10 fantásticos provérbios japoneses.



10 fantásticos provérbios japoneses.

Os provérbios japoneses são muito populares no mundo todo. Eles vêm sendo utilizados no país do sol nascente desde os tempos imemoriais para orientar a vida cotidiana. Muitos deles conseguiram atravessar fronteiras. Hoje, eles são lembrados em todo o mundo, embora muitos não conheçam suas origens.

A maioria dos provérbios japoneses tem sua origem nas zonas rurais. Por isso, muitos deles fazem referência às belezas naturais. Eles refletem o que é aprendido com o sol, com a água, com o rio e até com as pedras. Todos têm um inocultável toque poético. Na verdade, também foram retomados pela filosofia e pela religião.

Os provérbios japoneses são muito enigmáticos. As culturas do Oriente são muito discretas. Por isso, a maioria de seus provérbios utilizam poucas palavras e deixam muito para a imaginação. Eles transmitem uma visão de mundo serena e paciente. A seguir, compartilhamos 10 dessas fantásticas cápsulas de sabedoria.





“Até a mais longa jornada começa com um único passo.”
– Provérbio japonês

Provérbios japoneses sobre a ação
Vários provérbios japoneses falam sobre a ação. Para os orientais, a atividade não é impulsividade ou compulsão. O pensamento e a ação andam de mãos dadas, um complementando o outro. Assim, eles dizem: “Se você pensa sobre algo, decida. Se você decidiu, não pense nisso”.


O conceito de rapidez dos japoneses está perfeitamente refletido nesse provérbio: “Rápido significa: lento, porém sem pausa”. Percebe-se claramente como para essa cultura a velocidade tem mais a ver com a eficiência do que com ações aceleradas.





Muitas pessoas equivocadamente pensam que as culturas orientais são passivas. Muito pelo contrário. O que acontece é que eles veem a ação a partir de outra perspectiva. Não é por acaso que muitos provérbios japoneses clamem por ação ao mesmo tempo em que estabelecem um limite para ela, como nessa bela frase: “Faça tudo o que puder, deixe o resto para o destino”.

A bondade com os outros

Os japoneses têm um profundo senso do coletivo. O outro é um lugar quase sagrado. Muitos de seus costumes orientam à preservação do respeito e à consideração pelos outros. É por isso que valorizam profundamente as expressões gentis: “Uma palavra bondosa pode aquecer três meses de inverno”.

O respeito pelos outros também é consagrado em muitos provérbios japoneses. Esse é um deles: “Verifique sete vezes antes de questionar uma pessoa”. Esse é um apelo para evitar pequenos julgamentos sobre os outros.

A atitude serena dos orientais muitas vezes se confunde com a falta de paixão. Não é assim. Na verdade, eles são muito apaixonados e alegres. O seguinte provérbio, por exemplo, dá grande valor à alegria: “A felicidade vem à casa onde se ri”. É fato: o riso chama a harmonia, e essa, a felicidade.





Sobre os caminhos de crescimento pessoal

O senso comunitário e cooperativo dos japoneses é perfeitamente consagrado por esse provérbio: “O sol não sabe dos bons, o sol não sabe dos maus. O sol ilumina e aquece a todos igualmente. Quem encontra a si mesmo é como o sol”. Entende-se que uma identidade sólida se reflete na plena aceitação dos outros e do mundo.


Outro provérbio japonês diz: “Se você pergunta, sentirá vergonha por um minuto. Se não pergunta, sentirá vergonha por toda a vida”. Há uma grande sabedoria representada aqui: é uma sociedade muito reservada; porém, em frases como essa, estabelece-se um limite para essa discrição.

A lentidão e a espera

O Japão carrega um passado milenar. Eles aprenderam a compreender e avaliar a passagem do tempo. Sabem que o mais importante e genuíno da vida leva tempo. Isso é expresso pelo fantástico provérbio: “Os rios profundos fluem lentamente”. Isso significa que tudo que tem profundidade manifesta-se pouco a pouco.






Os japoneses sabem que a paciência é uma virtude determinante. Em sua própria carne, experimentaram que o triunfo e o fracasso dependem em grande medida dela. Dizem isso da seguinte forma: “A vitória pertence a aquele que espera meia hora a mais do que seu oponente”. Assim, para eles, o triunfo sempre pertence ao mais paciente.

Essa é apenas uma amostra muito pequena de alguns dos provérbios japoneses mais populares. Existem centenas deles esperando para serem redescobertos. Temos muito o que aprender com essa cultura, que soube ser notável em muitas épocas históricas, e também soube como se levantar de suas cinzas quando a realidade assim exigiu.


Compartilhe com seus amigos !!!







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.