O que é melanoma: causas e sintomas.



O que é melanoma: causas e sintomas.

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo. Existem vários tipos, entre os quais temos câncer de células escamosas e câncer de células basais, estes são os dois tipos mais comuns de câncer de pele, mas por outro lado, temos melanoma, que não é tão comum quanto os anteriormente mencionado, mas que, se é muito mais perigo

Apesar disso, nos últimos anos, tem visto um aumento significativo na ocorrência de melanomas e estima-se que, atualmente, é a neoplasia mais aumentou em homens e a segunda em mulheres após carcinoma pulmão

O melanoma é o câncer de pele mais grave, origina-se de mutações no interior dos melanócitos , que são células localizadas em todos os tecidos do corpo humano, o que explica por que ele pode se originar em qualquer órgão, embora sua localização O mais frequente é o cutâneo , seguido das membranas mucosas, dos linfonodos e dos tecidos moles.





A principal função destas células é a produção de melanina , que é o pigmento que dá cor à pele e cabelo e também desempenham um papel essencial na proteção contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do sol.

O que acontece durante a formação de um melanoma é que, devido a mutações dentro dessas células (melanócitos), a velocidade da mitose ou a divisão delas é descontrolada, levando à formação de um tumor.

Causas do melanoma

Qualquer um pode desenvolver melanoma, isto ocorre em todos os grupos étnicos, mas não são factores de risco que podem aumentar as possibilidades de desenvolver melanoma cutâneo, estes factores podem ser intrínseca, ou seja, não factores modificáveis que cada indivíduo possui e extrínseca, quais são os fatores de risco que podem ser modificados ou que podem ser evitados.

-História familiar : que algum parente direto, como pai, mãe, filhos ou irmãos, sofreu, a qualquer momento, qualquer tipo de câncer de pele, não necessariamente melanoma.

-Predisposição genética: aqueles indivíduos que possuem genes em seu DNA que, quando ativados, por certas razões enviam sinais para iniciar a mutação das referidas células .

-Pele branca: apesar de mencionar qualquer grupo étnico podem ser afetados por melanoma, deve-se notar que as pessoas com pele clara tendem a ser mais propensas à mesma, porque eles têm baixos níveis de melanina a um pessoa com pele morena e, portanto, a proteção contra os raios ultravioletas é menor.

-As queimaduras solares e a exposição excessiva à radiação ultravioleta: mostra-se que estes raios produzidos pelos leitos de sol e bronzeamento, aumentar grandemente as possibilidades de melanócitos mutação e, assim, a ocorrência de lesões malignas ocorrem.





-Presença de moles em excesso ou sinais atípicos: Considera-se que ter mais de 50 moles no corpo é um importante fator de risco para o surgimento do melanoma. O aparecimento de sinais atípicos também é um fator de risco.

-Imunodeficiência: pessoas com alterações do sistema imunológico, são mais propensas ao aparecimento de lesões dessa natureza.

Por estas razões, é aconselhável evitar a exposição aos raios ultravioleta, usar protetor solar com FPS maior que 15 por dia e reaplicar a cada duas horas.

Recomenda-se também não fazer atividades ao ar livre às 10:00 -16:00 hs, mesmo quando o céu está nublado ou a temperatura é baixa, a radiação emitida pelos raios do sol, é capaz de penetrar na camada ozônio e causar danos à pele, como queimaduras e até bronzeamento.

Se a exposição ao sol for inevitável durante essas horas, deve-se usar roupas apropriadas, cobrindo os braços, pernas e rosto; e é evidente que o uso de espreguiçadeiras com radiação ultravioleta deve ser completamente evitado.

Sintomas de melanoma
Os melanomas podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas, como mencionamos anteriormente, as lesões cutâneas são mais frequentes, isto é, na pele. Geralmente isso ocorre em regiões que têm mais exposição à radiação solar, como face, braços, pernas e costas, isso não significa que os ferimentos não pode aparecer em lugares menos freqüentes, como genitais e solas.


O sinal característico de uma lesão maligna é o aparecimento de uma toupeira com características diferentes do resto ou alterações em uma preexistente.





Para identificar este tipo de moles usamos as letras A, B, C, D e E da seguinte maneira:

-A - assimetria  (moles com forma assimétrica, incomum)
-B - Bordas irregulares (bordas com ondas ou cortes são característicos de melanomas)
-C - Alterações de cor (não são de uma só cor, possuem vários tons de marrom escuro e preto desorganizados na mesma lesão)
-D - Diâmetro (maior que 6 mm)
-E - Evolução (mudanças no crescimento ou na forma ao longo do tempo)

Um melanoma pode ter todas as características descritas acima ou ter apenas um ou dois deles, por isso é recomendável que, se você suspeitar da presença de uma dessas lesões, vá a um especialista.


Compartilhe com seus amigos !!!



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.