Filho do meio é o mais problemático da família e a ciência explica os motivos!


Uma recente pesquisa conduzida pelo professor Joseph Doyle, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, concluiu que o filho do meio pode ser uma verdadeira “ovelha negra” da família.


FILHO DO MEIO: A OVELHA NEGRA

O estudo sugere que a ordem de nascimento dos filhos influencia em diversos fatores no desenvolvimento das crianças, incluindo até a chance de uma pessoa ser delinquente no futuro.

Neste sentido, o trabalho confirma a lenda da “maldição do segundo filho”, dizendo que estes costumam ser mais problemáticos tanto na idade escolar quanto na fase adulta.

Doyle avaliou milhares de dados colhidos a partir de grupos de irmãos dos Estados Unidos e da Dinamarca. De acordo com ele, os filhos número dois (especialmente meninos) apresentaram entre 25% e 40% mais chances de se envolverem em problemas sérios na escola ou com a lei, quando comparados com o filho mais velho da mesma família.

O estudo aponta que uma das razões que faz os filhos do meio se meterem mais em encrenca é justamente a educação dada pelos pais. Isso porque os filhos mais velhos costumam receber mais atenção e até mais cuidados por serem os primeiros herdeiros. Quando o segundo filho chega, os pais se tornam menos vigilantes.

De acordo com o pesquisador, os primogênitos têm como inspiração direta os adultos da família. Já os segundos filhos se espelham em figuras bem menos racionais, que são seus próprios irmãos.

Obs: É importante dizer que o estudo não tem o objetivo de apontar que uma regra de que todo segundo filho está condenado a uma vida mais complicada. 




3 comentários:

  1. Em família numerosa eu particularmente acredito que essa linha de raciocínio não tem muito fundamento. Pois a atenção sempre se volta para o menor.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o resultado do "estudo"?
    É só isso? Kkkkkkkk Podiam ter me poupado desse absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou o mais velho e o único normal da família.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.