Como armazenar alimentos em garrafas PET.




Como armazenar alimentos em garrafas PET.

É amigos, dias difíceis estão chegando!

Meteoros sendo vistos por vários lugares do planeta, alguns caindo ali, outros explodindo lá, papa renunciando, terremotos, tsunamis, enchentes, calor e frio desproporcional, explosões solares, crise econômica mundial, bombardeios, testes de armas nucleares, guerras por vir, alta do preço da gasolina, de alimentos, falta de recursos alimentícios, catástrofes naturais, hecatombes, nova ordem mundial, o segundo sol (nibiru, hercolobus ou planeta x) sendo registrado em vários vídeos no youtube, apocalipse bíblico, deslizamento de terra, cidade ilhada, etc… 

Enfim, você pode usar qualquer um desses motivos para se preparar, ou nenhum deles, usar apenas para economia do lar mesmo. O fato é que, desde antigamente as donas de casa tentam estocar alimentos a fim de se ter o mínimo de nossas necessidades básicas num caso de impossibilidade de chegar até as prateleiras dos supermercados mais próximos, farmácias, etc.





Tendo em vista todos os últimos acontecimentos e que temos no mercado alimentos contaminados e transgênicos, a melhor saída é procurar alimentos saudáveis e armazenar em casa, para com isso, fazermos reservas para o futuro próximo, enquanto satisfazemos nossas necessidades imediatas.

Seja previdente, seja sábio, auto-suficiente e independente; estude o melhor método de produzir seu alimento; seja criativo e construa uma horta caseira (vasinhos na soleira da cozinha).

Estoque alimentos que a família coma, é difícil comer alimentos estranhos ou os quais se tenha aversão.

Os gêneros armazenados devem ser utilizados e substituídos regularmente, a fim de conservar sua qualidade e impedir perdas.

Faça uma lista do seu estoque: produto, quantidade, data do armazenamento e validade.






O que podemos armazenar:

– Grãos (soja, arroz, milho, feijão);

– Leite em pó, farinhas, bolachas;

– Sal, açúcar, mel;

– Óleo e gordura;

– Sementes e leguminosas secas;

– Carnes salgadas, produtos desidratados;

– Vestuário (pessoal e cama, mesa e banho);

– Combustível (achas de jornal, vela, fósforo).




– Equipamentos (moedor, abridor, lápis, papel…).

– Documentos pessoais (plastificados);

– Registro genealógico familiar;

– Água.

Segue um tutorial de como armazenar grãos dos mais diversos tipos em um objeto simples e encontrado em QUALQUER lugar… a garrafa PET.


Ideal seria armazenar alimentos em vidro, mas convenhamos ninguém tem acesso fácil a grandes recipientes e ainda temos o inconveniente de serem extremamente frágeis. Então para começar… Porque não armazenar comida em garrafas PET?





Este item muitas vezes jogado fora por milhares de famílias todos os dias é um ótimo recipiente para armazenar comida e líquidos por um tempo muito grande, visto que pode ser hermeticamente fechado e tem uma resistência incrível a impactos. Seu custo é irrisório e não ocupa muito espaço quando falamos em armazenagem.

Uma das grandes preocupações em torno desta prática é a possível liberação da toxina Bisfenol A nos alimentos armazenados dentro da garrafa. Esta toxina quando ingerida em grande quantidade de forma constante pode causar problemas nas mais diversas áreas do corpo, porém existem alguns fatores que nos deixam menos preocupados quanto a esta situação:

 A ANVISA proibiu limites excessivos dessa toxina em todos plásticos que armazenam líquidos e comida desde 2011;
O Bisfenol A é liberado no alimento após longo tempo de armazenamento (em locais quentes) e mesmo assim não possui quantidade o suficiente para causar danos ao corpo;
Bom, visto que estamos seguros quanto a essa dúvida, podemos então prosseguir com a idéia.

ATENÇÃO – Antes de começar é importante saber:

Garrafas PET para Armazenamento a Longo Prazo





Garrafas de plástico PET (polietileno tereftalato) podem ser usadas com absorventes de oxigênio para armazenar produtos como trigo, milho e grãos secos. Garrafas PET são identificadas na embalagem com as letras PET sob o símbolo de reciclagem.

Outros tipos de garrafas plásticas normalmente não fornecem uma barreira adequada de umidade ou de oxigênio para uso com os absorventes de oxigênio. Não use recipientes que foram usados previamente para armazenar itens que não eram de gêneros alimentícios.

As garrafas PET também podem ser usadas para armazenamento a curto prazo (até cinco anos) de outros alimentos desidratados que não precisam de refrigeração, como o arroz branco.

O teor de umidade dos alimentos armazenados deve ser cerca de 10% ou menos. Quando úmidos os produtos são armazenados em embalagens de oxigênio reduzido, A intoxicação por botulismo pode ocorrer.





Armazenamento em Garrafas PET

1-Use garrafas PET que tenham tampa de rosca com vedação de plástico ou borracha. Você pode verificar se a vedação da tampa não vaza, colocando uma garrafa vazia fechada embaixo da água e apertando-a. Se escaparem bolhas da garrafa, ela vaza.
2-Limpe as garrafas usadas com sabão e enxágue-as cuidadosamente para remover qualquer resíduo. Coloque uma tampinha de álcool, feche e balance a garrafa para desinfetar por dentro. Escorra e espere as garrafas secarem completamente antes de usá-las para armazenar alimentos.
3-Coloque um dente de alho a cada quatro dedos de alimentos.
4-Limpe a boca de cada garrafa com um pano seco e rosqueie bem a tampa para fechá-la.
5-Armazene o produto em local fresco, seco e protegido da luz.
6-Proteja os produtos armazenados de roedores.


Proteja os produtos armazenados de roedores.


Condições de Armazenamento

O tempo útil de armazenamento pode sofrer influência significativa das seguintes condições:

Temperatura: Armazene os produtos a uma temperatura de 75°F/24°C ou inferior, sempre que possível. Se a temperatura de armazenamento for maior, faça um rodízio com os produtos, conforme as necessidades, para manter a qualidade.
Umidade: Mantenha as áreas de armazenamento secas. É melhor manter os recipientes fora do chão para permitir a circulação de ar.
Luz: Proteja da luz o óleo de cozinha e os produtos armazenados em garrafas PET.
Insetos e roedores: Proteja os produtos armazenados em envelopes de alumínio e garrafas PET do ataque de roedores e insetos.



Advertência: A intoxicação por botulismo pode ocorrer se produtos úmidos forem armazenados em embalagens que reduzem o oxigênio. Quando armazenados em recipientes hermeticamente fechados com absorventes de oxigênio, os produtos devem ser desidratados (com cerca de 10% ou com menor teor de umidade).


Seguindo os passos acima você já garantiu 2kg de grãos armazenados por um longo período. O ideal é ter um mês de alimentos em casa e, fazendo mais algumas garrafas destas você atingirá esta meta rapidamente.

Após chegar à quantia que você considera adequada para sua preparação utilize o sistema rotativo em seu estoque, consumindo a garrafa mais velha e inserindo uma nova no local. Isto fará com que você utilize os grãos antes que a validade original expire e ainda assim manterá seu estoque devidamente abastecido!

– Para grãos como o feijão, é interessante escolher os grãos, afim de tirar aqueles que possam estar podres;

– Se caso o local de armazenamento do saco de feijão for propício à umidade, antes de armazenar os grãos deixe-os por duas horas sob sol ou 15 minutos no forno;

– É interessante adicionar também Grãos de pimenta do reino pois elas evitam o surgimento de carunchos.



Compartilhe com seus amigos !!!





Um comentário:

  1. Muito bom. Gostaria de arquivar, mas não vejo como. Paraabéns. @nna salles

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.