Uso de cosméticos por meninas antecipa puberdade, aponta estudo dos EUA.



Uso de cosméticos por meninas antecipa puberdade, aponta estudo dos EUA.


Compostos químicos de maquiagens, perfumes e loções tiveram esse efeito em crianças na faixa dos 9 anos.



CALIFÓRNIA — A exposição a componentes químicos de maquiagens, xampus e outros produtos de cuidado pessoal podem estar antecipando a puberdade das mulheres, sugere um estudo da Universidade da Califórnia. 


De acordo com os pesquisadores, o uso frequente dessas substâncias estariam afetando hormônios do crescimento e adiantando a puberdade de meninas na faixa dos 9 anos de idade.






Entre 1999 e 2008, o estudo publicado no jornal "Human Reproduction" examinou cadeias carbônicas de ftalatos, parabenos e fenóis a partir de testes de urina das mães grávidas e, nove anos depois, testaram a urina de seus filhos atrás de sinais do início da puberdade. No total, 388 crianças — 179 meninas e 159 garotos — foram estudadas. 




"Descobrimos que mães com níveis altos de dois desses químicos no corpo durante a gravidez tiveram filhas que entraram mais cedo na puberdade. Nós também descobrimos que meninas de nove anos detectadas com altos níveis de parabenos entraram mais cedo na puberdade", explicou o Dr. Kim Harley, professor de saúde pública e coordenador da pesquisa.




SAIBA MAIS


Ftalatos são usados em aromatizantes como perfumes, desodorantes e sabonetes. Parabenos são encontrados em cosméticos, fenóis utilizados em desde batons à loções e triclosan — um agente antibacteriano — pode ser achado em tipos de sabonetes e cremes dentais.





Para cada duplicação da concentração desses químicos medida na urina das mulheres grávidas, descobriu-se que suas filhas passavam pela puberdade em média um mês antes do previsto. Nos meninos, entretanto, não foram detectadas mudanças no tempo da puberdade. O pesquisador atentou ainda para algumas consequências negativas da puberdade antes da hora:



"A puberdade tem acontecido cada vez mais cedo nas últimas décadas e a hipótese é de que os produtos químicos tenham relação com isso. A puberdade precoce nas meninas aumenta o risco de distúrbios mentais e comportamentos perigosos. À longo prazo, ela também amplia a probabilidade de câncer de mama e ovário."  




A endocrinologista da Faculdade Imperial de Londres, sem relação com a pesquisa, pontuou o aumento do sobrepeso — o que resultaria em mais crianças obesas — como outro efeito da puberdade precoce. 


"Para evitar esses potenciais danos, o ideal seria limitar a exposição desnecessária à compostos químicos. Mas, considerando que este é um hábito tão comum, colocar isso em prática pode ser um desafio."



Fonte: O Globo




Compartilhe com seus amigos !!!











Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.