Limpando os olhos do seu cão: dicas e recomendações.



Limpando os olhos do seu cão: dicas e recomendações.

Os cuidados com a limpeza dos olhos do seu cão podem variar de acordo com a raça, já que a quantidade de pelos ao redor dos olhos influencia diretamente os hábitos de higiene a serem adotados.

A limpeza dos olhos do seu cão é essencial para o cuidado do seu animal de estimação, especialmente porque os cães são frequentemente expostos a vários estímulos e atividades que podem comprometer a higiene dos olhos e causar desconforto e até mesmo infecções. Graças a estas recomendações simples, você poderá cuidar melhor da visão de se peludo e evitar problemas futuros.

Secreções naturais que você deve levar em conta





Tanto os olhos dos animais quanto os das pessoas secretam continuamente uma série de fluidos que os ajudam a permanecer úmidos durante o sono. Assim se produzem as chamadas remelas, que podem ser esbranquiçadas, esverdeadas ou estarem acompanhadas por pus, o que indicará uma provável infecção ocular.

A cor esverdeada das remelas, embora não seja preocupante nos seres humanos, em animais é geralmente um indicador de um problema subjacente. Nos cães, elas geralmente têm uma cor esbranquiçada e quase sempre eles não têm muita dificuldade para expulsá-las dos olhos.


As remelas esverdeadas ficam presas no ponto lacrimal, irritam o olho e, no caso de não serem eliminadas naturalmente, podem originar infecções.

O tipo de raça de cão que temos influencia os hábitos de limpeza ocular do nosso animal de estimação. Por exemplo, se você tem um cão com um focinho curto, provavelmente as remelas quando expulsas, acabarão se acumulando nas dobras da pele do nariz, o que poderá levar à irritação da pele.





Se você tem um cão com pelos grossos, especialmente ao redor dos olhos e da testa, como muitas vezes acontece com os cães da raça Yorkshire, o melhor é cortar esses pelos para evitar germes e outros corpos estranhos nos olhos, que poderão causar conjuntivite.




A limpeza dos olhos do seu cão: remédios caseiros

No caso de querermos adquirir uma série de hábitos de higiene que previnam doenças futuras, a limpeza dos olhos do seu cão poderá ser realizada em casa de forma confortável e segura. Entre os métodos de limpeza mais simples e mais comuns, encontramos:

-Limpar os olhos com um pano ou esponja úmidos. Certifique-se de umedecê-los com água à temperatura ambiente e não os embeba completamente: seu cão pode se sentir desconfortável e associar essa prática a algo desagradável.

-Tente não usar lenços comuns ou guardanapos de papel ao limpar os olhos do seu cão. Uma vez molhados, eles tendem derretem e deixam pedaços de papel espalhados na face do animal e que poderão entrar em seus olhos.

-Há muitos lenços umedecidos no mercado que normalmente são usados ​​para este tipo de processo. A variação de preços e marcas afeta a qualidade dos produtos que eles usam em sua fabricação, então leia a composição e certifique-se de que eles sejam direcionados para animais e não para pessoas.

-Se você quiser limpar o rosto do seu cão, tente usar apenas água. Géis e xampus não precisam ser usados ​​nesta área e podem irritar os olhos de seu animal de estimação com muita facilidade.





-Sob os lacrimais de muitos animais, inclusive os dos gatos e dos cães, geralmente se formam manchas esbranquiçadas que não são apenas o resultado da reação que as lágrimas dos animais experimentam em relação às bactérias vizinhas. O mais comum é que elas sejam removidas com o passar suave de um pano úmido, mas existem soluções no mercado que podem ajudar a limpar os pontos mais difíceis. Se houver um excesso, consulte seu veterinário, pois isso pode ser sinal de uma doença subjacente.



Compartilhe com seus amigos !!!!








Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.