Saiba mais sobre o Transtorno de Oposição e Desafio (TOD)
O que pode parecer uma simples birra de criança mal educada pode ser na verdade uma doença que precisa de tratamento.
TOD - O que é e como se manifesta
O transtorno de oposição e desafio (TOD) pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, sejam pais, tios, avós ou professores.
As crianças com TOD facilmente perdem a paciência, discutem com os adultos, desafiam e recusam obedecer a solicitações ou regras, incomodam deliberadamente os outros, não assumem os seus erros e estão quase sempre irritadas.
Devido aos sintomas mencionados, existe nestas crianças ou adolescentes um prejuízo significativo no funcionamento social e acadêmico. Estão constantemente envolvidas em discussões e são muitas vezes rejeitadas pelos colegas de escola, o que lhes traz problemas ao nível da auto-estima.
Devido aos sintomas mencionados, existe nestas crianças ou adolescentes um prejuízo significativo no funcionamento social e acadêmico. Estão constantemente envolvidas em discussões e são muitas vezes rejeitadas pelos colegas de escola, o que lhes traz problemas ao nível da auto-estima.
Os sintomas iniciam-se antes dos oito anos de idade e esta perturbação apresenta-se, em número significativo de casos, como um precursor do transtorno de conduta, forma mais grave de perturbação disruptiva do comportamento.
O que Fazer e não fazer ao lidar com uma criança com TOD
A melhor maneira de tratar uma criança com TOD dentro e fora da sala de aula incluem técnicas de gestão de comportamento, usando uma abordagem consistente à disciplina e seguir com o reforço positivo de comportamentos apropriados.
NÃO FAZER : * Não jogue "Vamos fazer um acordo" com a criança, ". Se você limpar o seu quarto, você pode ir ao cinema esta noite"
Muitos pais usam essa abordagem para obter a criança a fazer algo e a negociação se torna uma maneira da vida. O pai está constantemente preso em uma luta para fazer o negócio. Em vez disso, impor consequências predeterminados e aplicar reforço intermitente por bom comportamento. Um reforçador é qualquer coisa que a criança gosta ou desejos. Exemplos de reforços pode incluir louvor, passar tempo de qualidade juntos, ou ir a um filme só para citar alguns. Depois de ter emitido uma regra ou instrução, você não deve recuar. A regra principal é que a criança deve obedecer o pai! * Não permitir que a eletrônica para se tornar uma babá para seu filho. Os pais muitas vezes me pergunto como tirar privilégios de TV de uma criança. Se eles têm que desligar a TV, as outras crianças serão punidos. Isso é verdade. Não desligue a TV, porque uma criança é restrito. Que pune todos. Assistir TV, como de costume. A criança que está sendo punido deve ir para outro quarto sem TV ou jogos. Essa é a verdadeira punição. Se ninguém pode assistir TV, porque ele / ela não pode assistir televisão, você está dando o seu controle filho ao longo de toda a família. Quem está sendo punido? * Não permitir que a criança para manipulá-lo, as crianças com TOD são muito astutas no sentido de conseguir sua própria maneira.
Limitar o tempo que as crianças podem assistir televisão, jogar jogos de vídeo ou ouvir música. Furar a essas regras permite tempo para as crianças a pensar por conta própria e de usar sua criatividade. * Aplicar consequências estabelecidas imediatamente, de forma justa e de forma consistente. Seja consistente e definir regras específicas como mudar as regras mid-stream pode ser confuso para a criança TOD. Certifique-se de que ambos os pais são de bordo com as mesmas regras. * Apenas punir a criança que merece punição. Pense em como a punição afetará você e para o resto da família. Se você tem uma criança que gosta de controlar você ou outras pessoas da família, escolha seus / suas punições com cuidado. Certifique-se de que a punição só afeta a criança que tem se comportado mal e não qualquer outra pessoa. Não diga: "Nós não estamos indo até você limpar o seu quarto." Se você está indo para algum lugar ele quer ir, esta ameaça pode funcionar. Se ele não quer ir, você tem apenas dado à criança uma grande quantidade de energia. Ninguém pode ir até o quarto até ele ser limpo. Você está dando a este controle filho ao longo de toda a família! O que você faz com uma criança que não é permitido para ir em algum lugar com o resto da família? Obter uma babá e, em seguida, ir e ter um bom tempo. Seu filho vai aprender que seu mau comportamento não vai impedir a família de se divertir. * Não explicar por que você está punindo a criança. As crianças precisam não só para entender o que eles fizeram de errado, mas por que ele estava errado e que eles deveriam ter feito para a direita. Isso também precisa ser transmitida a eles de uma forma que elas vão entender. Isso permite que a criança aprenda ao crescer e não apenas parar o comportamento imediata que é na frente de você.
A melhor maneira de tratar uma criança com TOD dentro e fora da sala de aula incluem técnicas de gestão de comportamento, usando uma abordagem consistente à disciplina e seguir com o reforço positivo de comportamentos apropriados.
NÃO FAZER : * Não jogue "Vamos fazer um acordo" com a criança, ". Se você limpar o seu quarto, você pode ir ao cinema esta noite"
Muitos pais usam essa abordagem para obter a criança a fazer algo e a negociação se torna uma maneira da vida. O pai está constantemente preso em uma luta para fazer o negócio. Em vez disso, impor consequências predeterminados e aplicar reforço intermitente por bom comportamento. Um reforçador é qualquer coisa que a criança gosta ou desejos. Exemplos de reforços pode incluir louvor, passar tempo de qualidade juntos, ou ir a um filme só para citar alguns. Depois de ter emitido uma regra ou instrução, você não deve recuar. A regra principal é que a criança deve obedecer o pai! * Não permitir que a eletrônica para se tornar uma babá para seu filho. Os pais muitas vezes me pergunto como tirar privilégios de TV de uma criança. Se eles têm que desligar a TV, as outras crianças serão punidos. Isso é verdade. Não desligue a TV, porque uma criança é restrito. Que pune todos. Assistir TV, como de costume. A criança que está sendo punido deve ir para outro quarto sem TV ou jogos. Essa é a verdadeira punição. Se ninguém pode assistir TV, porque ele / ela não pode assistir televisão, você está dando o seu controle filho ao longo de toda a família. Quem está sendo punido? * Não permitir que a criança para manipulá-lo, as crianças com TOD são muito astutas no sentido de conseguir sua própria maneira.
Limitar o tempo que as crianças podem assistir televisão, jogar jogos de vídeo ou ouvir música. Furar a essas regras permite tempo para as crianças a pensar por conta própria e de usar sua criatividade. * Aplicar consequências estabelecidas imediatamente, de forma justa e de forma consistente. Seja consistente e definir regras específicas como mudar as regras mid-stream pode ser confuso para a criança TOD. Certifique-se de que ambos os pais são de bordo com as mesmas regras. * Apenas punir a criança que merece punição. Pense em como a punição afetará você e para o resto da família. Se você tem uma criança que gosta de controlar você ou outras pessoas da família, escolha seus / suas punições com cuidado. Certifique-se de que a punição só afeta a criança que tem se comportado mal e não qualquer outra pessoa. Não diga: "Nós não estamos indo até você limpar o seu quarto." Se você está indo para algum lugar ele quer ir, esta ameaça pode funcionar. Se ele não quer ir, você tem apenas dado à criança uma grande quantidade de energia. Ninguém pode ir até o quarto até ele ser limpo. Você está dando a este controle filho ao longo de toda a família! O que você faz com uma criança que não é permitido para ir em algum lugar com o resto da família? Obter uma babá e, em seguida, ir e ter um bom tempo. Seu filho vai aprender que seu mau comportamento não vai impedir a família de se divertir. * Não explicar por que você está punindo a criança. As crianças precisam não só para entender o que eles fizeram de errado, mas por que ele estava errado e que eles deveriam ter feito para a direita. Isso também precisa ser transmitida a eles de uma forma que elas vão entender. Isso permite que a criança aprenda ao crescer e não apenas parar o comportamento imediata que é na frente de você.
Na escola: 27 atitudes para lidar com um aluno com TOD
Alunos com TOD podem beneficiar muito se na escola/sala de aula forem feitas algumas adequações tendo em conta a sua personalidade.
Apresentamos de seguida uma lista de desafios comuns enfrentados pelos alunos com TOD e pelos profissionais que com eles lidam, bem como as possíveis adequações que podem ajudar ao seu sucesso na escola.
Apresentamos de seguida uma lista de desafios comuns enfrentados pelos alunos com TOD e pelos profissionais que com eles lidam, bem como as possíveis adequações que podem ajudar ao seu sucesso na escola.
Soluções para a sala de aula
1- Se o seu aluno é facilmente distraído pela atividade da sala de aula ou por atividades vistas pelas janelas ou portas tente sentá-lo na frente ou no meio, deixe-o longe dessas distrações.
2- Se o seu aluno tem atitudes de forma a chamar atenção pelo lado negativo, tente sentá-lo perto de um colega que seja um bom exemplo para a turma.
3- Se o seu aluno não tem noção do espaço pessoal; caminha entre as carteiras para ir falar com os outros alunos, tente aumentar o espaço entre as mesas.
Tarefas
4- Se o seu aluno for incapaz de terminar uma tarefa no tempo permitido, tente permitir um tempo extra para ele terminar a tarefa solicitada.
5- Se o seu aluno se sai bem no início de uma tarefa, mas a qualidade diminui próximo do final tente dividir as tarefas longas em partes menores; encurtar as tarefas ou os períodos de trabalho.
6- Se o seu aluno tem dificuldade em seguir instruções, tente combinar instruções por escrito com as instruções faladas.
Distração
7- Se o seu aluno for incapaz de acompanhar as discussões em classe e as anotações, tente providenciar ajuda de um colega para tomar notas e perguntar ao aluno questões que o encorajem a participar nas discussões.
8- Se o seu aluno se queixa de que as aulas são chatas tente procurar envolvê-lo na apresentação da aula.
9- Se o seu aluno se distrai facilmente, tente estimulá-lo a prestar atenção na tarefa por meio de um sinal combinado com ele.
10- Se o seu aluno entrega trabalhos com erros, por falta de atenção, tente reservar um período de cinco minutos para conferir o trabalho ou a tarefa de casa antes de entregá-los.
Comportamento
11- Se o seu aluno exibir constantemente um comportamento para chamar a atenção, tente ignorar os comportamentos impróprios.
12- Se o seu aluno falha em descobrir o objetivo da aula ou da atividade, tente aumentar o imediatismo dos prêmios e das consequências.
13- Se o seu aluno responde intempestivamente ou interrompe os outros tente admitir as respostas corretas somente quando o aluno erguer a mão e for autorizado a falar.
14- Se o seu aluno necessitar de reforço, tente enviar relatórios diários ou semanais para os seus pais.
15- Se o seu aluno necessitar de ajuda por tempo prolongado para melhorar o comportamento, tente estabelecer um contrato de comportamento.
Organização/Planejamento
16- Se o seu aluno não guardar os seus apontamentos corretamente, tente recomendar pastas com separadores ou arquivos.
17- Se o seu aluno tiver problemas em se lembrar dos trabalhos de casa, tente providenciar um livro de tarefas para o aluno; supervisione a anotação das obrigações.
18- Se o seu aluno perde os livros, tente permitir que o aluno tenha um conjunto de livros em casa.
19- Se o seu aluno é inquieto e necessita de andar na sala, tente permitir que o aluno ande pela sala ou que fique de pé enquanto faz determinada tarefa.
20- Se o seu aluno tem dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo tente fazer curtas pausas entre os trabalhos.
Humor/Socialização
21- Se o seu aluno estiver confuso sobre os comportamentos sociais corretos, tente estabelecer metas de comportamento social com o estudante e faça um programa de premiações.
22- Se o seu aluno não trabalha bem com os outros, tente encorajar as tarefas cooperativas de aprendizado.
23- Se o seu aluno não é respeitado pelos colegas tente atribuir responsabilidades ao aluno, na presença do grupo de colegas.
24- Se o seu aluno tem baixa autoconfiança, tente elogiar o comportamento e o trabalho positivos; dar ao aluno a oportunidade de agir em papel de liderança.
25- Se o seu aluno parece solitário e distante, tente encorajar as interações sociais com os colegas de classe; planejar atividades de grupo sob a direção do professor.
26- Se o seu aluno se frustra facilmente, tente elogiar frequentemente o comportamento apropriado e o bom trabalho.
27- Se o seu aluno fica enraivecido facilmente, tente encorajar o estudante a sair de situações que provocam a raiva.
NÃO HÁ CULPA
Os pais não são culpados, “eles apenas não sabem como educar adequadamente. Isto é muito difícil de ser feito, pois no dia a dia com a criança tem que existir um grande companheirismo e acima de tudo respeito de um pelo outro”.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é eminentemente clínico e se baseia na avaliação com a criança, familiares e outras pessoas envolvidas na educação da criança. “Como tudo tem controle e a criança pode viver bem e com comportamento adequado desde que se trate adequadamente”.
TRATAMENTO
O tratamento se baseia nas medidas educativas com os pais e a criança em relação ao comportamento, “seja por meio de consulta e acompanhamento psicoterápico, seja com o uso de medicamentos. Na eventualidade desta doença ser comorbidade de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Impulsividade tem que ocorrer o tratamento”.
Leave a Comment