Por que a picada de um mosquito dói e coça? Como evitar a coceira?



Você já se perguntou por que motivo a picada de um mosquito dói e coça? Veja!


Por que a picada de um mosquito dói e coça? 

Ao picar, o inseto injeta saliva pela probóscide (o “bico” que ele usa para perfurar a pele), com muitos anticoagulantes, fazendo o sangue ficar mais fluido, facilitando assim a alimentação do mosquito. Em 2012, pesquisadores descobriram que esse “bico” consegue perfurar os vasos sanguíneos individualmente, secando-os.

Quando se é picado pela primeira vez na vida, não sentimos nada, pois o sistema imunológico ainda está tentando responder ao dano. Na próxima vez que isso ocorrer, o corpo lança uma enorme quantidade de histaminas aos vasos sanguíneos secos, causando o inchaço que coça em excesso.

De acordo com Rebecca Harrington, do Business Insider, a melhor maneira de combater a coceira por conta da histamina é com a utilização de anti-histamínicos. “Se a coceira é forte demais para ser suportada, use um creme ou um gel anti-histamínico na área, ou tome uma pílula anti-histamínica”. É importante também ver se o medicamento possui difenidramina. Essas pílulas também podem ser tomadas como precaução à coceira, logo após ser picado.

Porém, em 2012, um estudo publicado na revista Drug and Therapeutics Bulletin encontrou “poucas evidências diretas para a eficácia de tratamentos em simples picadas de insetos, e, em geral, as recomendações para o tratamento são baseadas na opinião de especialistas e em experiência clínica”.

Os cientistas responsáveis por este estudo acrescentaram que pomadas contendo antissépticos, anti-histamínicos, ou agentes de entorpecimento, tais como lidocaína e benzocaína, podem ajudar apenas algumas vezes. Mesmo assim, os pesquisadores disseram que “às vezes” é melhor do que nada.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.