Mania de arrancar cabelo é sinal de grave transtorno ligado à ansiedade e ao estresse


Você conhece alguém que tem o costume de arrancar o próprio cabelo? Fique atento: isso pode ser sinal de transtorno grave. 


MANIA DE ARRANCAR CABELO É SINAL DE TRANSTORNO GRAVE LIGADO À ANSIEDADE E AO ESTRESSE

Segundo a psicóloga Lizandra Arita, especialista em clínica e institucional, a mania de arrancar cabelos é um transtorno chamado "tricotilomania".
Sua principal característica é a incontrolável compulsão em torcer, puxar ou arrancar fios, o que pode resultar em áreas de calvície.

O ato pode ser consciente, quando a retirada capilar serve de resposta a alguma situação desagradável ou estressante, ou inconsciente, em que o paciente não percebe e nem lembra que arrancou os fios, embora possa recordar que estava mexendo no cabelo.


Quem pode ter tricotilomania?

O problema pode atingir pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais comum em crianças pequenas, mulheres adolescentes e adultas.

O distúrbio pode estar ligado a diversos fatores, como estresse, luto, problemas de relacionamento, depressão, ansiedade, abuso de álcool e transtorno obsessivo compulsivo. Segundo Wilze, o impulso se associa à onicofagia, que é o vício em roer unhas.

Consequências

Calvície e perda dos pelos

A tricotilomania pode afetar qualquer local do corpo, desde os cabelos da cabeça até os pelos de braços, pernas, sobrancelhas, cílios, entre outros.

Prejuízos nos relacionamentos

A doença causa sofrimento e prejudica diversos aspectos de quem a enfrenta, como a vida social e profissional.

Tricofagia: arrancar cabelo e comer

Em alguns casos, a tricotilomania evolui para tricofagia, que é o distúrbio caracterizado pelo ato de arrancar o cabelo e realizar comportamentos orais, como passar o fio na boca, morder ou comer.

Tem cura?

Felizmente, o transtorno pode ser controlado e curado por meio do tratamento médico e psicológico adequado.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.