11 coisas misteriosas que podem acontecer com você durante o sono


Você sabe o que acontece com você quando dorme? Seus sonhos, significam alguma coisa? Seu espírito sai do corpo? Será que tudo isso é mesmo verdade? 


11 coisas misteriosas que acontecem durante o sono

1. Falar durante o sono
Algumas pessoas não sabem, mas costumam falar durante o sono. Isso acaba se evidenciando apenas quando outra pessoa presencia o fenômeno. Esse fenômeno não é ameaçador de forma alguma, já que não pode machucar ninguém. A causa normalmente está ligada ao estresse.

2. Sonhos recorrentes
Não são raros os casos de pessoas que relatam sonhos frequentes, às vezes idênticos. De acordo com especialistas, isso acontece pois nosso cérebro está tentando lidar com algo que não prestamos atenção durante o dia, e esses sonhos ocorrem até que a situação esteja resolvida.

3. Sonhar dentro de outros sonhos
A ciência ainda não sabe explicar por que isso acontece, mas muitas pessoas relatam sonhos dentro de outros sonhos. Existe uma hipótese, normalmente defendida pelos exotéricos, de que isso ocorre quando uma pessoa tem predisposição a práticas espirituais.

4. Experiências extracorpóreas
Trata-se de um fenômeno neuropsicológico, onde a pessoa consegue se ver, como se estivesse fora do próprio corpo. É um fenômeno obviamente muito difícil de ser analisado, mas pessoas ligadas ao ocultismo e misticismo acreditam que isso pode provar a existência da alma. A ciência compreende que a ilusão de estar fora do corpo existe, mas ainda não consegue explicar como e por que isso acontece. Algumas pessoas, inclusive, dizem conseguir fazer isso de maneira induzida.

5. Síndrome da cabeça explosiva
Essa é uma parassonia (distúrbio do sono) que causa muita confusão nas pessoas, apesar de ser inofensiva. A síndrome da cabeça explosiva faz com que a pessoa acorde com a sensação de ter ouvido uma grande explosão, ou estrondo. Muitas vezes é possível que a pessoa também enxergue um flash, ou fique com a sensação de um zumbido no ouvido.
Isso acontece quando ocorre um aumento repentino na atividade de áreas do cérebro responsáveis por processar sons. Fisicamente falando, esse distúrbio não causa nenhum prejuízo ao portador.

6. Paralisia do sono
Esse distúrbio do sono faz com que você acorde repentinamente durante o sono, sem consegui mover nenhuma parte do corpo. Trata-se de uma experiência que pode causar confusão e até mesmo assustar algumas pessoas. Antigamente, a paralisia do sono era relacionada com a atividade de demônios e espíritos maus, mas hoje em dia a ciência já tem uma explicação para tais episódios.
Quando dormimos, nosso corpo é automaticamente paralisado, e é justamente isso o que impede que as pessoas se mexam excessivamente durante a noite. A paralisia do sono acontece justamente quando por algum motivo somos despertados de forma abrupta, sem que os músculos tenham tempo para “religar”. Estima-se que 7% da população já tenha experimentado esse tipo de episódio.

7. Apneia do sono
A apneia do sono é uma condição em que a pessoa para de respirar durante um sonho. Como resultado, a pesso acaba acordando, pois o corpo entende que você deve voltar a respirar imediatamente. Como a pressão arterial pode flutuar durante esses episódios, as pessoas que sofrem com esses episódios podem enfrentar problemas cardíacos em decorrência da condição.

8. Solução para problemas
Algumas pessoas relatam que durante o sono – algumas vezes durante os sonhos, outras logo antes de adormecer, encontram a resposta para perguntas que não conseguiam resolver enquanto acordados. O problema, entretanto, é lembrar das respostas ao acordar. Dmitri Mendeleev sonhou com a tabela periódica antes de criá-la, e algo semelhante aconteceu com August Kekulé, que sonhou com a fórmula para o benzeno. Alguns cientistas alegam que isso acontece porque provavelmente no subconsciente já sabe a solução para o problema que nos incomoda, apenas não conseguimos chegar a ele enquanto estamos acordados.

9. Alucinações hipnagógicas
Quando estão prestes a dormir, algumas pessoas podem ver figuras bizarras e estranhas. Ocasionalmente essas figuras podem se assemelhar a monstros e criaturas assustadoras. Esse é um tipo de condição do sono que atinge muitas pessoas “saudáveis” mentalmente, e pode ser explicada por uma imaginação fértil ou estresse.

10. Sonambulismo
Essa condição é o contrário da paralisia do sono. Nossa consciência dorme, mas o corpo não está paralisado. Por isso, algumas pessoas se levantam durante a noite, caminham, e até mesmo realizam algumas atividades como limpar a casa, sair de casa e até mesmo dirigir. Na manhã seguinte, não se lembram de nada. Estima-se que 4,6 – 10,3% da população apresente episódios de sonambulismo. A causa ainda não é conhecida pela ciência.

11. Sensação de estar caindo na cama
Algumas pessoas passam por um episódios onde sentem como se estivessem caindo na cama, normalmente depois de sonhar com quedas, tropeços, ou sonhar que estão voando. Isso acontece pois o que acontece com nosso corpo é semelhante com aquilo que ocorre durante a morte- nossos batimentos ficam mais lentos, e o tônus muscular é reduzido. Isso faz com que o cérebro fique “assustado” em algumas ocasiões, e envie impulsos musculares para testar se a pessoa está viva.

Portanto, nem tudo é o que parece. Certo?


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.