Como acabar com piolhos e lêndeas de maneira natural?


Você, mãe e pai, já passou pela situação desconfortável de ter que tirar os piolhos do seu filho? Com certeza esse bichinho é traiçoeiro: causa bastante coceira, deixa as pessoas constrangidas e ainda pode passar de uma criança para outra! Claro que é bastante comum na infância e também é normal que seu filho em algum momento passe por isso, mas para melhor enfrentar o problema vamos lhe dar dicas de como combate-lo com remédios naturais. Confira!


Alternativas naturais contra piolhos e lêndeas

As receitas abaixo são muito eficazes e te ajudarão em questão de dias a erradicar os insuportáveis piolhos.


  • Infusão de folhas de eucalipto: essa infusão pode ser comprada pronta em lojas de produtos naturais ou ainda, pode ser preparada em casa com um pouco de folhas da árvore, que aliás, possuem um aroma muito característico (usado geralmente para descongestionar as fossas nasais, por exemplo). Para preparar a infusão em casa coloque as folhas para ferver em duas xícaras de água, deixe repousar por alguns minutos até que a infusão fique morna. Quando a temperatura estiver ideal aplique na cabeça (é importante que o cabelo esteja limpo). Realize massagens circulares para que o líquido penetre bem nas raízes do cabelo, que é onde os piolhos costumam se alojar e onde colocam as lêndeas (seus ovos). É possível enxaguar para retirar a infusão, ou não.
  • Infusão de alecrim: essa pode ser uma opção muito eficaz para eliminar os piolhos. Para preparar a infusão, use o mesmo procedimento citado na de eucalipto, e aplique exatamente da mesma forma.
  • Essência de lavanda: aplique essa essência depois do banho, diretamente na cabeça, mas, faça isso sem que a cabeça esteja muito molhada. Para encontrar essa essência basta procurar em casas de produtos naturais. Para aplicá-la, bastam algumas gotas. Mas, cuidado, pois às vezes as essências são misturadas a outros produtos, e se esse for o caso, não servirão. A essência precisa ser pura, deve ser aplicada na raiz do cabelo e depois, é preciso massagear bem toda a cabeça. Não se esqueça de usar luvas para isso.
  • Vinagre de maçã: dizem que esse é o melhor tratamento para evitar que os piolhos migrem para o cabelo. Isso acontece porque seus componentes são agressivos para esses organismos, ou seja, servirão tanto para acabar com ele como para fazer com que mais piolhos não se alojem em sua cabeça. É mais eficaz para acabar com as lêndeas, pois as desprende do cabelo sem a necessidade que se use pente fino ou tire-as com as mãos. Ao sair do banho, aplique uma solução com 2/3 de uma xícara com água quente ou morna e uma de vinagre de maçã na cabeça. Também é possível usar um pouco da solução na cabeça com os cabelos secos (antes de ir para a escola, por exemplo). O único problema desse método é o cheiro do vinagre.
  • Óleos aromáticos: muitos deles podem ajudar no objetivo de acabar com piolhos e lêndeas. Alguns dos óleos mais eficazes são os de coco, jasmim, gerânio e anis. É fácil encontrá-los e para aplicá-los basta usar algumas gotas diretamente no couro cabeludo. Se você optar pelo uso do vinagre como tratamento para acabar com parasitas, o uso desses óleos pode ser um bom complemento. Além disso, outro benefício desses óleos é que ajudam a deixar o cabelo mais brilhante e saudável.
  • Maionese: esse tratamento pode ser utilizado por adultos sem nenhum problema, bem como os  já citados aqui. Para usar a maionese basta aplicar uma colher de sopa ou mais no cabelo seco e sem lavar. Tenha certeza de que todo o couro cabeludo e a raiz do cabelo estejam cobertas pela maionese. Esse tratamento é recomendado porque a textura oleosa e pesada desse molho “asfixiará” aos piolhos em questão de minutos. Para que o efeito seja ainda melhor, coloque uma toca de banho e deixe que atue por pelo menos oito horas. Uma opção é aplicá-la antes de dormir, por exemplo, ou em um domingo que não seja necessário sair de casa. Depois que esse tempo passar, retire a touca e lave o cabelo com água bem quente (o máximo que você aguentar). Separe o cabelo em sessões e passe um pente fino suavemente, para os cabelos não se desprendam ou sejam arrancados. Espere entre sete e dez dias para repetir o procedimento.
  • Azeite de oliva: esquente uma quantidade generosa de azeite extra virgem de oliva e quando estiver a uma temperatura suportável aplique no couro cabeludo e nas raízes depois do banho. Massageie bem o cabelo, com movimentos circulares, e depois coloque uma touca de banho. Durma com o produto uma noite e pela manhã, lave com muita água quente. Passe um pente fino para tirar qualquer rastro de piolhos ou lêndeas. Repita o processo durante três noites seguidas. Além de ser eficaz, deixará seu cabelo brilhante e sedoso.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.