12 frases que você precisa abandonar para criar filhos não preconceituosos.

Algumas frases  devem ser abolidas da rotina para que seus filhos não cresçam com certos conceitos e valores ultrapassados.

Felizmente, a sociedade tem evoluído bastante, embora algumas questões ainda precisem ser reforçadas. Criar filhos sem machismo é um bom exemplo de como os pais podem ajudar nesse processo e evitar erros comuns. A igualdade de direitos (e de gêneros!) e o abandono de preconceitos são cuidados importantes que devem ser tomados dentro e fora de casa para que as próprias crianças vivam uma realidade melhor no futuro.

Confira algumas delas:

“Isso é coisa de mulherzinha”
Essa frase é repetida há muitos anos, sobretudo para indicar que o homem está sendo muito emotivo ou cheio de “frescuras”. Nem sempre os homens são mais fortes ou racionais que as mulheres — e não há problema algum nisso.

“Mulher no volante, perigo constante”
Esse é um ditado antigo derivado da ideia de que os homens são quem tradicionalmente têm carros e dirigem bem. As mulheres ficam por conta de “pilotar o fogão”. Mas é uma bobagem pensar assim! Existem várias mulheres que dirigem melhor que homens e muitos homens que cozinham melhor que mulheres — ou seja, os talentos de uma pessoa independem de gênero.

“Homem é quem tem que pagar a conta”
A sociedade patriarcal tem essa ideia de que os homens é que são provedores e pagam as contas. Mas hoje esse pensamento não deve persistir, até porque muitas mulheres são igualmente capazes de assumir as próprias despesas.

É claro que podem existir gentilezas e o homem pode pagar a conta um dia, assim como a mulher pode ficar responsável por ela outras vezes — a questão é evitar a imposição.

“Meninos não brincam de boneca”
Uma frase que tenta induzir que meninas devem brincar de bonecas e meninos de carrinhos. Cada criança pode brincar com o que preferir e não é porque um menino brinca de boneca que ele deve ser considerado “mulherzinha”.

“Homem que é homem não chora”
Martinho da Vila que me perdoe, mas homens podem e devem chorar sempre que se sentirem tristes, com dores ou qualquer outro sentimento semelhante. Chorar é humano e nenhuma pessoa deve se sentir menor por conta disso.

“Rosa é cor de menina”
Em pleno século XXI não dá para manter essa ideia de que meninos não devem usar cor de rosa. Ainda que muitas pessoas já tenham ultrapassado essa besteira, algumas ainda criam seus filhos muito presos ao conceito de que meninos só usam azul.

“Mulher tem que se dar o respeito”
Independente do sexo, todas as pessoas devem tratar as outras com respeito para serem respeitadas também. Essa é uma prática básica para a boa convivência em sociedade e não deve ser seguida apenas pelas mulheres.

“Esporte é coisa de menino”
Praticar esportes e atividades físicas é benéfico para qualquer pessoa, mantendo o corpo ativo e saudável. Portanto, meninos e meninas podem aprender diversos tipos de modalidades, como futebol, judô ou balé.

“Já pode casar”
Uma mulher não tem que necessariamente dominar os afazeres domésticos para estar apta a se casar. Inclusive, se não desejar, não precisa arrumar um marido e pode ser feliz assim.

“Ou é bonita ou é inteligente”
É um grande preconceito — para não dizer coisa pior — quando mulheres bonitas são associadas à burrice. A verdade é que elas podem ser lindas, vaidosas, inteligentes e bem-sucedidas.

“Moça bonita não fala palavrão”
Se você acha que falar palavrão não está de acordo com os bons costumes, não repita esse tipo de frase. Apenas incentive os seus filhos (sejam eles do sexo feminino ou masculino) a evitar esse tipo de prática.

“Tem que sentar igual mocinha”
As pessoas devem sentar de maneira que seja confortável para elas. Se a preocupação for instruir sobre a privacidade das roupas íntimas ou ensinar boas maneiras para não atrapalhar outras pessoas ao redor, isso deve ser falado com outras palavras.

Viu como algumas frases carregam ideias preconceituosas? Por isso é importante redobrar a atenção para criar filhos sem machismo. Compartilhe este post nas suas redes sociais e informe também os seus amigos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.