Escorpião amarelo: entenda como proceder em caso de picada


Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar)

Após a prefeitura de Porto Alegre emitir um alerta epidemiológico, na manhã desta quinta-feira (9 de novembro de 2017), informando sobre os riscos do veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus), o problema voltou a ser debatido. Em outubro, uma criança foi salva graças ao rápido atendimento médico, e essa, aliás, é a melhor forma de agir ao identificar uma picada do animal. 

A bióloga e coordenadora geral de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fabiana Ninov, ressalta esse fator:
— É importante agir rápido. Por se tratar da espécie mais venenosa das Américas, o efeito de sua picada é rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas.

Prefeitura de Porto Alegre emite alerta após escorpião amarelo picar criança.

Conforme a especialista, crianças de zero a nove anos integram o grupo de risco. Por serem menores, o veneno se espalha de maneira mais rápida.
Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).

O Hospital de Pronto Socorro é o único lugar em Porto Alegre-RS que possui o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. Em caso de picada do animal, a população deve ligar para o SAMU (192).

Fique de olho

- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

fonte: 09/11/2017 - 16h01min
GAÚCHAZH
Cristine Rochol 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.