Saiba mais sobre o Transtorno de Oposição e Desafio (TOD)


O que pode parecer uma simples birra de criança mal educada pode ser na verdade uma doença que precisa de tratamento.


TOD - O que é e como se manifesta


O transtorno de oposição e desafio (TOD) pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, sejam pais, tios, avós ou professores. 


As crianças com TOD facilmente perdem a paciência, discutem com os adultos, desafiam e recusam obedecer a solicitações ou regras, incomodam deliberadamente os outros, não assumem os seus erros e estão quase sempre irritadas.

Devido aos sintomas mencionados, existe nestas crianças ou adolescentes um prejuízo significativo no funcionamento social e acadêmico. Estão constantemente envolvidas em discussões e são muitas vezes rejeitadas pelos colegas de escola, o que lhes traz problemas ao nível da auto-estima.

Os sintomas iniciam-se antes dos oito anos de idade e esta perturbação apresenta-se, em número significativo de casos, como um precursor do transtorno de conduta, forma mais grave de perturbação disruptiva do comportamento.


O que Fazer e não fazer ao lidar com uma criança com TOD


A melhor maneira de tratar uma criança com TOD dentro e fora da sala de aula incluem técnicas de gestão de comportamento, usando uma abordagem consistente à disciplina e seguir com o reforço positivo de comportamentos apropriados.


NÃO FAZER : * Não jogue "Vamos fazer um acordo" com a criança, ". Se você limpar o seu quarto, você pode ir ao cinema esta noite" 

Muitos pais usam essa abordagem para obter a criança a fazer algo e a negociação se torna uma maneira da vida. O pai está constantemente preso em uma luta para fazer o negócio. Em vez disso, impor consequências predeterminados e aplicar reforço intermitente por bom comportamento. Um reforçador é qualquer coisa que a criança gosta ou desejos. Exemplos de reforços pode incluir louvor, passar tempo de qualidade juntos, ou ir a um filme só para citar alguns. Depois de ter emitido uma regra ou instrução, você não deve recuar. A regra principal é que a criança deve obedecer o pai! * Não permitir que a eletrônica para se tornar uma babá para seu filho. Os pais muitas vezes me pergunto como tirar privilégios de TV de uma criança. Se eles têm que desligar a TV, as outras crianças serão punidos. Isso é verdade. Não desligue a TV, porque uma criança é restrito. Que pune todos. Assistir TV, como de costume. A criança que está sendo punido deve ir para outro quarto sem TV ou jogos. Essa é a verdadeira punição. Se ninguém pode assistir TV, porque ele / ela não pode assistir televisão, você está dando o seu controle filho ao longo de toda a família. Quem está sendo punido? * Não permitir que a criança para manipulá-lo, as crianças com TOD  são muito astutas no sentido de conseguir sua própria maneira.

Limitar o tempo que as crianças podem assistir televisão, jogar jogos de vídeo ou ouvir música. Furar a essas regras permite tempo para as crianças a pensar por conta própria e de usar sua criatividade. * Aplicar consequências estabelecidas imediatamente, de forma justa e de forma consistente. Seja consistente e definir regras específicas como mudar as regras mid-stream pode ser confuso para a criança TOD. Certifique-se de que ambos os pais são de bordo com as mesmas regras. * Apenas punir a criança que merece punição. Pense em como a punição afetará você e para o resto da família. Se você tem uma criança que gosta de controlar você ou outras pessoas da família, escolha seus / suas punições com cuidado. Certifique-se de que a punição só afeta a criança que tem se comportado mal e não qualquer outra pessoa. Não diga: "Nós não estamos indo até você limpar o seu quarto." Se você está indo para algum lugar ele quer ir, esta ameaça pode funcionar. Se ele não quer ir, você tem apenas dado à criança uma grande quantidade de energia. Ninguém pode ir até o quarto até ele ser limpo. Você está dando a este controle filho ao longo de toda a família! O que você faz com uma criança que não é permitido para ir em algum lugar com o resto da família? Obter uma babá e, em seguida, ir e ter um bom tempo. Seu filho vai aprender que seu mau comportamento não vai impedir a família de se divertir. * Não explicar por que você está punindo a criança. As crianças precisam não só para entender o que eles fizeram de errado, mas por que ele estava errado e que eles deveriam ter feito para a direita. Isso também precisa ser transmitida a eles de uma forma que elas vão entender. Isso permite que a criança aprenda ao  crescer e não apenas parar o comportamento imediata que é na frente de você.


Na escola: 27 atitudes para lidar com um aluno com TOD

Alunos com TOD podem beneficiar muito se na escola/sala de aula forem feitas algumas adequações tendo em conta a sua personalidade.
Apresentamos de seguida uma lista de desafios comuns enfrentados pelos alunos com TOD e pelos profissionais que com eles lidam, bem como as possíveis adequações que podem ajudar ao seu sucesso na escola.

Soluções para a sala de aula

1- Se o seu aluno é facilmente distraído pela atividade da sala de aula ou por atividades vistas pelas janelas ou portas tente sentá-lo na frente ou no meio, deixe-o longe dessas distrações.

2- Se o seu aluno tem atitudes de forma a chamar atenção pelo lado negativo, tente sentá-lo perto de um colega que seja um bom exemplo para a turma.

3- Se o seu aluno não tem noção do espaço pessoal; caminha entre as carteiras para ir falar com os outros alunos, tente aumentar o espaço entre as mesas.

Tarefas

4- Se o seu aluno for incapaz de terminar uma tarefa no tempo permitido, tente permitir um tempo extra para ele terminar a tarefa solicitada.

5- Se o seu aluno se sai bem no início de uma tarefa, mas a qualidade diminui próximo do final tente dividir as tarefas longas em partes menores; encurtar as tarefas ou os períodos de trabalho.

6- Se o seu aluno tem dificuldade em seguir instruções, tente combinar instruções por escrito com as instruções faladas.

Distração

7- Se o seu aluno for incapaz de acompanhar as discussões em classe e as anotações, tente providenciar ajuda de um colega para tomar notas e perguntar ao aluno questões que o encorajem a participar nas discussões.

8- Se o seu aluno se queixa de que as aulas são chatas tente procurar envolvê-lo na apresentação da aula.

9- Se o seu aluno se distrai facilmente, tente estimulá-lo a prestar atenção na tarefa por meio de um sinal combinado com ele.

10- Se o seu aluno entrega trabalhos com erros, por falta de atenção, tente reservar um período de cinco minutos para conferir o trabalho ou a tarefa de casa antes de entregá-los.

Comportamento

11- Se o seu aluno exibir constantemente um comportamento para chamar a atenção, tente ignorar os comportamentos impróprios.

12- Se o seu aluno falha em descobrir o objetivo da aula ou da atividade, tente aumentar o imediatismo dos prêmios e das consequências.

13- Se o seu aluno responde intempestivamente ou interrompe os outros tente admitir as respostas corretas somente quando o aluno erguer a mão e for autorizado a falar.

14- Se o seu aluno necessitar de reforço, tente enviar relatórios diários ou semanais para os seus pais.

15- Se o seu aluno necessitar de ajuda por tempo prolongado para melhorar o comportamento, tente estabelecer um contrato de comportamento.

Organização/Planejamento

16- Se o seu aluno não guardar os seus apontamentos corretamente, tente recomendar pastas com separadores ou arquivos.

17- Se o seu aluno tiver problemas em se lembrar dos trabalhos de casa, tente providenciar um livro de tarefas para o aluno; supervisione a anotação das obrigações.

18- Se o seu aluno perde os livros, tente permitir que o aluno tenha um conjunto de livros em casa.

19- Se o seu aluno é inquieto e necessita de andar na sala, tente permitir que o aluno ande pela sala ou que fique de pé enquanto faz determinada tarefa.

20- Se o seu aluno tem dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo tente fazer curtas pausas entre os trabalhos.

Humor/Socialização

21- Se o seu aluno estiver confuso sobre os comportamentos sociais corretos, tente estabelecer metas de comportamento social com o estudante e faça um programa de premiações.

22- Se o seu aluno não trabalha bem com os outros, tente encorajar as tarefas cooperativas de aprendizado.

23- Se o seu aluno não é respeitado pelos colegas tente atribuir responsabilidades ao aluno, na presença do grupo de colegas.

24- Se o seu aluno tem baixa autoconfiança, tente elogiar o comportamento e o trabalho positivos; dar ao aluno a oportunidade de agir em papel de liderança.

25- Se o seu aluno parece solitário e distante, tente encorajar as interações sociais com os colegas de classe; planejar atividades de grupo sob a direção do professor.

26- Se o seu aluno se frustra facilmente, tente elogiar frequentemente o comportamento apropriado e o bom trabalho.

27- Se o seu aluno fica enraivecido facilmente, tente encorajar o estudante a sair de situações que provocam a raiva.

NÃO HÁ CULPA

Os pais não são culpados, “eles apenas não sabem como educar adequadamente. Isto é muito difícil de ser feito, pois no dia a dia com a criança tem que existir um grande companheirismo e acima de tudo respeito de um pelo outro”.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é eminentemente clínico e se baseia na avaliação com a criança, familiares e outras pessoas envolvidas na educação da criança. “Como tudo tem controle e a criança pode viver bem e com comportamento adequado desde que se trate adequadamente”.

TRATAMENTO

O tratamento se baseia nas medidas educativas com os pais e a criança em relação ao comportamento, “seja por meio de consulta e acompanhamento psicoterápico, seja com o uso de medicamentos. Na eventualidade desta doença ser comorbidade de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Impulsividade tem que ocorrer o tratamento”.





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