Dicas para acabar com a insônia


A insônia é um mal que atinge grande parte da população. Pode ser causada por diversos fatores como estresse, preocupação, ansiedade ou alguma doença psíquica. É muito importante a procura por especialistas que possam contribuir para a resolução do problema, mas existem algumas dicas que podem ser a saída que você precisava. Confira conosco.


DICAS BÁSICAS PARA SE LIVRAR DAQUELA INSÔNIA

Nada de eletrônicos – O melhor a fazer é se desligar completamente dos eletrônicos. A princípio pode parecer extremamente difícil, mas com o tempo você acostuma. Os televisores, smartphones e tablets emitem uma luz fortíssima, que chega a nos deixar com dor de cabeça. Essa luz interfere na nossa produção natural de melatonina, que nada mais que é que o hormônio do sono.
Deixe o ambiente agradável Outro passo imprescindível é a limpeza e organização do quarto. Durante o dia deixe as janelas abertas de forma que o sol entre e o ar circule. Poeira, bagunça , lençóis e fronhas usadas por muito tempo comprometem seu relaxamento.
Esqueça as lâmpadas de LED – Sabemos que a ideia é economizar, mas as luzes de halogênio ou incandescentes (as antigas), projetam a luz amarela que é muito mais aconchegante. Não precisa usá-las pela casa toda, aposte nos abajures de cabeceira.
Feche as cortinas – Quem mora no meio urbano sabe que as luzes de fora podem ser mais fortes do que as de dentro da própria casa. Então, segue a dica: use cortinas mais grossas, que escureçam todo o quarto.
Abafe o barulho Outra questão chata é o barulho externo. Uma dica é usar um ventilador ou purificador de ar para criar um ruído contínuo.
Tome chá morno – Aposte nos chás quando já estiver na cama. Mas escolha os sem cafeína, sem açúcar e numa temperatura mais amena, pois a bebida quente eleva a temperatura corporal, fortalecendo a insônia.
Alimente-se bem – A boa alimentação também é nossa aliada. Alguns alimentos consumidos durante o dia também favorecem para uma boa noite de sono. 
Realize exercícios – Devemos tomar cuidado também com a hora da malhação. Praticar atividades físicas regularmente ajuda a amenizar a insônia, mas o exercício deve ser feito no mínimo duas horas antes de ir deitar. Caso contrário haverá mais dificuldade em pegar no sono. O ideal é apostar em alongamentos antes de ir dormir e na hora que acordar.
Cuide da postura A boa postura é fundamental para um sono adequado. Como fisioterapeuta, fiz um post específico sobre a importância da postura na hora de dormir. Nele também explico como deve ser o travesseiro e o colchão. 
Estabeleça uma rotina Procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. O corpo vai acabar entendendo que aquele é o horário de desligar.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.