Crochê endurecido...aprenda a fazer.

Ultimamente muitos artesãos estão utilizando a Resina Endurecedora Caseira ou termolina caseira, como também é conhecida, em seus trabalhos artesanais. É excelente, porque além de endurecer diversos tipos materiais, cria uma película protetora em tecido, crochê e papel. Na madeira, não modifica cor e fica impermeável.
Antes, porém, vou abrir uns parênteses para falar sobre uma receita para engomar bordados, feita com água e amido de milho. Você só aplica uma vez e ele fica impregnado no tecido sem manchar. Depois nas outras lavagem não é mais preciso fazer o procedimento é só passar o bordado bem úmido.
Vamos a receita: Dissolva aproximadamente uma colher de sobremesa de amido de milho em um copo de água, leve ao fogo mexendo até ferver para obter uma consistência de mingau bem ralo, retire e deixe esfriar um pouco, depois aplique sobre o bordado. Torça e com o tecido ainda úmido passe a ferro. O bordado fica durinho e impecável. Lindo mesmo! Basta passá-los úmidos e eles ficam com o aspecto de engomados.
Agora voltando à resina ou termolina caseira é fácil e bem apropriada para trabalhos manuais. Você faz em duas partes siga a explicação abaixo. Você vai precisar de: Para a Mistura nº 1 2 colheres de sopa de amido de milho 1 copo americano de água (200ml)
Para a Mistura nº 2 4 colheres de sopa de água filtrada 1 colher de sopa de álcool líquido 1 colher de chá de vinagre 4 colheres de sopa de cola branca tipo cascorex. Modo de preparar: Mistura nº1 Misture o amido de milho com a água filtrada. Mexa bem até dissolver. Leve ao fogo até engrossar como um mingau firme. Reserve e deixe esfriar. Mistura nº 2 Coloque os demais ingredientes, a cola, as colheres de água, o álcool e a colher de vinagre. Mexa bem.

Finalizando a resina caseira. A seguir junte as duas misturas (1 e 2) e bata no liquidificador. Pronto a sua resina está finalizada. Guarde na geladeira. O resultado em tecido é semelhante à termolina. Gostei, porque o tecido fica acetinado, não mancha e com menos brilho e no papel ele endurece, deixando-o mais firme e você pode aplicar também em crochê, linha, etc. Fica ótimo.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.