Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas
Matemática, português, geografia e... educação ambiental! Em breve o assunto pode virar disciplina obrigatória nas escolas do Brasil. Saiba mais!
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS
Atualmente, o assunto passa longe de ser bem abordado nas salas de aula do país. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o único compromisso das escolas é tratar o tema, ocasionalmente, dentro das disciplinas obrigatórias.
“Tratar a educação ambiental como tema transversal, como é hoje, inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água e ecologia devem ser tratados com a devida importância”, disse o senador Cássio Cunha Lima à Agência Senado.
O projeto de Lei aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e, se aprovado, vai ser submetido à avaliação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, para só depois ir a plenário (e, posteriormente, passar por sanção presidencial). Ou seja, a medida ainda tem um longo caminho a percorrer até virar Lei.
Concordo que deveriam sim .
ResponderExcluirÉ a conscientização desde cedo e tbm é para eles msm desfrutarem .
Bom dia. Devia sera incluída a matéria Moral e Cívica com assuntos tipo educação ambiental, economia doméstica; comportamento social e cívico. Quanto à ecologia, se não mudar a metologia de ensino professores continuarão a se limitar a pesquisas na internet; visitas aos jardins públicos para ver algumas plantinhas; assistir DVD em sala de aula. Pronto a matéria terá sido lançada como sempre. Alunos têm que sentir a realidade que vivemos: bueiros entupidos, papéis jogados nas calçadas; desperdício de água; ruas desarborizadas (incentivando-as a plantar árvores nesses logradouros). O que os alunos aprenderam sobre ecologia através dessas décadas? Nada... Ou quase nada. Nossos jovens estão sem educação ambiental, social e cívica; resultado de ensino decadente... Há projetos prontos, mas nada que melhore a sua qualidade... O que está ruim... "Damares defende homeschooling e diz que “pais poderão aplicar mais conteúdo que a escola". Ora essa...
ResponderExcluirOLÁ...Perfeita colocação José Aloísio Soares. Concordo contigo.
ExcluirPonto um: Você está certo que deveríamos ter Moral e Cívica nos colégios obrigatórios...
ExcluirPonto Dois: Sei que quer associar essa implementação a falta de moral e cívica, isso é um ótimo jeito de reivindicar, mas do jeito que fala, parece que a implementação singular da matéria é descredibilizada, e não é, se for aprovado somente esta matéria, já é um avanço...
Outra coisa, você deve levar em consideração a organicidade e fluidez do mundo hoje, e talvez a moral e cívica que você imagina ou tenha estudado, pode estar defasada e engessada...
acho que o que você quis expressar é a "Ética" pois tendo a mesma você terá em conjunto de forma muito orgânica uma coisa chamada empatia, que combinados nos faz julgar nossas ações em todos os âmbitos, e não seguirmos regras de formas restritivas...
um exemplo são as leis de assentos prioritários nos transportes públicos, o que essas leis dizem entrelinhas é: "População, vocês não tem educação e empatia suficiente para julgar quem é mais necessitado que você para ocupar este assento"
Com esse exemplo sabemos que educando melhor, dando bons exemplos aos nossos filhos e crianças, ensinando também a ecologia e como ela deve ser tratada é o caminho certo, e não somente a normatização...
Moral e cívica tem sim seu espaço de importância, assim como esta matéria, nada anula a outra...
Grato
João Paulo Vital - RJ
Muitas escolas estaduais já desenvolvem projetos ligados a educação ambiental, creio que temos muitos a avançar.A minha escola tem um projeto que trabalha com vegetais, onde os alunos plantam, cultivam e consomem . O que me deixa feliz é ver alunos mudarem os hábitos alimentares.Adubo orgânico , compostagem com a grama retirada da própria escola, sem uso de agrotóxico.
ExcluirA transversalidade nunca funcionou !
ResponderExcluirEducação financeira e inteligência emocional essa seria as matérias que eu amaria ter estudado na minha formação.
ResponderExcluirMas tudo isso precisa ter a educação ambiental...
ExcluirInteressante. Pode seguir como tema transversal ou virar disciplina. E é importante, como acontece em muitas escolas, que se uma o estudo do ambiente natural, como já se faz na Geografia, a questões mais próximas e práticas do dia a dia, como o cuidado com as águas, a redução e bom acondicionamento dos lixos e a confecção de objetos a partir de sucata. Reler e criar. Ao mesmo tempo que direitos (como ter saneamento básico) e responsabilidades, individuais e coletivas quanto ao cuidado do planeta no ambiente que nos cerca.
ResponderExcluirEssa matéria é de 2017 e pelo que tenho observado, a nova BNCC retirá a obrigatoriedade das temáticas ambientais como tema transversal no ensino fundamental. Isso é um grande retrocesso, visto que é fundamental trabalhar esses conteúdos desde a primeira infância quando as crianças têm mais interesse, motivação e curiosidade...
ResponderExcluirIsso! Havia essa possibilidade, agora não mais.
Excluirque noticia maravilhosa!
ResponderExcluirque noticia maravilhosa!
ResponderExcluirQue orgulho de mim mesma agora, estou sentindo , pois junto do meu grupo de conselheiros do CADES Capela do Socorro ,apresentei um projeto sobre a Educação Ambiental nas escolas em São Paulo. Foi submetido à votação e aprovado pelo plano dirtetor de São Paulo em 2010.
ResponderExcluirFicarei muito feliz vendo a Educação Ambiental entrar para a grande escolar em todos os níveis escolares.
É grande a dificuldade de obter uma visão mais global da realidade, uma vez que geralmente o conhecimento é apresentado para os alunos de forma fragmentada pelas disciplinas que compõem a grade curricular escolar. Entretanto, a formulação do projeto educacional do Centro de Ensino Interdisciplinar – CEI - internalizando a Educação Ambiental como disciplina por meio da discussão, decisão e encaminhamentos conjuntos, com atribuição de responsabilidades pelos corpos docentes e discentes, possibilita superar o fracionamento do saber. As divergências de interesses, vários exercícios profissionais e as diferentes escalas de valores, por terem que se articular na efetivação do projeto pedagógico, contribui para a construção de uma cidadania com consciência ecológica.
ResponderExcluirComo gestor ambiental, procuro dar palestras nas escolas gratuitamente em minha cidade, sobre temas locais. Mas... é muito difícil conseguir autorização para fazer. Espero que realmente aconteca esse projeto.
ResponderExcluircontra os lobbies internacionais do petroleo, minério, e agro pecuaria em doses industrias sem limite ou fim a vista, interesses globais da especulaçao e capitalismo estao em contradiçao com o ambiente finito nao se ensina nada que nao sirva este paradigma. tem que se contabilziar as reservas e funcionar numa economia dos recursos. quando ja nao houver recursoso sera o fim.
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