Síndrome da segunda-feira.




Síndrome da segunda-feira.

Denise de Moura*

Muitos profissionais sofrem com a tal da “síndrome da segunda-feira”, cujos sintomas são bastante conhecidos: domingo à noite, só em pensar que precisam retornar ao trabalho pela manhã, já começam a sentir dores de barriga, de cabeça, taquicardia. Se você é uma dessas pessoas, não se apavore, pois não está sozinha. Uma considerável quantidade de profissionais sofre ou já sofreu essas reações.

A boa notícia é que é possível tratar essa síndrome de forma assertiva, mas para isso será necessário identificar suas causas reais.

Veja a seguir algumas delas:



“Eu não queria que o final de semana terminasse”

A maioria de nós desejaria viver num final de semana eterno, não é mesmo? Ele é muito esperado justamente porque temos a oportunidade de fazer coisas que não realizamos durante a semana: ficar com a família, descansar, ler um livro, ver um filme. Se este é o seu caso, sugiro que estenda essas boas lembranças e sensações para a 2ª feira. Mas como se faz isso?

Logo após o expediente, faça um programa diferente com a família ou com os amigos que provavelmente você só faria no final de semana. Vá ao teatro, ao cinema, a uma livraria ou dê um mergulho no mar. Geralmente na segunda-feira esses lugares estão mais tranquilos e você irá se divertir muito mais. Ou fique em casa, mas faça um jantar especial, assista a um filme, tome um vinho. Você terá a sensação de que o final de semana está mais longo. Quando perceber… já é terça-feira!

“Sempre na 2ª feira tenho excesso de prioridades”

Sabe por que isso acontece com a maioria das pessoas? Simplesmente porque na sexta-feira, por volta das 16h, tendemos a empurrar alguma atividade para a próxima semana e, com isso, passamos o domingo ansiosos pensando nas inúmeras pendências que precisamos resolver.

Se este é o seu caso, sugiro sempre deixar a “casa arrumada” para a próxima semana. Toda sexta-feira à tarde, antes de ir embora, organize a agenda. Liste suas principais atividades que deverão ser finalizadas logo na segunda-feira pela manhã. Ao se organizar, você consegue iniciar a semana com mais foco e menos estresse.



“Eu definitivamente não gosto do meu trabalho”

Se você não gosta do seu trabalho, muito provavelmente não sofre da síndrome da segunda-feira. Na verdade, todos os seus dias são extremamente desgastantes. Você está estressado, tem enxaquecas, gastrite, labirintite, fadiga muscular. Antes de pegar as suas coisas e pedir demissão, veja se é possível mudar de atividade ou de setor dentro da sua empresa. Esta pode ser uma solução interessante, sobretudo se você gosta do local em que trabalha. Permanecer no emprego, mas com uma nova perspectiva pode ser tão desafiante e motivador quanto ingressar em uma nova empresa. Além disso, o mercado não está “para peixes”, sobretudo se você já tem uma idade mais avançada e deseja começar do zero.

Em contrapartida, se você percebe que já tentou de todas as formas ser mais feliz em sua área de atuação, mas não conseguiu encontrar significado no que faz, pode ser uma boa hora para repensar a sua carreira. Tente visualizar todos os aprendizados adquiridos até agora e busque algo que lhe dará mais satisfação. Mas lembre-se: se você não sabe qual caminho seguir, qualquer um serve. Não adianta apenas trocar de empresa. Será necessário montar uma estratégia de mudança.

Converse com profissionais que atuam na área em que você deseja ingressar. Entenda quais atividades irá desempenhar ao seguir esse caminho, assim como as dificuldades que terá de enfrentar neste novo mercado. Se você está certo desta mudança, parta para o próximo passo: especialização. Estude, faça cursos e aprimore as competências essenciais para lograr êxito.



Mas atenção: ter uma reserva financeira é fundamental, sobretudo se você pretende pedir demissão da empresa em que trabalha para se preparar melhor. As contas e obrigações financeiras não irão desaparecer nesse período.

A partir de hoje, trate a síndrome da segunda-feira com mais atenção. Você pode identificar questões que nunca imaginou estar vivenciando. Ao ter clareza das suas irritações, provavelmente conseguirá tratá-las com eficácia.



Compartilhe com seus amigos !!!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.