Como fazer um painel sensorial para as crianças
Seja na escola, na clínica ou em casa, existem formas, tamanhos, texturas e opções diversas para construir PAINÉIS SENSORIAIS, onde são expostos vários objetos selecionados para promover uma sensação, estimulo e curiosidade, trabalhando habilidades, e trazendo a oportunidade para a criança aprender a partir de objetos que podem ser ou não considerados brinquedos.
São relativamente fáceis de fazer, dão inúmeras possibilidades de trabalho e podem ser usados em todos as situações, pois é na infância que adquirimos habilidades que, sendo bem trabalhadas e desenvolvidas nos darão ótimos retornos no futuro. . Para crianças com alterações sensoriais, são de grande valia: Eles são auxiliares em um processo chamado “habituação”.
“Habituação é a diminuição espontânea e progressiva das respostas a um
estímulo não nocivo (som, ruído, cheiro, dor, aflição), quando se permanece em
contato o tempo necessário, ou quando ele é repetidamente apresentado. É um
fenômeno natural e responsável pelo fato de se tolerar e até deixar de sentir
estímulos desagradáveis ou desconfortáveis como cheiros, fumaça, ruídos,
músicas, mudanças de temperatura” Cordioli, 2014.
Em poucas palavras, painéis sensoriais tem como objetivo a diminuição da resposta sensorial e autonômica.
Munida de um pedaço de papelão grosso, pode ser de caixa de papelão ou um tampo de madeira e cola quente você pode usar e abusar da criatividade, pode usar também: tecido, lixa, pompons, galhos, sisal, palito de sorvete, fitas, lã, esponja, folhas de livros de históricas, plástico bolha e por aí vai.
Aqui algumas dicas de painéis retirados da net para você usar e abusar, construindo com seus filhos, alunos ou pacientes.
artigo criado por Rejane Regio
Um conteúdo muito útil para quem trabalha na educação infantil como eu. Gratidão!
ResponderExcluir