7 Comportamentos que mostram que você pode estar ferindo a aoutoestima de seu amor.


7 comportamentos que mostram que você pode estar ferindo a autoestima do seu amor sem perceber.




A autoestima não é algo que você ganha de um dia para o outro. Pode levar anos para se tornar uma pessoa confidente, mas apenas alguns poucos segundos até que isso seja destruído. É por isso que é importante ter certeza de que você não está prejudicando a auto-estima do seu parceiro, com comportamentos que você nem imaginava que teriam esse impacto na vida de outra pessoa. Claro, é responsabilidade do seu parceiro trabalhar para solucionar seus próprios problemas relacionados à baixa autoestima, mas também é seu trabalho ajudar nesse processo para que ambos saiam ganhando da mais fácil e tranquila possível.


1. Virar os olhos

A linguagem corporal é realmente poderosa. Muitas vezes, é mais poderosa do que palavras quando se fala de uma comunicação saudável. Ficar virando os olhos pode significar apenas "Eu acho que o que você disse é ridículo", mas é fácil que isso seja entendido como "você é idiota e eu estou julgando você na minha cabeça". E, enquanto vocês estão conversando sobre alguma coisa e você está cruzando os braços, olhando para o seu telefone, você pode estar comunicando, mesmo sem palavras, o puro e claro desinteresse. Percebeu que existem maneiras pelas quais você pode enviar sutilmente sinais que se mostram que você não se importa e, consequentemente, diminuindo a autoestima do(a) seu/sua parceiro(a)? Atenção à sua linguagem corporal.


2. Dicas, sugestões e pedir para refazer coisas constantemente



Se você fica atrás do seu parceiro verificando se o que ele fez está certo ou errado e fica apontando melhorias constantemente, saiba que você está enviando a mensagem de que eles nunca fazem nada corretamente. Sim, é legal verificar de vez em quando se o que foi feito foi bom o suficiente. Se você simplesmente não pode se conter, pelo menos tente fazer fora da vista do outro. Quanto às sugestões, é necessário um pouco de empatia nesse momento: se você constantemente sugere coisas a alguém, isso quebra a confiança do outro que, de tanto ouvi-las, fica sempre inseguro em mostrar algo. Uma boa comunicação irá ajudar você a saber que tipo de sugestão é útil e quais são aquelas que questionam as habilidades dos outros.


3. Questionando as escolhas do outro

Às vezes, questionar as escolhas do outro pode ser um ponto negativo. Você pode estar pensando que está sendo útil sempre questionando as roupas do seu parceiro e, aparentemente, isso pode ser feito com com doçura e pensando no bem do outro, mas depois da milionésima vez, é como se o outro pensasse que não pode decidir as coisas sozinho(a) ou que não é capaz de fazer boas escolhas. Este é um claro exemplo de ataque à autoestima de alguém, portanto, aplique isso a decisões maiores, como empregos, escolas, educação dos filhos, para que, no final das contas, você não cause danos reais à confiança de alguém.


4. Piadinhas, apelidos e brigas inconvenientes

Apelidos devem tratados com bastante cautela, especialmente se você faz isso em público. Se você diz “deixa de ser trouxa, não faça isso” em frente de outras pessoas, seu parceiro/parceira pode internalizar isso e, consequentemente, acabar subestimando a imagem que tem de si mesmo. Todos sabemos que sempre existe aquele fundinho de verdade em qualquer brincadeira. Quantas vezes seu parceiro/parceira disse algo que machucou seus sentimentos ou tirou você do sério e depois falou um "eu estava só brincando"? Isso acontece em todos os relacionamentos, mas quando acontece o tempo todo, atravessa a linha da brincadeira para o bullying. Se você precisa usar de uma piada ruim que insulta seu parceiro para transmitir sua mensagem, então você precisa trabalhar suas habilidades de comunicação porque quando isso acontece em excesso, isso começa a afetar negativamente a autoestima do outro.


5. Excesso de controle

Talvez o seu/sua parceiro/parceira esteja cozinhando e você quer entrar e assumir o controle, ou estão tentando consertar alguma coisa e você chega e “sai, deixa que eu faço isso". Na sua cabeça, você poderia estar apenas tentando ajudar, já na cabeça do seu parceiro, você poderia estar enviando uma mensagem poderosa de que ele(a) é incapaz, que faze um trabalho ruim ou que sempre precisa de sua ajuda para tudo. Caso você continue agindo dessa maneira, eventualmente, o outro vai parar de tentar ajudar, portanto, é melhor perguntar se é necessário que você ajude e, se não estiver bem feito, agradeça mesmo assim. É importante exercer a gratidão em um relacionamento.


6. Descontar sua raiva/estresse por engano

Se você está passando por uma fase difícil na vida ou no trabalho, ou preocupada com algo, não é legal transferir isso para seu parceiro. Quando você está sempre triste, ansiosa ou impaciente, você pode fazer com que seu parceiro sinta que é culpa dele ou que você já não é mais tão feliz como antes. A sua infelicidade em outras áreas da sua vida não é de responsabilidade do seu parceiro, portanto, evite descontar suas insafistações nele e tente usá-lo como confidente, conselheiro e amigo. Ter alguém que nos ajude a sair dos maus momentos é um exemplo de um relacionamento sadio, onde ninguém sai machucado.


7. Recusando-se a discutir



Se recusar a brigar pode significar que você não acha que vale a pena lutar por alguma coisa. Se você sempre encerra o assunto ou diz coisas como "não vou discutir sobre isso com você", você está enviando a mensagem de que está sempre com a razão ou que não se importa com o que o seu parceiro/parceira tem a dizer. Isso pode alimentar uma sensação de inutilidade no outro. Não é que vocês devem brigar o tempo todo, mas o que acontece é que você tem que dar ouvidos ao que o outro tem a dizer também!



Compartilhe com seus amigos !!!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.