Algumas coisas essenciais que os professores adorariam que os pais ensinassem aos filhos.

"Você não sabe o que fazer para" virou desculpa para tudo? Tudo mesmo! Mesmo assim, é capaz de aceitar algumas situações, é cada vez mais fácil colocar uma culpa na falta de tempo.

Não é só o professor, que tenta um todo custo colaborar com a aprendizagem do seu filho, mas, os pais também. Como consequências para os deslizes mais simples, geram os problemas mais complexos.

O sonho de todo pai e mãe é ver o filho crescer. Mais tarde acompanhar o primeiro dia na escola, levá-lo para o curso de Inglês, uma natação, vê-lo encerrando o fundamental, Médio e em vez tão motivado.

De todo esse percurso, geralmente, os pais acompanham com mais afinco a fase infantil. Nesse período os pais conferem cada passo do seu filho, como: atividades escolares, agenda, eventos na escola de caráter cultural, etc. Na medida que os filhos crescem, o acompanhamento por partes do pais diminuem. Raramente se vê algum pai em reuniões escolares ou na verdade não "fiscalizam" o estudo do seu filho durante o Fundamental e Médio.


O papel da escola está sendo invertido também. Educação moral dos filhos não é função exclusiva da escola, são dos pais.

Acompanhe nos tópicos abaixo, 7 coisas que os professores adorariam que os pais ensinassem aos filhos.

1 - Responsabilidade e independência

Porque ele cresceu e agora é um adolescente, deixado-a-livre não mais fácil e muito mais independente. Pelo contrário, é uma fase que precisa de mais atenção.

Aprender a reconhecer seus próprios erros é um dos primeiros passos para o desenvolvimento da responsabilidade civil, que mais tarde terá que seguir. Os pais devem ser orientados no caminho. Acusar sempre e nunca mostrar o melhor caminho não é a melhor maneira de plantar um senso de consciência em seu filho.

Ser um jovem responsável implica em:
  • Ter perspectiva de um futuro melhor através de um estudo e trabalho;
  • Preparar-se para ser cidadão consciente e político;
  • Aprender a fazer as melhores escolhas;
  • Entender o que é ser um verdadeiro estudante.
  • E mais.

Um aluno responsável em casa será responsável também com seus estudos. Suas melhores implicações no seu crescimento pessoal e profissional.

Não existe melhor pessoa para aconselhar seu filho, a não ser você. Seja amigo dele e evitará muitos desgastes futuros.

2 - Respeito para com todos

O ambiente escolar além de ser um local de constante aprendizado, é o ambiente onde há uma troca maior de informações de estudantes de faixa etária próxima. 

Entender e saber respeitar opiniões diferentes sobre diversos temas, é uma tarefa que os pais devem pregar em casa e desde cedo. O respeito perante ao professor, ao colega de sala de aula ou ao funcionário que cuida da limpeza da escola deve ser o mesmo.

Orientar o filho a respeitar o próximo é dever dos pais. A escola pode contribuir para essa formação moral, mas nunca ser responsável.

Eduque seu filho quanto a diversidades culturais, religiosas, raça, tempo de futebol (risos), etc. Concordar e discordar de opiniões sempre como um debate sadio, porém, sem o respeito acordado entre ambas as partes do debate pode ser perdido.

3 - Organização e administração do tempo

Este é um dos principais problemas dos nossos alunos. Quem nunca ouviu:
  • Professor, esqueci do trabalho! Posso entregar amanhã?
  • Hoje tem prova? Noooossa, não sabia!
  • Entre outras.

Isso não pode ser encarado como uma normalidade, digna de um adolescente. Toda e qualquer atividade que seja desenvolvida sem o mínimo de vontade, se deve, em parte, a uma má organização e administração do seu tempo.

Quando esse controle não é feito (ou feito de forma incompleta) por pais, algumas consequências são aquelas listadas no início deste tópico.

Mostre seu filho. A organização não se resume apenas a sua vida escolar, mas também como tarefas de entretenimento.

4 - Iniciativa

Uma iniciativa para a vida escolar e pessoal é importante, e se estende por gerações. Filhos responsáveis ​​e com boas iniciativas, terão futuramente, filhos responsáveis ​​e com boas iniciativas.

5 - Cumprir com deveres sem esperar nada em troca

Os pais que estão oferecendo um presente em troca de um bom desempenho na escola, que atire o primeiro presente (risos).

Cresci assim também. Meus pais sempre me prometiam uma bicicleta, e quando chegava no final do ano, não recebido nada, apesar das boas notas. Só um "não fez nada além de sua obrigação!" É o que recebia.

Naquela época (final da década de 80), oferecendo uma bicicleta ou um outro brinquedo, já era motivo para ficar alegre e se esforçar para estudar mais. O que mudou de lá pra cá tem apenas os brinquedos.

Mas sabemos que esta não é a melhor maneira de motivar nossos filhos. Presentar não é errado. Fazer um presente para o logótipo, e onde abriga o erro.

Mostre-o que seu aprendido é seu verdadeiro presente e ninguém pode arrancar esta dele.

Dizer para crianças ou adolescentes que é bom estudar e que tem um futuro melhor, não é suficiente. O ato de inspirar nossos filhos e motivá-los, começa em casa, continua na escola e leva-se para a vida toda.

6 - Ser um verdadeiro estudante

Mostre seu filho que que frequenta a escola todos os dias não é um estudante, e sim um frequentador de qualquer estabelecimento de ensino.


O verdadeiro estudante é que, através de suas atividades, busca respostas para seus questionamentos e curiosidades, baseando-se em suas pesquisas orientadas pelo seu professor, levando em opiniões dos erros e acertos de ambas as partes.

Mostrar ao filho que seja um verdadeiro estudante implica em:
  • Preocupar-se com seus estudos, sem se preocupar com cobranças dos pais;
  • Demonstrar responsabilidade, estudando em casa regularmente sem cobrança de ninguém;
  • Planejar seus horários de estudos;
  • Estudar mais ou menos 4 horas por dia (com pausas), como se houvesse uma prova marcada para o dia seguinte;
  • Estudar durante as aulas sem cobrança de professores;
  • Ter um bom diálogo com o professor;
  • Não conversar com colegas vizinhos em sala de aula;
  • Fazer anotações rápidas durante aulas;
  • Ser pontual com as suas escolhas escolares;
  • Não se esforçar para obter boas notas, objetivando apenas um prêmio;
  • Se esforçar para obter notas melhores afim de quantificar e qualificar suas esforços;
  • Ter o prazer de ajudar seus problemas com questões disciplinares;
  • Não costumar faltar aulas por bobagens;
  • Ter o hábito de leitura (diversos temas);
  • Não use a internet apenas para diversão, mas também para seus estudos;
  • Consegue conciliar os estudos com o seu entretenimento, sem perder o foco;
  • Estudar em grupo.

7 - Prazer em compartilhar o que aprende


Compartilhar aquilo que se aprende dentro e fora da escola é uma lição que desenvolve para uma vida toda. Mas, o que adianta deter tanto conhecimento e não poder compartilhá-lo com outras pessoas?

Mostre-o que uma das melhores formas de aprender e crescer mais, é justamente ensinando o que aprendeu. O conhecimento é uma atitude digna de uma pessoa admirável.

Incentive seu filho e estudar em grupo. Mostre-o que pode compartilhar um conhecimento que domina com facilidade, e que por outro lado, pode aprender sobre outra área que não domina tanto. Assim é o compartilhamento de conhecimentos.

Nenhum grande cientista na história da humanidade conseguiu realizar seus grandes e geniais feitos sozinhos.

E o que você acrescentaria? Deixe sua opinião na sessão de comentários deste artigo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.