Escola e a criança precoce, como evitar a frustração?




Escola e a criança precoce, como evitar a frustração?

Hoje, a escola tornou-se um dos principais locais de construção para a criança, porque ele passa a maior parte de seus dias lá. Muitas vezes, é o estágio da escolarização que revela sua precocidade para muitas crianças e pais desavisados. Infelizmente, para os primeiros filhos, o tempo gasto na escola nem sempre é sinônimo de satisfação, admiração ou mesmo sucesso, como o testemunho de Lorey recentemente nos lembrou .





A pergunta que lhe peço para responder hoje é a seguinte: como apresentar a escola ao seu filho talentoso para que ele encontre prazer, acostume-se a ele e não sofra muito desapontamento em relação às suas expectativas. às vezes muito forte?


Não idealize a escola como um local de realização

Certo ou errado, a tendência natural dos pais que acompanham seus filhos pela primeira vez à escola é motivá-lo dizendo que ele aprenderá muitas coisas interessantes! A escola é apresentada como o lugar de aprendizagem por excelência, o que em si não é completamente falso, mas parece necessário esclarecer para a criança o tipo de aprendizagem e seu ritmo.





Em vez de destacar a noção de conhecimento a ser adquirido, parece mais sensato para os pais de crianças pequenas apresentarem a escola como um lugar para morar , um segundo lar em que crescerão por um tempo na companhia de crianças. outros indivíduos, grandes e pequenos, com quem teremos que viver juntos. É melhor se concentrar em relacionamentos com os outros, jogos, atividades motoras e apenas deixá-los descobrir esse novo lugar por conta própria.

É bastante antinatural como um exercício para um pai que deseja encorajar seu filho e deve resolver não dizer muito. A solução poderia ser: é uma casa diferente, cabe a você descrevê-la para mim e me dizer o que você pensa sobre isso, o que você gosta.

Na escola primária e depois

O maior risco para a primeira criança na escola é o do tédio, que deve ser aliviado o máximo possível. Muitas vezes é acompanhado por uma longa espera pelo aprendizado. É necessário definir aqui a natureza e a intensidade das expectativas dos primeiros filhos e compreender o que a escola (com todas as adaptações pedagógicas possíveis ) pode trazer, mas também o limite do que a Instituição pode fazer. fazer.

É importante que as famílias e os alunos se conscientizem de seus profundos desejos e saibam onde encontrar atividades ou aprendizado motivador e desafiador . Isso equivale a colocar a escola de volta ao seu papel de transmitir acadêmico, acadêmico e aquisição de um currículo específico. É através deste programa que a criança precoce encontrará a satisfação que procura?





Embora possa parecer difícil admiti-lo como uma realidade, acredito sinceramente que é necessário distinguir entre a instrução necessária e obrigatória e todas as fontes de realizações externas na escola. Certamente, uma vez terminada a aula, há pouco tempo livre para a criança. No entanto, devemos constantemente encorajá-lo a aprofundar suas paixões e interesses além e fora da escola , para encontrar um caminho e olhar para o futuro. Períodos de férias e finais de semana devem ser usados ​​para este propósito.

Algumas crianças superdotadas que são apaixonadas por matemática, por exemplo, encontrarão na escola o que elas precisam, desde que sejam tomadas providências, mas para uma grande maioria o cumprimento desejado é em outro lugar. A este respeito, o exemplo de Fabrice , um jovem de 13 anos, é interessante. Ele mostra como as necessidades dessa criança em particular, superdotada, são incomuns, intensas e completamente fora de sincronia com o que o sistema de ensino convencional oferece.

A escola pode ser capaz de se aprofundar até certo ponto, mas essa adaptação será, em qualquer caso, limitada por um programa e pelo ritmo de outros alunos. A criança precoce que, avisado por seus pais, está ciente de que a escola pode fazer-lhe uma parte da insatisfação é capaz de fazer as nossas mentes, viver melhor e sua frustração estará melhor equipado para atender através de projetos complementar.

Meu objetivo é principalmente alertar pais e alunos que acham que, uma vez que o salto de classe tenha sido alcançado, ou mesmo um segundo, ou medidas de ensino adaptadas, tudo será definitivamente resolvido, porque um certo "avanço" seria compensado. Este curso melhora as coisas, pelo menos temporariamente, mas as peculiaridades de alto crianças potenciais são tais que o seu espírito precisa descobertas constantes, para criar, imaginar, sempre aprender, se expressam em vastas áreas além em grande parte parte da escola.





Como viver essa mudança?

A criança que está bem e é reconhecida é aquela que, ao longo de sua escola, não apresenta nenhum problema na escola e vive seu caminho alegre sem problemas, nem necessariamente brilhante, nem atrás, é a criança na norma.

Hoje, ser um bom aluno desde muito cedo é um critério de sucesso, às vezes superestimado e superinvestido, para um bom começo de vida. Para nossos filhos, o objetivo da escola é, portanto, ensiná-los a se tornarem escola sem inibir suas habilidades intelectuais, emocionais e criativas. Extenso programa.

Para conseguir isso, acho essencial explicar a seu filho o que a escola, ano após ano, espera dele. Estudar com ele no início do ano letivo um manual com o programa do ano para que ele saiba o que esperar pode ajudá-lo a entender melhor a tarefa que está por vir. Desta forma, não haverá expectativas decepcionantes, as crianças conhecem os limites do programa e podem preencher o contrário, se precisarem ou quiserem. Da mesma forma, eles poderão gastar um pouco mais de tempo em noções problemáticas (design gráfico, metodologia ...), de acordo com os professores.





Para acompanhar o seu filho, na melhor das hipóteses, é necessário conhecê-lo bem, estar plenamente consciente de sua mudança e da intensidade dele o mais rápido possível. É também necessário conhecer e admitir o papel da escola para obter o melhor possível, tendo em conta o seu perfil particular. Claro, isso também significa que deve haver uma aceitação real e reconhecimento de alto potencial pela escola, concretizada por uma verdadeira parceria com as famílias.

Também é importante explicar o mais cedo possível à criança a natureza da lacuna que ele pode sentir. Isso permitirá que ele aprenda a viver com suas frustrações, seu tédio, suas dificuldades. Paralelamente, deve ser encorajado, sem restrições, a satisfazer suas necessidades em outros lugares para obter compensação pelos sacrifícios concedidos durante o período escolar. Deve-se encontrar um equilíbrio que lhe permita  desenvolver seus talentos e satisfazer sua curiosidade em todas as áreas que não sejam puramente acadêmicas. Felizmente e graças à tecnologia, agora é relativamente fácil escapar e treinar com todos os meios à nossa disposição.

conclusão

Ao escrever este artigo, meu objetivo não é menosprezar ou negar o papel da escola, mas fazê-lo pensar sobre o lugar que ocupa, em nossa mente dos pais, em primeiro lugar, e na vida. crianças adiantadas. A escola deve permanecer um estágio, o mais feliz possível, mas um simples passo na vida e não um fim em si, capaz de danificar permanentemente uma criança em plena construção, feliz em aprender e o potencial ainda intacto.

E você, como você apresentaria a escola ao seu filho para evitar a frustração? 




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