A dupla jornada de trabalho: mães esgotadas com síndrome de Burnout


As mães, em geral, exigem muito de si mesmas, porque querem ser a mãe perfeita. Como resultado, acabam exaustas, física e mentalmente, por isso não é surpresa constatar que sofrem de uma síndrome. Confira que síndrome é essa e o que fazer quando constatada.


MÃES ESGOTADAS COM SÍNDROME DE BURNOUT

Síndrome de Burnout é uma resposta do corpo quando ele foi é submetido a um estresse prolongado e intenso, tanto física quanto emocionalmente, sendo um problema comum para os profissionais que trabalham em contato direto com pessoas em situações de alto estresse. 

A síndrome provoca sintomas como dores de cabeça recorrentes, insônia, fadiga severa, e dificuldades gastrointestinais. Isso representa o maior problema relacionado ao Burnout, pois são sintomas comuns de outras doenças. Ele também é acompanhado de alguns sintomas emocionais, como ansiedade, depressão, irritabilidade e distanciamento afetivo.

Mas por que as mães sofrem dessa síndrome se ela é mais comum em profissionais?

A resposta é simples: ser mãe é um trabalho em tempo integral, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Em muitas ocasiões, assim que acabam de limpar a casa e colocar tudo em ordem, descobrem que já está tudo sujo e bagunçado novamente, o que cria um intenso sentimento de frustração e impotência que as faz questionar o sentido e o valor do que elas estão fazendo.

Muitas mulheres sentem a necessidade de ser mães perfeitas, acompanhar os seus filhos nas atividades extracurriculares e, com esse esforço extra, evitar todos os tipos de problemas. Isso acelera ainda mais o processo de exaustão e aumenta o estresse. Na verdade, tudo leva a crer que as mães super protetoras correm maior risco de desenvolver distúrbios emocionais, como depressão.

Além disso, a síndrome de burnout se alimenta da sensação de falta de controle compartilhada por muitas mães. Elas gostariam de proteger seus filhos, mas se percebem muitas vezes inseridas em situações de impotência. Essa sensação de incerteza e imprevisibilidade acaba sendo muito desgastante a partir do ponto de vista emocional.






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.