Cientistas descobrem por que contato com pesticidas pode causar Parkinson.



Cientistas descobrem por que contato com pesticidas pode causar Parkinson.

As chances de desenvolver a doença aumentam de 33 a 80%. Cientistas ressaltaram necessidade de estudos adicionais

Apesar de as causas do Mal de Parkinson ainda serem desconhecidas, uma recente pesquisa concluiu que a exposição ao uso de pesticidas, herbicidas e solventes aumenta o risco do desenvolvimento da doença. O estudo, realizado pelos cientistas italianos Gianni Pezzoli e Emanuele Cereda e divulgado na revista especializada Neurology, revisou 104 pesquisas sobre Parkinson e pesticidas.





De acordo com os pesquisadores, a literatura apoia a hipótese de que a exposição a pesticidas ou solventes é um fator de risco para essa doença, aumentando as chances entre 33 e 80%. "Graças a essa associação, também se viu o vínculo entre a agricultura ou o país onde vivem os participantes [do estudo] e o desenvolvimento do Parkinson em alguns", afirmou Cereda.

Segundo os cientistas, as conclusões reconhecem a necessidade de realizar estudos adicionais para fundamentar uma relação de causa e efeito; além de trabalhos que se concentrem nos agentes químicos específicos.

O Mal de Parkinson é um transtorno neurológico degenerativo crônico que evolui com o tempo e costuma aparecer em pessoas de idade avançada de ambos sexos. Esta doença conduz a uma incapacidade progressiva, por causa da destruição dos neurônios de uma região específica do cérebro (a substância negra), por causas ainda desconhecidas, e implica no aparecimento de sintomas cada vez mais graves que podem causar a morte do paciente.

Frequentemente classificada como transtorno do movimento, também desencadeia alterações na função cognitiva, na expressão das emoções e em funções autônomas. A doença aparece frequentemente a partir dos 60 anos, ainda que exista uma versão precoce em pessoas com menos de 40 anos.


Compartilhe com seus amigos !!!







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.