Tudo o que você precisa saber antes de ingerir CHIA.

Atenção: consumir semente de chia pode provocar graves doenças ou morte



As sementes de chia estão na moda e tudo o que está na moda vende. Mas este produto é muito procurado por quem quer emagrecer, já que a chia tem cálcio, ômega 3, magnésio, fibras e antioxidantes, ou seja, tudo o que é necessário para desintoxicar o organismo.



Além disso, as sementes de chia são benéficas, pois reduzem a ansiedade e o estresse, ajudam a baixar o mau colesterol, fortalecem os músculos, retardam o processo de envelhecimento e previnem doenças cardíacas. Apesar de muitas pessoas usarem e abusarem da chia, devem consumir esta semente com moderação.

Sabia que as sementes de chia podem causar graves problemas de saúde ou provocar a morte? Este semente, quando ingerida entra em contacto com a água, aumentando o seu tamanho em até 7 vezes. Mas o mais grave é quando se consome a semente seca, e desta forma,  sim, pode provocar a morte.

Um caso real: na América um cidadão com 39 anos comeu apenas uma colher de chia seca e ingeriu água em seguida. Quando as sementes entraram em contacto com a água aumentaram muito seu tamanho, provocando lesões no esófago. O consumo de uma colher apenas de chia podia ter-lhe custado a vida.



Nina Manolson, especialista na área da saúde, saliente que a semente de chia deve ser colocada em água antes de ser consumida, para expandir o suficiente. Caso isso não se verifique, ao entrar em contacto com o líquido presente no organismo pode provocar graves problemas de saúde.


“O Impacto da Semente de Chia no Esófago”, livro escrito pela médica Rebeca Rawl explica que nunca se deve consumir chia seca, pois esta pode provocar sérios problemas de saúde.


Os grupos de risco são:

As pessoas hipertensas não devem consumir sementes de chia, pois esta altera a pressão arterial. O hospital St. Michael’s, situado em Toronto, no Canadá, publicou um estudo, onde refere que a chia causa dor de cabeça, cansaço e sono em excesso nos hipertensos.

Cidadãos que tomam anticoagulantes, pois o ômega 3 presente na Chia afeta o efeito da medicação.

Os homofílicos podem ter hemorragias.

A Chia deve ser evitada pelos diabéticos, pois reduz o açúcar no sangue.

Pessoas com problemas gastrointestinais devem evitar estas sementinhas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.