Já ouviu falar em inulina ? Veja os benefícios dela para saúde.



Já ouviu falar em inulina?
Veja os benefícios dessa substância para sua saúde

Você saberia dizer o que o alho, o alho poró, a cebola, o aspargo, o inhame, a alcachofra, a banana, a chicória e o trigo têm em comum?



Eles são ricos em uma substância chamada inulina, uma fibra solúvel que vem sendo bastante recomendada, pois ela ajuda a nutrir bactérias benéficas existentes no nosso organismo, além de ajudar a regular o intestino e fortalecer nosso sistema imunológico.

Composta por frutano, carboidrato de oligofrutose e fibras, a inulina é um substituto natural dos probióticos existentes atualmente no mercado. Como não é digerida pelo nosso organismo, ela acaba se transformando em alimento para bactérias do tipo Lactobacillus ou bifidobacterium, que destroem invasores responsáveis por infecções urinárias e doenças como a cândida, por exemplo.

Veja aqui os principais benefícios de se ingerir alimentos com inulina:


Saúde intestinal
A inulina presente na chicória é capaz de diminuir os transtornos causados pela prisão de ventre em idosos.

Como é uma fibra solúvel, misturada com água, ela forma um gel que ajuda a aliviar a prisão de ventre, funcionando como os lipídios (gorduras), capazes de lubrificar o aparelho digestivo e evitar o surgimento de hemorroidas e doenças associadas ao trato digestivo.



Tratamento da Diabetes
A ingestão de inulina fez com que pessoas diabéticas apresentassem níveis mais baixos de glicemia e um aumento da atividade antioxidante. As pesquisas na área ainda não são conclusivas, mas já foi possível verificar que inulina, além de controlar os níveis de açúcar, também ajuda a reduzir a gordura acumulada no fígado em pessoas pré-diabéticas.

Reduz o colesterol
Por ser composta por fibras, a inulina ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a regular a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração também.

Contribui na absorção de cálcio
A inulina pode melhorar a absorção de minerais como o cálcio e o magnésio. Em populações de alto risco de deficiência de cálcio (sobretudo meninas mais novas e mulheres mais velhas), a ingestão de inulina de chicória ajuda a aumentar a absorção adequada de cálcio. Essa é uma ótima notícia pois, a longo prazo, ela pode ajudar a combater doenças como a osteoporose.

Emagrece


A inulina é uma grande aliada contra o sobrepeso e a obesidade. A ingestão diária de 21 gramas da substância é capaz de diminuir a sensação de fome e aumentar a saciedade.

Atenção: as dicas não substituem uma consulta ao médico.




Compartilhe com seus amigos !!!!!








Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.