Saiba interpretar seus filhos através das cores que ele utiliza para pintar seus desenhos.

O significado das cores tem duas interpretações, uma positiva e outra negativa, que vai ser determinada também pelo estilo do desenho. 

O desenho infantil, pode ser uma forma de revelar o desenvolvimento cognitivo, emocional e expressivo da criança, ele tem sido um objeto de estudo abordado por diferentes profissionais, tais como, psicólogos, sociólogos, psiquiatras, educadores, psicanalistas, entre outros especialistas.

 

O desenho infantil evolui conforme o desenvolvimento da criança. Deste modo, a medida que cresce, seu desenho tem mais significado, e consequentemente, mais mensagens do consciente e inconsciente.

O desenho é uma entrada para o mundo da imaginação, autoconhecimento e livre expressão. É como uma diversão, uma linguagem que a criança usa para se relacionar com o mundo. 

Segundo Lowernfeld: O ato de desenhar envolve a atividade criadora, é através de atividades criadoras que a criança desenvolve sua própria liberdade e iniciativa e outros o que permitirá. (Lowernfeld, 1970).

Entenda um pouco mais sobre o Significado 

das Cores dos desenhos:

O significado das cores tem duas interpretações, uma positiva e outra negativa, que vai ser determinada também pelo estilo do desenho. Mas ao que diz respeito das interpretações, não está ao todo se referindo no efeito estético ou decorativo, o que interessa mesmo é a mensagem do consciente, ou do inconsciente no desenho.
O Vermelho: O vermelho representa o sangue, a vida e o ardor. A criança que prefere o vermelho no desenho, pode se dizer, que é uma criança enérgica, e que possui um espirito um pouco desportivo, ou que está vivendo algum tipo de agressividade.
O vermelho acompanhado do preto, pode mostrar que a criança que aparentemente não é agressiva, em um outro momento, a angustia e a ansiedade podem se manifestar de uma maneira explosiva.
O Azul: O azul simboliza a paz, tranquilidade e a harmonia. A criança que utiliza muito essa cor, pode se dizer que ela é introvertida, e que quer andar pelo próprio ritmo, uma criança em que não se deve forçar, e nem a fazer mudar os seus hábitos.

A criança que utiliza o azul, também pode nos fazer compreender que ela está em um meio desanimado, e que está querendo paz, a energia que a cor passa é tranquila e suave, sendo uma cor, em que se não deve usar com crianças muito imperativas, por se tratar do oposto das suas necessidades.
O Amarelo: Essa cor representa o conhecimento, alegria de viver e a curiosidade. A criança que a utiliza com frequência, é mais expressiva em relação as outras, ela é de uma natureza otimista, ambiciosa, extrovertida e generosa.
Quando o amarelo está muito excessivo no desenho, se está diante de uma criança que sem ser hiperativa, gosta de planificar o seu tempo com uma suficiente antecipação. É uma criança exigente com ela mesma, e com os outros, o que pode se tornar um pouco esgotante para aqueles ao seu redor.
O Verde: Composto do amarelo e azul, o verde é uma representante da natureza. A criança tem preferência do verde em seu desenho, mostra uma certa maturidade, ao aprender as coisas que foram explicadas, a criança experimenta em si mesma.
Essa criança tem uma natureza sensível e bem intuitiva, ela sabe quando escondem fatos dela, uma criança onde a sua imaginação compensa a sua iniciativa, tem constante energia física. Mas se nos seus desenhos ela utilizar mal o verde, ela se sente ou acredita superior aos outros, e assim seu forte eco pode ofende-los.
O Laranja: Uma mistura do vermelho e amarelo, o laranja representa uma certa necessidade de contato social. A criança que prefere o laranja em seus desenhos, tem uma certa inclinação pela novidade, e coisas que acontecem de um modo rápido.
A criança é impaciente, gosta de jogos em grupos, mas os não muito dos jogos em que se exige mais concentração e um sentido de observação, tem um espírito de equipe e de competência. Sabe se adaptar a qualquer ambiente novo, e sua linguagem e gestos são rápidos e precipitados.

O Rosa: O rosa é uma cor formada pelo vermelho e branco. A criança que o utiliza procura ternura e suavidade, quer ter um contato apenas com coisas fáceis e agradáveis. Essa criança é adaptável e assim se torna fácil ter um contato com ela, mas ele tem uma vulnerabilidade em situações, que não são muito agradáveis.
Antigamente o rosa era relacionado com o feminino. A criança que usa o rosa, mostra que gosta de ser criança, e que deseja permanecer nessa fase o tempo que for possível, o que pode trazer dificuldades em aceitar responsabilidades.

O Preto: O preto geralmente é interpretado como uma coisa ruim, mas na realidade a cor preta significa o inconsciente, aquilo em que não vemos. A criança que usa o preto, transmite que tem confiança em si mesma, é uma criança que tem facilidade em se adaptar a situações imprevistas.
O preto também pode passar uma mensagem ambígua, ou até nefasta, o que nesse caso a criança, estaria dissimulando os seus pensamentos, guardando alguns segredos próprios, como uma forma de autoproteção. Quando o preto é usado com o azul, a criança pode ser depressiva e se sentir derrotada. 

Só uma pessoa especializada, como alguns psicólogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos estabelecidos para esse fim. Esses tipos de interpretação, são apenas uma pincelada dentro do grande mundo que é o desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil. Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um especialista.
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/arte-cultura/o-desenho-revela-uma-vida.htm

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.