5 comportamentos que revelam a falta de inteligência emocional.



5 comportamentos que revelam a falta de inteligência emocional.

Quando há falta de inteligência emocional, uma série de complicações pode ocorrer na vida diária de uma pessoa. As habilidades para fazer as coisas, mesmo transcender a si mesmo em um jogo ou descobrir uma nova habilidade intelectual, não assuma que podemos desfrutar e apreciar este, esta falta de inteligência emocional não pode ser medido da mesma forma que a matemática ou a capacidade intelectual, já que o sucesso não vale nada se formos sufocados pela tristeza ou frustração que não nos permite desfrutar de tudo isso.

A inteligência emocional não significa ser bem sucedida nem sempre conseguimos o que queremos, não tenho certeza de que vai ser mais charmoso ou mais popular. A capacidade da inteligência emocional tem mais a ver com autocontrole e autoconfiança. São atitudes que são cultivadas internamente, mas que se refletem em nosso comportamento externo e trazem atitudes mais assertivas.





Sinais de falta de inteligência emocional

Algumas características da falta de inteligência emocional podem ser notórias diariamente. Você pode ver isso em pessoas que aparentemente conseguem o que querem ou são muito bem sucedidas, e mesmo naqueles que não são de todo bem sucedidos, também é possível.

1. A zombaria dos outros

Há uma grande diferença entre rir com alguém e rir de alguém. Aqueles que desenvolveram inteligência emocional reconhecem essa diferença. Mas não só isso, mas eles também conseguem sentir quando uma piada está causando desconforto.

Se a inteligência emocional não é aplicada, as pessoas acabam culpando os outros. Eles sentem que, se os outros não suportam a piada, é porque são " amargos " ou " sensíveis demais ". Nem sequer lhes ocorre que suas piadas podem não ser tão engraçadas, ou que possam ser ofensivas. Ou simplesmente que os outros podem ser diferentes deles e não precisam aceitar todas as suas piadas.

2. Stress quando alguém não entende o que você está explicando

Há pessoas que ficam muito tensas quando alguém não entende o que está tentando dizer. A pior parte é que eles acabam culpando a outra pessoa por isso. Eles usam frases como: " É realmente tão difícil de entender? "Ou" Qualquer um pode entender . " Desta forma, passa de uma situação intensa para uma agressiva.





Essa característica revela que a pessoa é muito rígida e provavelmente egoísta. São eles que têm dificuldades em entender que existem diferentes formas de processar e assimilar informação. Tampouco contemplam a possibilidade de que seu modo de explicar seja o que pode ser defeituoso. Eles acabam causando danos em uma situação que poderia ter sido resolvida com apenas dois minutos de paciência. 

3. Recusa-se a considerar opiniões diferentes


Ao longo do nosso desenvolvimento, todos nos formamos com o que é chamado de "sistema de crenças". Estas são idéias que vêm da educação que recebemos, bem como de nossas experiências e nossa própria personalidade. Nós formamos uma concepção de realidade que serve como um ponto de referência para nós.

No entanto, em alguns casos, esse sistema de crenças também pode se tornar uma cápsula que nos impede de se aproximar da realidade. Neste caso, nossa visão do mundo não é fruto do desenvolvimento pessoal, mas sim da neurose não resolvida. É por isso que qualquer opinião que difere da nossa é vista como uma ameaça, mesmo antes de analisar se é válida ou não.

4. Eles odeiam o seu trabalho

A maioria de nós passa muito tempo em nossas vidas trabalhando. Esta é uma realidade que não podemos evitar. Embora não seja o único aspecto de nossa existência, é um dos principais aspectos que nosso tempo e energia assumem.





Qualquer trabalho, por mais simples ou difícil, contribui para quem o faz. Quando é um trabalho que detestamos, que não podemos mais aguentar, não há razão para continuar fazendo isso: todos devem se prometer que procurarão e encontrarão um emprego que lhes permita crescer de alguma forma.

5. Eles não assumem sua responsabilidade em cada falha


Esta característica pode ser resumida por parafraseando o dito bíblico de que alguns podem ver a palha no olho de outra pessoa enquanto eles não podem ver o raio na sua. Há dificuldades que são estritamente próprias, mas há outras que são compartilhadas com um parceiro, em uma equipe ou em uma família. Às vezes, nesses lugares, há pessoas que, quando algo não corre bem, culpam os outros.

Esta é uma característica que permanece de uma insegurança infantil. A pessoa pensa, antes de tudo, que um erro é algo desastroso. E, em segundo lugar, que o objetivo é determinar quem é o culpado e não o que está errado. Para quem tem melhor desenvolvimento emocional, o erro é visto como algo normal que, quando melhor compreendido, é uma oportunidade de crescimento pessoal. Em vez de procurar alguém para culpar, eles procuram por causas e soluções.

A inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvido . Para alguns é mais fácil, para outros não é tanto. Mas a verdade é que todos os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de viver uma vida melhor. É por isso que vale a pena o esforço para aumentar nossa cota de inteligência que podemos aplicar a todas as nossas ações.

Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.