Guia definitivo do hipotireoidismo :o que é como identificar e tratar
Guia Definitivo do Hipotireoidismo: o que é, como identificar e como tratar.
Cansaço, ganho de peso, alterações de humor. Basta esses sintomas aparecerem para os guardiões da medicina popular já se adiantarem em gritar: hipotireoidismo. Mas, para você não correr o risco de se deixar levar por um diagnóstico equivocado, queremos te contar um pouco mais sobre essa doença.
Antes de atentar às questões estéticas, é preciso ter em conta que o hipotireoidismo é caracterizado por uma disfunção na tireóide, marcado pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Além de regular o peso e o ciclo menstrual, atuar no desenvolvimento de crianças e adolescentes e ser uma grande aliada no controle emocional, essa glândula também interfere na ação de órgãos vitais, como o cérebro, coração, rins e fígado.
Como age no corpo?
Para você entender melhor o hipotireoidismo, imagina que seu corpo é um carro. Quando a tireóide começa a produzir menos T3 e T4, o corpo fica mais lento, como um automóvel quando o combustível está acabando. Você pode sentir o coração batendo mais devagar, o intestino preguiçoso, cansaço, dores musculares e nas articulações, sonolência e até depressão. Como o corpo está ficando sem energia, ele faz tudo para obrigar a pessoa a parar.
Sintomas físicos do hipotireoidismo
- Ganho de peso ou incapacidade de perder peso;
- Extremidades frias;
- Diminuição da energia durante a tarde;
- Baixa temperatura pela manhã (menos de 37ºC);
- Dificuldade para respirar e falta de ar;
- Falta de coordenação;
- Pálpebras pesadas;
- Fadiga ou cansaço excessivo;
- Olhos secos ou arenosos;
- Pele ressecada;
- Queda de cabelo;
- Colesterol alto;
- Tonturas e vertigens
Sintomas mentais do hipotireoidismo
- Falta de memória;
- Inquietação;
- Dificuldade de aprender coisas novas;
- Ansiedade;
- Alterações de humor;
- Lentidão mental
Tratamento
Normalmente, o tratamento é feito com o uso diário de levotiroxina, hormônio sintético usado para compensar o déficit de produção de tiroxina pela tireoide. Para mais informações, consulte o seu médico. Qualquer um pode fazer o exame de TSH comum ou específico (para medir os níveis de T3 e T4).
Compartilhe com seus amigos !!!
Leave a Comment