Esculpida em uma pedra de apenas 3,6 cm, obra pode mudar a história da arte.





Arqueólogos descobrem escultura de 3.500 anos tão detalhada que pode mudar a história da arte.

Um grande achado foi feito na cidade de Pylos, sudoeste da Grécia. Pesquisadores da Universidade de Cincinnati descobriram o túmulo do chamado “Griffin Warrior” (“Guerreiro Grifo”, em tradução livre), um homem muito rico que viveu há cerca de 3,5 mil anos. O nome Grifo, que se refere uma criatura mitológica com cabeça, bico e asas de águia, mas com o corpo musculoso de um leão, foi dado ao homem não por sua aparência, mas por causa de uma placa de marfim com a imagem desse animal encontrada perto de seu túmulo. Abaixo, uma reprodução do provável rosto do dono do túmulo.


Tesouro

Dentro do local, arqueólogos descobriram um tesouro. Além de jóias preciosas, armaduras e armas, foram encontrados diversos barcos feitos de metais preciosos. Contudo, apesar de toda essa pompa, uma das mais importantes e emocionantes descobertas foi uma pequena pedra de ágata, de cerca de 3,6 centímetros. Mas, por que será que uma misteriosa pedra se tornou mais importante do que os navios de jóias preciosas encontrados?



Pylos Combat Agate

No início, ninguém sabia do que se tratava essa pequena pedra que haviam encontrado. Nomeada posteriormente de “Pylos Combat Agate” (“Ágata de Combate de Pylos”, em tradução livre), ela estava inicialmente coberta de pedra calcária e levou um ano de restauração meticulosa para revelar sua verdadeira forma. À medida que os detalhes da peça iam aparecendo, os pesquisadores ficavam cada vez mais impressionados pela obra-prima.


O que era?

O selo, usado para estampar a imagem em argila ou cera, representa uma batalha entre dois guerreiros, enquanto há um terceiro no chão. Os detalhes são tão impressionantes em um espaço tão pequeno que alguns têm apenas meio milímetro. É difícil até de repdroduzir a mesma quantidade de detalhes!


Importância

Segundo o arqueólogo Jack Davis, da Universidade de Cincinnati, o que impressionou foi a representação do corpo humano no pequeno carimbo. Segundo ele, não é fácil de encontrar esse nível de detalhe na musculatura até o período clássico da arte grega, que ocorreu mais de 1.000 anos depois da confecção da peça. Além disso, não se sabe como os artesãos da época tiveram a capacidade de fazer uma obra tão minuciosa, já que não tinham as técnicas modernas de escultura que temos atualmente.


Detalhes

Além disso, alguns detalhes da peça são visíveis apenas com o aumento da imagem no computador ou com uma lupa, invenção que também surgiu apenas mais de 1.000 anos depois. Ou seja, é muito provável que o trabalho tenha sido feito a olho nu (e que olho!).



Outra descobertas

Após a descoberta da obra-prima, que ocorreu em 2015, os arqueólogos e outros pesquisadores da mesma universidade creem que podem encontrar ainda mais informações no túmulo, o que pode ser ainda mais rico em informações sobre a civilização grega da época. Além do selo, mais de 3 mil objetos foram achados no sítio arqueológico e alguns ainda estão sendo restaurados. A obra deve ser incluída em diversos livros de artes ao redor do mundo.

As descobertas no túmulo do Guerreiro Grifo podem mudar ainda mais a visão sobre habilidades artísticas da época. As descobertas até agora foram catalogadas por pesquisadores e estudantes da universidade. 




Compartilhe com seus amigos !!!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.