O líquido vermelho que tem em toda carne NÃO É sangue! Confira do que se trata


Dificilmente você nunca tenha comido uma carne que tenha um líquido vermelho suculento. Muitas pessoas dizem ser sangue, mas isso é um equívoco. Confira do que realmente se trata.


O EQUÍVOCO EM PENSAR QUE O LÍQUIDO VERMELHO DAS CARNES É SANGUE

Aqueles que vão a uma churrascaria e veem um pedaço de picanha com esse líquido dizem coisas como: “está no ponto de cru” ou “odeio carne com sangue”.  Mas, na verdade, aquilo não é sangue. Se o sangue das vacas nem chega no açougue, por que chegaria ao seu prato?

Quando o animal é morto, o sangue é escoado, e sobra apenas pouco sangue no coração e pulmões – partes que poucas pessoas comem. Mas qual a explicação para esse líquido? Aquele líquido na verdade vem da mioglobina, uma proteína conjugada encontrada nos músculos.

A bióloga Leonizia Valdeci de Melo explica: ilé mignon, contrafilé, alcatra, picanha, fraldinha, tudo isto é músculo. Músculo não tem hemoglobina, mas tem mioglobina, que também dá a coloração vermelha à carne. A hemoglobina é uma proteína presente no sangue e que define sua cor, contém ferro e leva do pulmão o oxigênio necessário aos movimentos para os tecidos musculares. Nos músculos, também há outra proteína, chamada mioglobina, que ajuda a manter o oxigênio, sendo esta proteína responsável pela cor vermelha da carne.

Interessante, não? Agora sempre que você ouvir alguém chamando isso de sangue, você terá consciência do equívoco que está sendo cometido e, talvez, até mudará a visão que você tem das carnes. 




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.