Como fazer banana passa em casa?


Como fazer banana passa em casa?

Praticamente todas as frutas podem virar “passas”, e a banana é uma delas. Veja como preparar essa delícia!

As frutas desidratadas estão em alta por conta da praticidade que oferecem. Sabia que elas continuam com seu valor nutricional mesmo depois de secas?

Essa é a grande dúvida de muitas pessoas que gostam de incluir frutas desidratadas nas receitas, pois querem continuar absorvendo os nutrientes.

A resposta é que podem comer sem medo, e com o benefício de a fruta durar mais tempo, além de ser facilmente transportada na bolsa para ter um lanche saudável em qualquer lugar.

Você pode desidratar banana, maçã, abacaxi, figo, damasco, uva e muitas outras, por meio de um processo simples. Para que a sua fruta fique ainda mais saudável, evite passar açúcar por cima. No máximo, um pouco de canela para dar um sabor especial.





Como fazer banana passa?

Banana passa ou banana desidratada é a mesma coisa. O que ocorre com a fruta é que ela passa por um processo de aquecimento para perder toda a água e ficar seca, sem assar.

Antes de começar, tenha em mente que o preparo é rápido, mas até que a fruta desidrate por completo leva entre 18 e 30 horas, conforme o processo escolhido.

A melhor banana para esse processo é a nanica, mas vai dar certo se fizer com outra qualidade, desde que esteja bem madurinha, começando a ter manchas escuras na casca. Veja como fazer:

Banana passa no forno convencional

Ligue seu forno em temperatura baixa e prepare os ingredientes, que são só dois.

Ingredientes

-Bananas maduras;
-Suco de limão.

Modo de preparo





1. Comece descascando as bananas e cortando-as em pedaços menores, conforme preferir que fique o resultado final.

2. Disponha as bananas em uma forma grande forrada com papel vegetal ou uma travessa de vidro e pincele suco de limão sobre cada uma.

3. Ligue o forno e quando chegar a 50 graus, desligue.

4. Coloque a travessa, mantendo a porta do forno entreaberta para o vapor sair. O ideal é que você deixe as bananas por 20 horas desidratando.

5. Depois, retire do forno, deixe esfriar e guarde em um vidro bem fechado por uma semana, fora da geladeira.

Banana passa no desidratador

Se você tem esse aparelho, já sabe como funciona. Siga o mesmo processo anterior de preparação da fruta e depois disponha nas bandejas próprias do desidratador.





Para esta opção precisa verificar as opções de temperatura recomendadas, conforme a potência do seu aparelho.

Chips de banana

Outra forma de saborear a banana desidratada é deixando assar até virar um chips de banana que vai te surpreender. Veja como fazer:

Ingredientes

-Bananas;
-Limão;
-Água;
-Sal ou açúcar.

Modo de preparo

1. Para ter bananas chips bem crocantes, corte-as em fatias bem fininhas. Para conseguir esse corte elas não devem estar tão maduras quanto é recomendado para desidratar.

2. Depois, misture o suco de limão com um pouco de água em um pote e mergulhe as bananas fatiadas por poucos segundos. Essa etapa serve para não deixar a banana escurecer.

3. Coloque as fatias da banana na grelha do forno, de modo que fiquem bem expostas ao calor. Não coloque uma por cima da outra. Devem ficar espalhadas.

4. Agora você decide se vai querer bananas salgadas ou doces. Pode polvilhar um pouco de sal fino ou de açúcar com canela.





5. Leve as bananas ao forno já aquecido e deixe assar por cerca de 1 a 3 horas, observando a textura, até ficar como você quer.

6. Não deixe que fiquem muito secas ainda dentro do forno, porque depois que esfriam ganham mais crocância. Na metade do tempo, vire a grelha para assarem por igual.

7. Depois de frias é só guardar em um pote bem limpo, seco e fechado. De preferência em vidro.



Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.