Atenção! Tomar remédio sem receita médica causa alergia e até resistência bacteriana


Você sente uma leve dor de cabeça, um desconforto gástrico ou incômodo muscular e já recorre aos remédios que mantém em casa ou toma medicamentos indicados por amigos ou familiares, sem consultar um médico? Cuidado! O hábito, apesar de bastante comum, pode ser bastante prejudicial à saúde.

TOMAR REMÉDIO SEM RECEITA MÉDICA PODE CAUSAR PROBLEMAS


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população toma medicamentos de forma incorreta. A facilidade em comprar remédios sem receita e o suposto alívio rápido de dores contribuem para o mau uso dos produtos que, apesar de aparentemente inocentes, podem trazer vários riscos.



Tomar um medicamento sem indicação médica pode, por exemplo, mascarar sintomas e, consequentemente, atrasar o diagnóstico de doenças mais graves. Além disso, o uso incorreto e indiscriminado das fórmulas também pode causar alergias sérias.



A auto-administração de determinados tipos de medicamentos é ainda mais grave. No caso dos antibióticos, por exemplo, quando utilizados de maneira incorreta, combinações inadequadas e sem a orientação médica, pode haver aumento da resistência de bactérias e micro-organismos, quadro que compromete a eficácia de tratamentos futuros.



A automedicação, de acordo com profissionais da saúde, pode provocar dependência, anular ou potencializar os efeitos de um remédio e, em casos mais graves, até levar à morte.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.