panela de ferro tradicional.

Desvantagem: Pode enferrujar e por isso deve-se lavar com esponja e detergente neutro e depois secar na boca do fogão. Colocar 3 gotinhas de azeite num guardanapo e passar em toda parte interna da panela é uma boa forma de a manter sempre limpa e sem ferrugem.





6. Panela de vidro temperado

Vantagem: É fácil de limpar, não libera nenhuma substância tóxica nos alimentos e conserva bem o calor.

Desvantagem: Por ser de vidro pode quebrar se cair no chão, tendo curta durabilidade.

7. Panela de barro

Vantagem: É ótima para fazer molhos, sopas, feijão ou ensopados, sendo muito usada no interior do Brasil e no Nordeste.

Desvantagem: Demora mais tempo para esquentar, mas quando isso acontece ela conserva o calor dos alimentos por mais tempo. Outra desvantagem, é que se cair no chão, pode quebrar.



8. Panela de pedra sabão

Vantagem: Libera minerais bons para saúde como magnésio, ferro e cálcio, e são excelentes para preparações como molhos, ensopados e feijão. 

Desvantagem: É porosa e restos dos alimentos podem ficar grudados em seus pequenos poros, promovendo a proliferação de germes, e por isso deve-se lavar esta panela muito bem após cada uso, sendo o bicarbonato de sódio uma boa opção para manter a panela devidamente limpa.

9. Panela de cerâmica esmaltada

Vantagem: É fácil de limpar porque é anti-aderente, conserva bem o calor e não liberam substâncias prejudiciais à saúde nos alimentos.
Desvantagem: Algumas marcas usam chumbo ou cardimo na tinta dessas panelas, o que pode prejudicar a saúde, por isso deve-se observar na sua etiqueta se estas substâncias estão presentes, porque se estiverem poderão contaminar os alimentos. Mas desde que a panela de cerâmica não tenha tais substâncias químicas na sua tinta, ela não traz nenhum prejuízo para saúde.





10. Panela de titânio

Vantagem: Não libera nenhuma substância tóxica nos alimentos, é anti-aderente, fácil de limpar e mantém bem o calor dos alimentos. 
Desvantagem: São mais caras que as outras.



Compartilhe com seus amigos !!!












Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.