Aqui estão 5 sinais de pedra na vesícula que você não pode ignorar.



Os sintomas de pedra na vesícula: 
Aqui estão 5 sinais do problema que 
você não pode ignorar.

Os sintomas de pedra na vesícula são bem peculiares. A vesícula é uma espécie de saco membranoso, que funciona como reservatório para a bile no intervalo entre nossas refeições. O cálculo biliar ou pedra na vesícula, são resultado de um desequilíbrio na precipitação de cálcio e colesterol e são realmente como pedrinhas que podem causar inflamação na vesícula, resultando dores muito fortes, exatamente nesta região.

Na verdade, a maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato. 

Selecionamos aqui 5 sintomas que não devem ser ignorados.




5 PRINCIPAIS SINTOMAS DE PEDRA NA VESÍCULA

1- DOR ABDOMINAL

A dor no abdome é, com toda certeza um dos principais sintomas de pedra na vesícula. A cólica biliar, como é conhecida, é tradicionalmente descrita como uma dor intensa e incômoda que é constante (não é realmente cólica, apesar de seu nome). A dor, decerto é imprevista e intensa no lado direito do abdômen, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente 1 hora após uma refeição. Quanto mais gordurosa for a alimentação, maior é o estímulo para contração da vesícula e, consequentemente, mais intensa é a cólica biliar. A cólica biliar é, portanto, uma dor tipicamente associada à alimentação.

Assim, enquanto a maioria dos cálculos biliares permanece na vesícula biliar e não causa sintomas, alguns ficam alojados no ducto cístico (um tubo localizado no colo da vesícula biliar) ou no ducto biliar comum (um tubo que transporta a bile da vesícula biliar para os intestinos). Esta obstrução causa dor na barriga, que os médicos chamam de cólica biliar.

Um documento escrito por médicos da World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines [1] diz que essa dor abdominal do lado direito ocorre mais superiormente podem irradiar para o ombro direito. A dor também não é aliviada com a evacuação e, ao mesmo tempo, é contínua.





2- DIARREIA APÓS COMER ALIMENTOS GORDUROSOS

Diarreia também pode ser um dos sintomas de pedra na vesícula. Como a bile é um “detergente” natural do organismo, ela ajuda a se desfazer da gordura que comemos. No entanto, com o acúmulo de pedras na vesícula, a produção e liberação da bile fica comprometida. Sem a ajuda da bile na digestão, ao comermos algo gorduroso (queijo amarelo, molhos, carne gordurosa, por exemplo) não há como emulsionar toda a gordura do alimento. Então um dos sintomas de pedra na vesícula é, sem dúvida, a diarreia acompanhada de dor na barriga.

3- FEZES BRANCAS E URINA MUITO CLARA

Observe se sua urina está muito branca (como uma água). Ao mesmo tempo, veja se as fezes esbranquiçadas, sem muita cor e um pouco soltas. Outro sinal pode ser fezes com muco, então, observe. Isso, decerto, é um sinal clássico de falta de bílis no organismo. Este sintoma está fortemente associado a um problema da vesícula biliar, devido exatamente a um baixo nível da bílis.

4- GASES E INCHAÇO

Ter excesso de gases é algo muito habitual. Assim, para afirmar que a consequência disso da dor é pedra na vesícula, este sintoma tem que durar pelo menos uma semana direto. Muitos gases e eructações contínuas (arrotar toda hora). Se notar que o abdome anda aparentemente inchado, vá ao médico, pode realmente ser problema na vesícula biliar.





5- ICTERÍCIA

Quando a vesícula não está mais suportando a bile acumulada, há uma manifestação chamada icterícia.  Na icterícia há um amarelamento da parte branca dos olhos e da pele e acontece quando as pedra obstruem os ductos biliares. Se você tem notado que talvez o tom da sua pele ou os olhos tem estado um pouco amarelado ou que os seus olhos adquiriram de repente essa tonalidade? Então, não hesite e procure o médico. Isso é icterícia, e se deve basicamente a que alguns cálculos biliares bloqueiam o conduto biliar. Isso, a saber, evita que a bile volte ao fígado, e assim à corrente sanguínea.

SINTOMAS RAROS

Além da dor abdominal superior do lado direito, as pessoas relataram outros sintomas de pedra na vesícula. Devido à sua natureza atípica, porém, os especialistas questionam se esses sintomas são realmente parte de uma doença coexistente. Em outras palavras, uma pessoa pode estar sofrendo de cálculos biliares e outra condição médica, como a doença do refluxo gastroesofágico ou úlcera péptica. Assim, destes sintomas menos comuns incluem:

-Dor no peito

-Arrotos frequentes o dia todo, sobretudo após comer

-Sentimento de estar cheio sem comer muito

-Sentimento de estômago inchado

-Fluidos de regurgitação (refluxo)

-Inchaço abdominal





-Sensação de queimação atrás do esterno

-Náusea e vômito mesmo sem a dor abdominal

QUANDO IR AO MÉDICO

Se você estiver sentindo alguma dor abdominal, é importante consultar seu médico para um diagnóstico adequado. Assim, diante de uma dor abdominal severa, persistente, associada ou não a febre, náuseas, vômitos e  icterícia, procure  imediatamente um médico.

Fonte: Diáriodebiologia


Compartilhe com seus amigos !!!



Um comentário:

Tecnologia do Blogger.