Ar condicionado de tubos de argila tem custo zero de energia


O ar condicionado indiano que além de lindo não precisa de energia para funcionar


  Uma solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural.

Ar condicionado de tubos de argila tem custo zero de energia

Apesar de alguns dias de calor, desde o início do verão as temperaturas têm se mantido em clima bem ameno. Mas, qualquer brasileiro sabe o que ainda vem por aí e enquanto aguarda (não tão ansiosamente) pode se inspirar em uma ideia incrível de um estúdio indiano: usar cones de argilas para criar um ar condicionado super fresquinho, barato e sem gasto de energia.



A ideia veio do Ant Studio, com sede em Nova Delhi, que construiu o aparelho para a fábrica DEKI Electronics. A solução de baixo custo aproveita o poder do resfriamento evaporativo e ajuda a reduzir o calor intenso dentro do ambiente, que está localizado em, nada menos, que a escaldante capital da Índia. 

Além de sua funcionalidade, os desenvolvedores ainda prezaram pela beleza, construindo um produto em forma de colméia. A forma e o tamanho de cada cone foram determinados por análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração. De forma que basta o cone ser molhado uma ou duas vezes no dia para garantir o resfriamento da temperatura do ar. E o fluxo de água ainda cria um lindo efeito de cachoeira.

Para os arquitetos, esta pode ser uma solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural.














Deixe sua opinião nos comentários por favor...

Um comentário:

  1. Olá, este conteúdo foi copiado do site CicloVivo. Aqui esta sem nenhuma referência ou link... Nosso conteúdo está protegido por direitos autorais, se não tirar do ar entraremos com uma ação judicial. Att, Mayra Rosa

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.